Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA., Álen Beatriz de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28971
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é realizado na Sala de Recursos Multifuncionais da escola é de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos com deficiência, pois promove atividades educacionais que favorecem o acompanhamento no âmbito escolar. Com o período pandêmico vivenciado, assim como os demais estudantes, aqueles com deficiência também passaram por diversas adversidades no processo educativo, devido a COVID-19 dificultar o Atendimento Especializado do docente da sala de AEE. Pensando em tais perspectivas, o vigente trabalho tem como problema de pesquisa: quais os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB? O objetivo geral consiste em: analisar os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB. Os objetivos específicos são: verificar as estratégias metodológicas e os recursos utilizados pela docente do Atendimento Especializado durante o ensino remoto; analisar os resultados alcançados pelos alunos atendidos pela sala do Atendimento Educacional Especializado a partir da perspectiva das pessoas envolvidas no processo educacional e entender quais dificuldades e maiores desafios as crianças obtiveram durante as aulas remotas. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter exploratório, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais dos alunos, através do Google Meet e chamada de vídeo no WhatsApp e com a docente do AEE na referida escola. A partir das análises da pesquisa, é possível destacar que o ensino remoto fez com que houvessem obstáculos, transformações e adaptações na educação. Nesse sentido, entre as adversidades existentes na escola em estudo, estão: falta de contato presencial, rotina monótona, dificuldade para as famílias instruírem os alunos de casa e falta de local e materiais adequados. Por outro lado, o período pandêmico possibilitou maior aproximação com a família e melhoria na socialização através dos recursos tecnológicos. Nessa perspectiva, devido a comunicação existente entre os sujeitos envolvido na aprendizagem e a competência e conhecimentos da docente para realização das atividades de acordo com as particularidades de cada aluno, essas dificuldades puderam ser reduzidas.
id UFCG_b6ec14aa5386fb4d98f6ccfb833b2898
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28971
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.Specialized Educational Assistance (AEE): challenges and consequences during remote teaching.Atendimento Educacional EspecializadoEnsino remotoEducaçãoAlunos com deficiênciaEducação inclusivaPandemiaSpecialized Educational AssistanceRemote teachingEducationDisabled studentsInclusive educationPandemicEducação.O Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é realizado na Sala de Recursos Multifuncionais da escola é de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos com deficiência, pois promove atividades educacionais que favorecem o acompanhamento no âmbito escolar. Com o período pandêmico vivenciado, assim como os demais estudantes, aqueles com deficiência também passaram por diversas adversidades no processo educativo, devido a COVID-19 dificultar o Atendimento Especializado do docente da sala de AEE. Pensando em tais perspectivas, o vigente trabalho tem como problema de pesquisa: quais os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB? O objetivo geral consiste em: analisar os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB. Os objetivos específicos são: verificar as estratégias metodológicas e os recursos utilizados pela docente do Atendimento Especializado durante o ensino remoto; analisar os resultados alcançados pelos alunos atendidos pela sala do Atendimento Educacional Especializado a partir da perspectiva das pessoas envolvidas no processo educacional e entender quais dificuldades e maiores desafios as crianças obtiveram durante as aulas remotas. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter exploratório, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais dos alunos, através do Google Meet e chamada de vídeo no WhatsApp e com a docente do AEE na referida escola. A partir das análises da pesquisa, é possível destacar que o ensino remoto fez com que houvessem obstáculos, transformações e adaptações na educação. Nesse sentido, entre as adversidades existentes na escola em estudo, estão: falta de contato presencial, rotina monótona, dificuldade para as famílias instruírem os alunos de casa e falta de local e materiais adequados. Por outro lado, o período pandêmico possibilitou maior aproximação com a família e melhoria na socialização através dos recursos tecnológicos. Nessa perspectiva, devido a comunicação existente entre os sujeitos envolvido na aprendizagem e a competência e conhecimentos da docente para realização das atividades de acordo com as particularidades de cada aluno, essas dificuldades puderam ser reduzidas.The Specialized Educational Service (SES) that is carried out in the Multifunctional Resource Classroom in school is of fundamental importance for the development of students with disabilities, as it promotes educational activities that favor the accompaniment in the school environment. With the pandemic period experienced, as well as the other students, that with disabilities also went through several adversities in the educational process due to COVID-19 hindering the Specialized Service of the teacher in the (SES) classroom. Thinking about such perspectives, the current work has as a research problem: what are the main challenges encountered by people involved with the activities of the Specialized Educational Service classroom (SES) during remote teaching in a school located in the rural area of São João do Rio do Peixe - PB? The general objective is to analyze the main challenges encountered by people involved with the activities of the Specialized Educational Service classroom (SES) during remote teaching in a school located in the rural area of São João do Rio do Peixe - PB. The specific objectives are: to verify the methodological strategies and resources used by the Specialized Educational Service teacher during remote teaching; to analyze the results achieved by the students served by the specialized educational service classroom from the perspective of the people involved in the educational process and to understand what difficulties and major challenges the children obtained during remote classes. The research is qualitative and exploratory in nature, where semi-structured interviews were conducted with the parents of the students, through Google Meet and video call on WhatsApp and with the (SES) teacher of a school in the rural area of São João do Rio do Peixe-PB. From the research analyzes, it is possible to highlight that remote teaching has caused obstacles, transformations and adaptations in education. In this sense, among the adversities existing in the school under study are: lack of face-to-face contact, monotonous routine, difficulty for families to instruct students from home and lack of adequate place and materials. On the other hand, the pandemic period made it possible to get closer to the family and improve socialization through technological resources. In this perspective, due to the existing communication between the subjects involved in learning and the competence and knowledge of the teacher to carry out the activities according to the particularities of each student, these difficulties could be reduced.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685CAMPOS , Maria de Lourdes.SILVA, José Amiraldo Alves da.LACERDA., Álen Beatriz de Sousa2023-02-062023-03-06T13:43:34Z2023-03-062023-03-06T13:43:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28971LACERDA, Álen Beatriz de Sousa. Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T13:39:45Zoai:localhost:riufcg/28971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T13:39:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.
Specialized Educational Assistance (AEE): challenges and consequences during remote teaching.
title Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.
spellingShingle Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.
LACERDA., Álen Beatriz de Sousa
Atendimento Educacional Especializado
Ensino remoto
Educação
Alunos com deficiência
Educação inclusiva
Pandemia
Specialized Educational Assistance
Remote teaching
Education
Disabled students
Inclusive education
Pandemic
Educação.
title_short Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.
title_full Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.
title_fullStr Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.
title_full_unstemmed Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.
title_sort Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto.
author LACERDA., Álen Beatriz de Sousa
author_facet LACERDA., Álen Beatriz de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
CAMPOS , Maria de Lourdes.
SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv LACERDA., Álen Beatriz de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento Educacional Especializado
Ensino remoto
Educação
Alunos com deficiência
Educação inclusiva
Pandemia
Specialized Educational Assistance
Remote teaching
Education
Disabled students
Inclusive education
Pandemic
Educação.
topic Atendimento Educacional Especializado
Ensino remoto
Educação
Alunos com deficiência
Educação inclusiva
Pandemia
Specialized Educational Assistance
Remote teaching
Education
Disabled students
Inclusive education
Pandemic
Educação.
description O Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é realizado na Sala de Recursos Multifuncionais da escola é de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos com deficiência, pois promove atividades educacionais que favorecem o acompanhamento no âmbito escolar. Com o período pandêmico vivenciado, assim como os demais estudantes, aqueles com deficiência também passaram por diversas adversidades no processo educativo, devido a COVID-19 dificultar o Atendimento Especializado do docente da sala de AEE. Pensando em tais perspectivas, o vigente trabalho tem como problema de pesquisa: quais os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB? O objetivo geral consiste em: analisar os principais desafios encontrados pelas pessoas envolvidas com as atividades da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o ensino remoto em uma escola localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe - PB. Os objetivos específicos são: verificar as estratégias metodológicas e os recursos utilizados pela docente do Atendimento Especializado durante o ensino remoto; analisar os resultados alcançados pelos alunos atendidos pela sala do Atendimento Educacional Especializado a partir da perspectiva das pessoas envolvidas no processo educacional e entender quais dificuldades e maiores desafios as crianças obtiveram durante as aulas remotas. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter exploratório, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais dos alunos, através do Google Meet e chamada de vídeo no WhatsApp e com a docente do AEE na referida escola. A partir das análises da pesquisa, é possível destacar que o ensino remoto fez com que houvessem obstáculos, transformações e adaptações na educação. Nesse sentido, entre as adversidades existentes na escola em estudo, estão: falta de contato presencial, rotina monótona, dificuldade para as famílias instruírem os alunos de casa e falta de local e materiais adequados. Por outro lado, o período pandêmico possibilitou maior aproximação com a família e melhoria na socialização através dos recursos tecnológicos. Nessa perspectiva, devido a comunicação existente entre os sujeitos envolvido na aprendizagem e a competência e conhecimentos da docente para realização das atividades de acordo com as particularidades de cada aluno, essas dificuldades puderam ser reduzidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-06
2023-03-06T13:43:34Z
2023-03-06
2023-03-06T13:43:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28971
LACERDA, Álen Beatriz de Sousa. Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28971
identifier_str_mv LACERDA, Álen Beatriz de Sousa. Atendimento Educacional Especializado (AEE): os desafios e decorrências durante o ensino remoto. 2023. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744570031800320