Veja X PT: um estudo dos enunciados concretos no gênero capa de revista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Fábia Rodrigues Porto de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28625
Resumo: À luz da Análise Dialógica do Discurso, a presente pesquisa foi desenvolvida pensando justamente na relação entre a mídia impressa (Revista Veja), a política, e a construção de sentidos, tendo como base a noção bakhtiniana de enunciado concreto. Dentro dessa perspectiva, a questão-problema que gerencia este trabalho é a seguinte: quais sentidos são produzidos a partir das capas de revista, que denunciam o posicionamento ideológico da Veja em função do Partido dos Trabalhadores? Pautados pelos estudos propostos por Bakhtin e o Círculo, nossa pesquisa apresenta os seguintes objetivos: GERAL: refletir sobre a construção de enunciados concretos no gênero discursivo capa de revista; e ESPECÍFICOS: a) discutir sobre a interrelação entre mídia e discurso político e b) reconhecer a capa de revista como um gênero discursivo e c) destacar, através das construções verbais e não-verbais do gênero em análise, o tom valorativo da Veja em relação ao Partido dos Trabalhadores. Do ponto de vista metodológico, foram analisadas quatro capas da Veja que tematizam a Operação Lava-Jato e o Partido dos Trabalhadores, publicadas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2014. Teoricamente tivemos contribuições de Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochínov (2009), Brait (2012), Sobral (2009), Souza (2002), Fiorin (2006), dentre outros. Os dados analisados nos permitem afirmar que as capas de revista imprimem campos da criatividade ideológica que depreciam o Partido dos Trabalhadores e que vão de encontro as orientações sociais dos sujeitos sociais (locutores e interlocutores) e se filiam a editoria política da Revista Veja. Tal consideração aparentemente funciona como óbvia, mas abandona este estado quando compreendida como resultado de redes dialógicas que tecem, ao longo da história, a orientação do auditório social dos enunciados concretos que se estabelecem nos mais variados eventos discursivos.
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