Utilização de resíduos de vidro planos como fíler em misturas asfálticas – propriedades mecânicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Rafael Azevedo Nunes.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: RODRIGUES, Jonh Kennedy Guedes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31104
Resumo: A necessidade do desenvolvimento sustentável em favor da preservação dos recursos naturais tem levado a pesquisa da reutilização de materiais, anteriormente descartados no meio ambiente, em diversas cadeias produtivas.O crescente número de veículos pesados com excesso de carga, devido a inexistência de balanças nas rodovias, aliados a susceptibilidade das misturas asfálticas a presença de água pode vir a prejudicar a vida útil do pavimento podendo levar a ruína em apenas dois anos um pavimento projetado para durar dez anos.Um dos meios de minimizar os danos provocados por este agente é a adoção de fíler nas misturas, melhorando assim o desempenho reológico, mecânico, térmico e a susceptibilidade à presença da água. Entre os fíleres utilizados encontram-se a cal e o cimento Portland.O vidro por ser um material 100% reciclável porem não é biodegradável acarretando assim um problema quando descartado no meio ambiente. Provem a utilização desde mesmo material como filér nas misturas trazendo benefícios pois apresentam comportamento físico semelhante e podem ser facilmente processados, britados e reduzidos a tamanhos adequados à produção de misturas asfálticas de base e de revestimento. Neste trabalho procurou-se verificar o comportamento mecânico dos resíduos vítreos por meios dos ensaios de Tração por Compressão Diametral e Marshall, recolhendo dados suficientes para sua aplicação perante as necessidades impostas.
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