A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Iara Soares do.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.nascimento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5998
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido em uma escola do campo, localizada na zona rural do município de Amparo, estado da Paraíba, região nordeste brasileira inserida na comunidade de Lagoa do Meio. Para organizar nossa abordagem nos respaldamos dos teóricos que tratam das concepções de gestão no que compete ao trabalho pedagógico e administrativo. No período de dois (02) meses realizamos a pesquisa com o objetivo de conhecer e analisar a prática da gestão nos âmbitos pedagógicos e administrativos numa escola do campo. A metodologia adotada foi o estudo de natureza qualitativa que está ligado diretamente com o trabalho de campo, após tabulação e categorização dos dados da análise de conteúdo, partindo das observações para levantamento de informações a respeito da gestão escolar, a partir da entrevista sobre a prática da gestora nos processos de decisões administrativos do espaço escolar. Os resultados do trabalho da pesquisa nortearam as questões administrativas e pedagógicas da gestora da escola, considerando que esta pesquisa contribuiu para abrir novas discussões em torno das atividades da gestão, no que compete ao trabalho democrático participativo em decorrência de ter muitos debates com relação à gestão escolar. Sendo assim, consideramos que este estudo possibilitou conhecer a realidade da escola do campo em que se encontra inserido o gestor escolar, sobretudo no que diz respeito a sua contribuição no fazer pedagógico e administrativo.
id UFCG_b81cff57106c84bc1f54e64b285f8cd9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5998
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.The managerial practice at Escola do Campo in the city of Amparo-PB.Escola do campoGestão escolarAtividades administrativa e pedagógicaCountry SchoolSchool managementAdministrative and educational activitiesEste trabalho foi desenvolvido em uma escola do campo, localizada na zona rural do município de Amparo, estado da Paraíba, região nordeste brasileira inserida na comunidade de Lagoa do Meio. Para organizar nossa abordagem nos respaldamos dos teóricos que tratam das concepções de gestão no que compete ao trabalho pedagógico e administrativo. No período de dois (02) meses realizamos a pesquisa com o objetivo de conhecer e analisar a prática da gestão nos âmbitos pedagógicos e administrativos numa escola do campo. A metodologia adotada foi o estudo de natureza qualitativa que está ligado diretamente com o trabalho de campo, após tabulação e categorização dos dados da análise de conteúdo, partindo das observações para levantamento de informações a respeito da gestão escolar, a partir da entrevista sobre a prática da gestora nos processos de decisões administrativos do espaço escolar. Os resultados do trabalho da pesquisa nortearam as questões administrativas e pedagógicas da gestora da escola, considerando que esta pesquisa contribuiu para abrir novas discussões em torno das atividades da gestão, no que compete ao trabalho democrático participativo em decorrência de ter muitos debates com relação à gestão escolar. Sendo assim, consideramos que este estudo possibilitou conhecer a realidade da escola do campo em que se encontra inserido o gestor escolar, sobretudo no que diz respeito a sua contribuição no fazer pedagógico e administrativo.Este trabajo fue desarrollado en la Escuela del campo, ubicada en la zona rural de la ciudad de Amparo, estado de Paraíba, región Nordeste brasileña, inserida en la comunidad de Lagoa do Meio. Para organizar nuestro abordaje nos respaldamos de los teóricos que tratan de las concepciones de gestión en el que compete al trabajo pedagógico y administrativo. En el período de dos (02) meses realizamos la pesquisa con el objetivo de conocer y analizar la práctica de la gestión en los ámbitos pedagógicos y administrativos en una escuela de campo. La metodología adoptada fue el estudio de naturaleza cualitativa que está conectado directamente con el trabajo de campo, después de tabulación y categorización de los datos de la análisis del contenido, empezando por las observaciones hacia los levantamientos de informaciones a respeto de la gestión escolar, a partir de encuestas acerca de la práctica de la gestora en los procesos de decisiones administrativos del espacio escolar. Los resultados del trabajo de la pesquisa nortearon las cuestiones administrativas y pedagógicas de la gestora de la escuela, considerando que esta pesquisa contribuyó para abrir nuevas decisiones acerca de las actividades de la gestión, en lo que compete al trabajo democrático participativo en recurrencia de tener muchos debates relacionados a la gestión escolar. Siendo así, consideramos que este estudio posibilitó conocer la realidad de la escuela de campo en que se encuentra inserido el gestor escolar, sobre todo en lo que di respecto a su contribución en el hacer pedagógico y administrativo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.MIRANDA, M. C. G.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420ATAÍDE, José Irelânio Leite de.FURTADO, Quezia Vila Flor.NASCIMENTO, Iara Soares do.20132019-08-19T19:36:38Z2019-08-192019-08-19T19:36:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.nascimentohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5998NASCIMENTO, Iara Soares do. A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB. 2013. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T16:25:59Zoai:localhost:riufcg/5998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T16:25:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.
The managerial practice at Escola do Campo in the city of Amparo-PB.
title A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.
spellingShingle A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.
NASCIMENTO, Iara Soares do.
Escola do campo
Gestão escolar
Atividades administrativa e pedagógica
Country School
School management
Administrative and educational activities
title_short A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.
title_full A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.
title_fullStr A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.
title_full_unstemmed A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.
title_sort A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB.
author NASCIMENTO, Iara Soares do.
author_facet NASCIMENTO, Iara Soares do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
MIRANDA, M. C. G.
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420
ATAÍDE, José Irelânio Leite de.
FURTADO, Quezia Vila Flor.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Iara Soares do.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola do campo
Gestão escolar
Atividades administrativa e pedagógica
Country School
School management
Administrative and educational activities
topic Escola do campo
Gestão escolar
Atividades administrativa e pedagógica
Country School
School management
Administrative and educational activities
description Este trabalho foi desenvolvido em uma escola do campo, localizada na zona rural do município de Amparo, estado da Paraíba, região nordeste brasileira inserida na comunidade de Lagoa do Meio. Para organizar nossa abordagem nos respaldamos dos teóricos que tratam das concepções de gestão no que compete ao trabalho pedagógico e administrativo. No período de dois (02) meses realizamos a pesquisa com o objetivo de conhecer e analisar a prática da gestão nos âmbitos pedagógicos e administrativos numa escola do campo. A metodologia adotada foi o estudo de natureza qualitativa que está ligado diretamente com o trabalho de campo, após tabulação e categorização dos dados da análise de conteúdo, partindo das observações para levantamento de informações a respeito da gestão escolar, a partir da entrevista sobre a prática da gestora nos processos de decisões administrativos do espaço escolar. Os resultados do trabalho da pesquisa nortearam as questões administrativas e pedagógicas da gestora da escola, considerando que esta pesquisa contribuiu para abrir novas discussões em torno das atividades da gestão, no que compete ao trabalho democrático participativo em decorrência de ter muitos debates com relação à gestão escolar. Sendo assim, consideramos que este estudo possibilitou conhecer a realidade da escola do campo em que se encontra inserido o gestor escolar, sobretudo no que diz respeito a sua contribuição no fazer pedagógico e administrativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-08-19T19:36:38Z
2019-08-19
2019-08-19T19:36:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.nascimento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5998
NASCIMENTO, Iara Soares do. A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB. 2013. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5998
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.nascimento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5998
identifier_str_mv NASCIMENTO, Iara Soares do. A prática gestora na Escola do Campo no Município de Amparo-PB. 2013. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387613130752