Estudantes da 1ª série do novo ensino médio e suas representações sociais sobre a sociologia escolar na cidade de Taperoá-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30733
Resumo: A Lei n.º 11.684/2008 (BRASIL 2008) é o marco mais recente para pensarmos na institucionalização da sociologia escolar como componente obrigatório no processo de construção de conhecimentos na Educação Básica. Através dos textos desta lei, espera-se que os educandos ao término do Ensino Médio possam somar as suas experiências de vida saberes das Ciências Sociais em busca de compreensões da vida em sociedade. Não uma fórmula pronta, transmitida, mas como mais uma possibilidade dentro do ambiente escolar de espaços em que coletivamente se construa e reconstrua conhecimentos que possam fazer sentido em suas vidas.Nossos esforços nesse texto tem como objetivos entender quais as representações dos estudantes sobre o ensino de Sociologia e o novo ensino médio na cidade de Taperoá-PB, compreender a sociologia escolar e o novo ensino médio a partir das vivências escolares e não escolares de estudantes da 1ª série do ensino médio de duas escolas públicas na cidade de Taperoá-PB: Escola Félix Daltro e Escola Integral Técnica Melquíades Vilar. A partir dessas informações, realizamos algumas questões: os estudantes relacionam o que estudam na Sociologia escolar com o seu dia a dia? Como podemos (se podemos) compreender a sociologia escolar a partir dos estudantes? Para coleta de dados, optamos pela técnica de questionários abertos para compreender junto aos estudantes suas representações e vivências no novo ensino médio com a sociologia escolar. Já para análise de dados, utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) com a Análise Temática (AYRES, 2008) para compreender os posicionamentos dos estudantes. Como base para o desenvolvimento teórico, utilizamos a teoria das Representações Sociais, em que temos Serge Moscovici (2007), Denise Jodelet (2001), e Celso Pereira de Sá (1996). Para compreender o período de intermitência da Sociologia na Educação Básica brasileira até os dias atuais, utilizamos Meucci (2000), Corrêa (1996), Sarandy (2004),Carvalho (2004), Moraes (2004), Bodart (2020). Importante mencionar as contribuições da Antropologia como área de conhecimento que nos faz compreender a escola para além de seus muros, tendo como destaque os estudos de (INGOLD, 2020) sobre a importância de rompermos com a ideia de uma escola transmissora, além de contributos de (LAPLANTINE, 1988) e (ANDRÉ, 2008). Como resultados, os estudantes pesquisados, de ambas instituições, expressam que a sociologia escolar é importante na construção de conhecimentos para o entendimento da sociedade em que vivem. Apontam a necessidade de ampliar a carga horária para um melhor desempenho neste componente curricular, pois uma aula não é suficiente para aprofundamentos dos temas estudados. Em relação ao Novo Ensino Médio não representa suas escolhas e que o que se propagou na mídia e até mesmo na própria escola, difere da realidade vivida.
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Através dos textos desta lei, espera-se que os educandos ao término do Ensino Médio possam somar as suas experiências de vida saberes das Ciências Sociais em busca de compreensões da vida em sociedade. Não uma fórmula pronta, transmitida, mas como mais uma possibilidade dentro do ambiente escolar de espaços em que coletivamente se construa e reconstrua conhecimentos que possam fazer sentido em suas vidas.Nossos esforços nesse texto tem como objetivos entender quais as representações dos estudantes sobre o ensino de Sociologia e o novo ensino médio na cidade de Taperoá-PB, compreender a sociologia escolar e o novo ensino médio a partir das vivências escolares e não escolares de estudantes da 1ª série do ensino médio de duas escolas públicas na cidade de Taperoá-PB: Escola Félix Daltro e Escola Integral Técnica Melquíades Vilar. A partir dessas informações, realizamos algumas questões: os estudantes relacionam o que estudam na Sociologia escolar com o seu dia a dia? Como podemos (se podemos) compreender a sociologia escolar a partir dos estudantes? Para coleta de dados, optamos pela técnica de questionários abertos para compreender junto aos estudantes suas representações e vivências no novo ensino médio com a sociologia escolar. Já para análise de dados, utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) com a Análise Temática (AYRES, 2008) para compreender os posicionamentos dos estudantes. Como base para o desenvolvimento teórico, utilizamos a teoria das Representações Sociais, em que temos Serge Moscovici (2007), Denise Jodelet (2001), e Celso Pereira de Sá (1996). Para compreender o período de intermitência da Sociologia na Educação Básica brasileira até os dias atuais, utilizamos Meucci (2000), Corrêa (1996), Sarandy (2004),Carvalho (2004), Moraes (2004), Bodart (2020). Importante mencionar as contribuições da Antropologia como área de conhecimento que nos faz compreender a escola para além de seus muros, tendo como destaque os estudos de (INGOLD, 2020) sobre a importância de rompermos com a ideia de uma escola transmissora, além de contributos de (LAPLANTINE, 1988) e (ANDRÉ, 2008). Como resultados, os estudantes pesquisados, de ambas instituições, expressam que a sociologia escolar é importante na construção de conhecimentos para o entendimento da sociedade em que vivem. Apontam a necessidade de ampliar a carga horária para um melhor desempenho neste componente curricular, pois uma aula não é suficiente para aprofundamentos dos temas estudados. Em relação ao Novo Ensino Médio não representa suas escolhas e que o que se propagou na mídia e até mesmo na própria escola, difere da realidade vivida.Law 11.684/2008 (BRASIL 2008) is the most recent milestone to think about the institutionalization of school sociology as a mandatory component in the process of knowledge construction in Basic Education. Through the texts of this law, it is expected that students at the end of High School can add to their life experiences knowledge of the Social Sciences in search of understanding of life in society. Our efforts in this text aim at understanding which representations students have about the teaching of sociology and the new high school in the city of Taperoá-PB, and at understanding the school sociology and the new high school from the school and out-of-school experiences of 1st grade students from two public schools in the city of Taperoá-PB: Escola Félix Daltro and Escola Integral Técnica Melquíades Vilar. From this information, we realized some questions: do students relate what they study in school Sociology with their daily lives? How can we (if we can) understand school sociology from the students' point of view? For data collection, we chose the technique of open-ended questionnaires to understand with the students their interpretations and experiences in the new high school with school sociology. As for data analysis, we used Content Analysis (BARDIN, 2011) with Thematic Analysis (AYRES, 2008) to understand the students' positions. As a basis for theoretical development, we used the theory of Social Representations, in which we have Serge Moscovici (2007), Denise Jodelet (2001), and Celso Pereira de Sá (1996). To understand the period of intermittence of Sociology in Brazilian Basic Education until the present day, we used Meucci (2000), Corrêa (1996), Sarandy (2004), Carvalho (2004), Moraes (2004), Bodart (2020). It is important to mention the contributions of Anthropology as an area of knowledge that makes us understand the school beyond its walls, highlighting the studies of INGOLD, 2020 on the importance of breaking with the idea of a transmission school, in addition to contributions from (LAPLANTINE, 1988), (ANDRÉ, 2008). As results, the surveyed students, from both institutions, express that school sociology is important in the construction of knowledge for the understanding of the society in which they live. They point out the need to increase the number of class hours for a better performance in this curricular component, because one class is not enough to deepen the subjects studied. As for the New High School, it doesn't represent their choices and that what was advertised in the media and even in the school itself, differs from the reality lived.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGNASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.NASCIMENTO, R. H. Z.http://lattes.cnpq.br/5211310903653654PAULO, Maria de Assunção Lima de.MELO, Jussara Natália Moreira Bélens de.HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.2023-04-272023-07-10T21:19:13Z2023-07-102023-07-10T21:19:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30733HILÁRIO, Paulo Cézar Silva. Estudantes da 1ª série do novo ensino médio e suas representações sociais sobre a sociologia escolar na cidade de Taperoá-PB. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-03T19:26:38Zoai:localhost:riufcg/30733Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-03T19:26:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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