As Escolas Cidadãs construindo novos paradigmas no ensino de Física: cidadania e interdisciplinaridade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Rheyo Richard Dias de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21275
Resumo: Em 2016, o Governo do Estado da Paraíba implantou o Programa Escola Cidadã Integral ¬ ECI e Escola Cidadã Integral Técnica ¬ ECIT, com Modelo Pedagógico e de Gestão Escolar centrados no Protagonismo Juvenil e no Projeto de Vida dos/as estudantes. O método contempla novo conceito de escola em que os Modelos Pedagógicos e de Gestão Escolares estão intimamente associados e constituem o organismo que possibilita transformar a visão e a missão da escola em efetiva ação cotidiana. Neste sentido, buscamos analizar as contribuições do modelo de escola cidadã integral para aprendizagem e formação de discentes de uma escola de esfera estadual do Ensino Médio no Município de Cajazeiras – PB, na valorização dos conceitos de cidadania e interdisciplinaridade. Trata¬ se de estudo de caso, onde os instrumentos de coleta de dados é a aplicação de questionários semiestruturados junto aos estudantes e os/as professores/as da disciplina de Física e seguida de algumas análises presenciadas, neste mesmo componente curricular e na disciplina de Projeto de Vida; neste sentido, a coleta de dados ocorreu em um universo de 17 estudantes que representaram 55% da turma. Realizamos discussões ligadas à compreensão do Paradigma Educacional que permeia a sociedade contemporânea; a ideia de Interdisciplinaridade com o intuito de situarmos tal conceito e bem como dialogamos acerca do papel da escola frente aos desafios e contradições encontradas na modernidade e o Ensino de Física fazendo parte do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica nos espaços educacionais conforme os autores (ABRAMOVAY, 2002; BARRETO, 2010; BRASIL, 1996; BRZEZINSKI, 2018; CACHAPUZ, 2005; RICARDO, 2005; JAPIASSU, 1976; CUSTÒDIO, 2008; FAZENDA, 2014) apontam. Como resultado deste trabalho, notamos que os componentes curriculares da base comum e diversificada – Física, Projeto de Vida e Eletiva – complementam seus objetivos frente ao desafio de formar cidadãos autônomos, competentes e solidários ao exercício da cidadania e adaptação ao mundo globalizado. Neste sentido, contribuimos para uma maior compreensão acerca dos impactos que está escola proporciona à formação dos/as alunos/as em termos de currículo, aprendizagem e rotina escolar. Chegamos à conclusão de que tal escola está proporcionando condições para que haja a construção de novos paradigmas educacionais que, apesar de enraizados nas diretrizes operacionais há muito tempo, estão ganhando forma e sendo forjados em excelência educativa.
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Neste sentido, buscamos analizar as contribuições do modelo de escola cidadã integral para aprendizagem e formação de discentes de uma escola de esfera estadual do Ensino Médio no Município de Cajazeiras – PB, na valorização dos conceitos de cidadania e interdisciplinaridade. Trata¬ se de estudo de caso, onde os instrumentos de coleta de dados é a aplicação de questionários semiestruturados junto aos estudantes e os/as professores/as da disciplina de Física e seguida de algumas análises presenciadas, neste mesmo componente curricular e na disciplina de Projeto de Vida; neste sentido, a coleta de dados ocorreu em um universo de 17 estudantes que representaram 55% da turma. Realizamos discussões ligadas à compreensão do Paradigma Educacional que permeia a sociedade contemporânea; a ideia de Interdisciplinaridade com o intuito de situarmos tal conceito e bem como dialogamos acerca do papel da escola frente aos desafios e contradições encontradas na modernidade e o Ensino de Física fazendo parte do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica nos espaços educacionais conforme os autores (ABRAMOVAY, 2002; BARRETO, 2010; BRASIL, 1996; BRZEZINSKI, 2018; CACHAPUZ, 2005; RICARDO, 2005; JAPIASSU, 1976; CUSTÒDIO, 2008; FAZENDA, 2014) apontam. Como resultado deste trabalho, notamos que os componentes curriculares da base comum e diversificada – Física, Projeto de Vida e Eletiva – complementam seus objetivos frente ao desafio de formar cidadãos autônomos, competentes e solidários ao exercício da cidadania e adaptação ao mundo globalizado. Neste sentido, contribuimos para uma maior compreensão acerca dos impactos que está escola proporciona à formação dos/as alunos/as em termos de currículo, aprendizagem e rotina escolar. Chegamos à conclusão de que tal escola está proporcionando condições para que haja a construção de novos paradigmas educacionais que, apesar de enraizados nas diretrizes operacionais há muito tempo, estão ganhando forma e sendo forjados em excelência educativa.In 2016, the State Government of Paraíba implemented the Integral Citizen School Program ­ ECI and Integral Technical Citizen School ­ ECIT, with a Pedagogical and School Management Model focused on Youth Protagonism and the Students' Life Project. The method contemplates a new concept of school in which the Pedagogical and School Management Models are closely associated and constitute the organism that makes it possible to transform the school's vision and mission into effective daily action. In this sense, we seek to analyze the contributions of the integral citizen school model for learning and training students at a state high school in the city of Cajazeiras ­ PB, in the valorization of the concepts of citizenship and interdisciplinarity. This is a case study, where the instruments of data collection is the application of semi­structured questionnaires to students and teachers of the discipline of Physics and followed by some analyzes witnessed, in this same curricular component and in the discipline of Life Project; in this sense, data collection took place in a universe of 17 students who represented 55% of the class. We held discussions related to the understanding of the Educational Paradigm that permeates contemporary society; the idea of Interdisciplinarity in order to situate such a concept; and as well as talking about the role of the school in the face of the challenges and contradictions found in modernity and the teaching of physics as part of the process of Scientific and Technological Literacy in educational spaces according to the authors (ABRAMOVAY, 2002; BARRETO, 2010; BRASIL, 1996; BRZEZINSKI, 2018; CACHAPUZ, 2005; RICARDO, 2005; JAPIASSU, 1976; CUSTÒDIO, 2008; FAZENDA, 2014) point out. As a result of this work, we note that the curricular components of the common and diversified base ­ Physics, Life Project and Elective ­ complement its objectives in the face of the challenge of forming autonomous, competent and solidary citizens to exercise citizenship and adapt to the globalized world. In this sense, we contribute to a greater understanding of the impacts that this school provides for the training of students in terms of curriculum, learning and school routine. We came to the conclusion that such a school is providing conditions for the construction of new educational paradigms that, despite being rooted in operational guidelines for a long time, are taking shape and being forged in educational excellence.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Anderson Alves de.LIMA, A. A.http://lattes.cnpq.br/0131233828901276SILVA, Heydson Henrique Brito da.H.H.B. Silva.http://lattes.cnpq.br/4585277872014594COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.ALMEIDA, Rheyo Richard Dias de.2021-04-302021-09-27T13:57:39Z2021-09-272021-09-27T13:57:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21275ALMEIDA, Rhyeo Richard Dias de. As Escolas Cidadãs construindo novos paradigmas no ensino de Física: cidadania e interdisciplinaridade. 2021. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-29T11:13:59Zoai:localhost:riufcg/21275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-29T11:13:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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