Os operadores argumentativos de contraposição nas redações nota 1000 do ENEM 2021: estratégias de argumentatividade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Maria Alanaíza Gomes de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31476
Resumo: Nos diferentes contextos interacionais, em conversas cotidianas ou em situações mais formais, a linguagem é usada para expressar intenções, uma vez que os itens linguísticos escolhidos pelo falante imprimem seus pontos de vista e posicionamentos. Isso significa dizer que nas escolhas linguísticas são empregados elementos que revelam a argumentatividade dos discursos, dentre esses elementos, destacamos os operadores argumentativos que se encontram presentes na materialidade do texto. À vista disso, no presente estudo, abordamos o funcionamento dos operadores argumentativos de contraposição MAS, presentes na redação dissertativa-argumentativa, que atualmente corresponde a uma das etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Logo, o estudo tem como objetivo geral investigar os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos operadores argumentativos de contraposição na construção da contra-argumentação, nas redações nota 1000 do ENEM 2021. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa está fundamentada nos estudos de Koch (2011, 2021) com os principais pontos relacionados à linguagem e argumentatividade; nas discussões de Bakhtin (1997) e seu Círculo, acerca dos gêneros textuais/discursivos; bem como nos esclarecimentos de Marcuschi (2002, 2008) e Antunes (2009) a respeito do texto e dos critérios de textualidade; além dos estudos de outros pesquisadores que foram pertinentes a esta investigação. A pesquisa apresenta uma metodologia descritivo-interpretativista, pois descreve e interpreta os efeitos de sentido gerados pelo uso de operadores argumentativos de contraposição. A análise indica que o domínio dessas estratégias iscursivas, dos operadores argumentativos, é indispensável tanto para atender à estrutura do gênero redação quanto para deixar marcado o posicionamento, a subjetividade do sujeito-autor. Além disso, conduz o leitor para os objetivos pretendidos na defesa dos fatos apresentados, uma vez que grande parte da força argumentativa do texto está na dependência dessas marcas linguísticas.
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Isso significa dizer que nas escolhas linguísticas são empregados elementos que revelam a argumentatividade dos discursos, dentre esses elementos, destacamos os operadores argumentativos que se encontram presentes na materialidade do texto. À vista disso, no presente estudo, abordamos o funcionamento dos operadores argumentativos de contraposição MAS, presentes na redação dissertativa-argumentativa, que atualmente corresponde a uma das etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Logo, o estudo tem como objetivo geral investigar os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos operadores argumentativos de contraposição na construção da contra-argumentação, nas redações nota 1000 do ENEM 2021. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa está fundamentada nos estudos de Koch (2011, 2021) com os principais pontos relacionados à linguagem e argumentatividade; nas discussões de Bakhtin (1997) e seu Círculo, acerca dos gêneros textuais/discursivos; bem como nos esclarecimentos de Marcuschi (2002, 2008) e Antunes (2009) a respeito do texto e dos critérios de textualidade; além dos estudos de outros pesquisadores que foram pertinentes a esta investigação. A pesquisa apresenta uma metodologia descritivo-interpretativista, pois descreve e interpreta os efeitos de sentido gerados pelo uso de operadores argumentativos de contraposição. A análise indica que o domínio dessas estratégias iscursivas, dos operadores argumentativos, é indispensável tanto para atender à estrutura do gênero redação quanto para deixar marcado o posicionamento, a subjetividade do sujeito-autor. Além disso, conduz o leitor para os objetivos pretendidos na defesa dos fatos apresentados, uma vez que grande parte da força argumentativa do texto está na dependência dessas marcas linguísticas.In different interactional contexts, in everyday conversations or in more formal situations, language is used to express intentions, since the linguistic items chosen by the speaker imprint his/her points of view and positions. This means that the linguistic choices employ elements that reveal the argumentativity of discourses, and among these elements, we highlight the argumentative operators that are present in the materiality of the text. In view of this, in this study we address the operation of the argumentative operators of counterposition BUT, present in the argumentative essay, which currently corresponds to one of the stages of the National High School Exam (ENEM). Therefore, the general objective of this study is to investigate the effects of meaning produced by the use of the counterposition argumentative operators in the construction of the counterargumentation, in the 1000 grade essays of ENEM 2021. To achieve this goal, the research is based on the studies of Koch (2011, 2021) with the main points related to language and argumentativity; the discussions of Bakhtin (1997) and his circle, about textual/discursive genres; as well as the clarifications of Marcuschi (2002, 2008) and Antunes (2009) regarding the criteria of textuality; and the studies of other researchers who were relevant to this investigation. The research presents a descriptive-interpretativist methodology, as it describes and interprets the effects of meaning generated by the use of argumentative operators of counterposition. The analysis indicates that the domain of these discursive strategies, of the argumentative operators, is indispensable both to meet the structure of the writing genre and to mark the positioning, the subjectivity of the subject-author. Moreover, it leads the reader to the intended objectives in the defense of the facts presented, since much of the argumentative power of the text is dependent on these linguistic marks.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMELO, Maria Vanice Lacerda de.BARBOSA, M. V. L. M.http://lattes.cnpq.br/8583361104101777RODRIGUES, Erik Viana Carlos.SILVA, Abdoral Inácio da.ALMEIDA, Maria Alanaíza Gomes de.2023-06-272023-08-17T12:32:08Z2023-08-172023-08-17T12:32:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31476ALMEIDA, Maria Alanaíza Gomes da. Os operadores argumentativos de contraposição nas redações nota 1000 do ENEM 2021: estratégias de argumentratividade. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-17T12:33:58Zoai:localhost:riufcg/31476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-17T12:33:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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