Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Kalina Lígia Pereira.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567
Resumo: Sabemos que a história da nossa literatura infanto-juvenil surge atrelada à história da educação de nosso país, servindo como pretexto para estudos da língua ou simplesmente para transmissão de valores. No entanto, desde 1999 Magda Soares defende uma escolarização adequada do texto literário, pois segundo ela é inegável e inevitável o processo de escolarização do texto literário, tal processo pode se dá de forma adequada ou inadequada, adequada é a escolarização que conduz o leitor às práticas de leitura literária que ocorrem no contexto social em que está inserido, reconhecendo as atitudes e os valores próprios do ideal de leitor que se deseja formar. Preocupados com a formação de leitores na Educação básica e com o uso do texto literário na escola, nos propomos a realizar uma pesquisa voltada para a prática da leitura do texto literário em sala de aula, cujo objetivo é permitir que os alunos-leitores interajam com o texto ampliando seu horizonte de expectativa e que, sobretudo, possam participar do processo de humanização possibilitado pela literatura. O trabalho está pautado na Estética da recepção de Hans Robert Jauss (1994) e na prática do Letramento literário proposto por Rildo Cosson (2006). Inicialmente, apresentamos os estudos teóricos, incluindo a análise da obra A cama, de Lygia Bojunga Nunes, utilizada no projeto de leitura aqui descrito, focalizamos nessa obra o estudo dos espaços e das personagens que seriam abordadas em sala, a última etapa do trabalho é o relato das aulas.
id UFCG_b63bc62feecb4cf8f60b63830b37bea0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2567
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.From reading space to reading space: a study about Lygia Bojunga Nunes' bed.Literatura Infanto-JuvenilEnsinoLetramento LiterárioEstética da RecepçãoChildren-Youthfu's LiteratureTeachingLiterary LiteracyAesthetics of ReceptionLetrasSabemos que a história da nossa literatura infanto-juvenil surge atrelada à história da educação de nosso país, servindo como pretexto para estudos da língua ou simplesmente para transmissão de valores. No entanto, desde 1999 Magda Soares defende uma escolarização adequada do texto literário, pois segundo ela é inegável e inevitável o processo de escolarização do texto literário, tal processo pode se dá de forma adequada ou inadequada, adequada é a escolarização que conduz o leitor às práticas de leitura literária que ocorrem no contexto social em que está inserido, reconhecendo as atitudes e os valores próprios do ideal de leitor que se deseja formar. Preocupados com a formação de leitores na Educação básica e com o uso do texto literário na escola, nos propomos a realizar uma pesquisa voltada para a prática da leitura do texto literário em sala de aula, cujo objetivo é permitir que os alunos-leitores interajam com o texto ampliando seu horizonte de expectativa e que, sobretudo, possam participar do processo de humanização possibilitado pela literatura. O trabalho está pautado na Estética da recepção de Hans Robert Jauss (1994) e na prática do Letramento literário proposto por Rildo Cosson (2006). Inicialmente, apresentamos os estudos teóricos, incluindo a análise da obra A cama, de Lygia Bojunga Nunes, utilizada no projeto de leitura aqui descrito, focalizamos nessa obra o estudo dos espaços e das personagens que seriam abordadas em sala, a última etapa do trabalho é o relato das aulas.We know that our children-youthful's literature history appeared at the some time to the education history in our country, serving as an excuse to study our language or just to transmit values. When Ligia Chiappini (2005) discusses about social, economical and ideological questions that involves the textbooks consider the needing of a textbook production variety, as to the language teaching as to the literature teaching. According to Chiappini, this teaching material should be done with the cooperation of the people that will use it. For her, the cooperative work surpass the traditional concept of literature and allow that the subject escape the alienation through his/her practice, acting in the world to change it, confirming the freedom. Worried about the readers education in the Basic Education and using the literaty text aiming to permit that the students-readers interact with the text, enlarging their expectatives and, above ali, take part the humanitarian process allowed by the Literature. The research is based on the Aesthetics of reception by Hans Robert Jauss (1994) and in the practice of literary literacy1 proposed by Rildo Cosson (2006). At the beginning, we present the theoretical studies, including the work analysis "A cama , by Lygia Bojunga Nunes used in the reading project described here, then we focused on this work the study of the places and the characters that were approached in the classroom, and the last part of this research is the narrative of the reading meetings.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Márcia Tavares.SILVA, M.T.http://lattes.cnpq.br/1904168802083424ALVES, José Hélder Pinheiro.PERROTTI, Edmir.SOARES, Kalina Lígia Pereira.2008-052019-01-22T11:05:47Z2019-01-222019-01-22T11:05:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567SOARES, Kalina Lígia Pereira. Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes. 269f. 2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-15T23:26:07Zoai:localhost:riufcg/2567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-15T23:26:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.
From reading space to reading space: a study about Lygia Bojunga Nunes' bed.
title Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.
spellingShingle Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.
SOARES, Kalina Lígia Pereira.
Literatura Infanto-Juvenil
Ensino
Letramento Literário
Estética da Recepção
Children-Youthfu's Literature
Teaching
Literary Literacy
Aesthetics of Reception
Letras
title_short Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.
title_full Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.
title_fullStr Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.
title_full_unstemmed Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.
title_sort Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes.
author SOARES, Kalina Lígia Pereira.
author_facet SOARES, Kalina Lígia Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Márcia Tavares.
SILVA, M.T.
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424
ALVES, José Hélder Pinheiro.
PERROTTI, Edmir.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Kalina Lígia Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infanto-Juvenil
Ensino
Letramento Literário
Estética da Recepção
Children-Youthfu's Literature
Teaching
Literary Literacy
Aesthetics of Reception
Letras
topic Literatura Infanto-Juvenil
Ensino
Letramento Literário
Estética da Recepção
Children-Youthfu's Literature
Teaching
Literary Literacy
Aesthetics of Reception
Letras
description Sabemos que a história da nossa literatura infanto-juvenil surge atrelada à história da educação de nosso país, servindo como pretexto para estudos da língua ou simplesmente para transmissão de valores. No entanto, desde 1999 Magda Soares defende uma escolarização adequada do texto literário, pois segundo ela é inegável e inevitável o processo de escolarização do texto literário, tal processo pode se dá de forma adequada ou inadequada, adequada é a escolarização que conduz o leitor às práticas de leitura literária que ocorrem no contexto social em que está inserido, reconhecendo as atitudes e os valores próprios do ideal de leitor que se deseja formar. Preocupados com a formação de leitores na Educação básica e com o uso do texto literário na escola, nos propomos a realizar uma pesquisa voltada para a prática da leitura do texto literário em sala de aula, cujo objetivo é permitir que os alunos-leitores interajam com o texto ampliando seu horizonte de expectativa e que, sobretudo, possam participar do processo de humanização possibilitado pela literatura. O trabalho está pautado na Estética da recepção de Hans Robert Jauss (1994) e na prática do Letramento literário proposto por Rildo Cosson (2006). Inicialmente, apresentamos os estudos teóricos, incluindo a análise da obra A cama, de Lygia Bojunga Nunes, utilizada no projeto de leitura aqui descrito, focalizamos nessa obra o estudo dos espaços e das personagens que seriam abordadas em sala, a última etapa do trabalho é o relato das aulas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05
2019-01-22T11:05:47Z
2019-01-22
2019-01-22T11:05:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567
SOARES, Kalina Lígia Pereira. Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes. 269f. 2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567
identifier_str_mv SOARES, Kalina Lígia Pereira. Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes. 269f. 2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744364724813824