Análise do desempenho mecânico da matriz de agregados finos (MAF) e compactação à sua mistura asfáltica de origem.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23569 |
Resumo: | O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil como meio de transporte, sendo este em sua maior parte constituído por pavimentos do tipo flexível, devendo resistir à esforços provenientes do tráfego e ações climáticas durante toda sua vida útil. Uma das maneiras de estudar o desempenho dos pavimentos flexíveis e caracterizar seus materiais ocorre por meio da sua Matriz de Agregados Finos (MAF). As vantagens da MAF é que ela apresenta resultados mais homogêneos em ensaios laboratoriais, utilizando uma menor quantidade de materiais. O presente trabalho teve por objetivo estabelecer uma correlação entre o desempenho mecânico da MAF e o comportamento da sua Mistura Asfáltica Completa (MAC) de origem. Para isto, foram realizados ensaios mecânicos como: Resistência a tração por compressão diametral (RT), Fadiga por compressão diametral à tensão controlada, Módulo de resiliência (MR), Flow Number (FN) e Módulo dinâmico (MD) e com isso foram propostas equações por meio de extrapolação gráfica. Os resultados obtidos para a MAC apresentaram desempenho superior ao da MAF em todos os ensaios realizados. Para o MD a curva fornecida pela MAF se aproxima da MAC e apresenta resultados mais homogêneos. As equações obtidas apontam para a viabilidade da utilização da MAF para previsão do comportamento da MAC por apresentarem valores elevados de R2. Conclui-se que as propriedades da MAF apresentam boas correlações com as da MAC, pois as equações propostas neste trabalho apresentam pequenas dispersões quando utilizadas com materiais e dosagens semelhantes. Entretanto, para sua validação são necessários testes com um número maior de dados. |
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Análise do desempenho mecânico da matriz de agregados finos (MAF) e compactação à sua mistura asfáltica de origem.Analysis of the mechanical performance of the fine aggregate matrix (MAF) and compaction to its original asphalt mix.Matriz de agregados finosAgregados finosAgregados finosMistura asfálticaDosagem da matriz de agregados finosConstrução CivilCimento asfáltico de petróleoResistência à tração por compressão diametralGranulometria da matriz de agregados finosFine aggregate matrixFine aggregatesMechanical performance - fine aggregate matrixAsphalt mixFine aggregate matrix dosageConstructionPetroleum asphalt cementTensile strength by diametral compressionFine aggregate matrix granulometryEngenharia CivilO modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil como meio de transporte, sendo este em sua maior parte constituído por pavimentos do tipo flexível, devendo resistir à esforços provenientes do tráfego e ações climáticas durante toda sua vida útil. Uma das maneiras de estudar o desempenho dos pavimentos flexíveis e caracterizar seus materiais ocorre por meio da sua Matriz de Agregados Finos (MAF). As vantagens da MAF é que ela apresenta resultados mais homogêneos em ensaios laboratoriais, utilizando uma menor quantidade de materiais. O presente trabalho teve por objetivo estabelecer uma correlação entre o desempenho mecânico da MAF e o comportamento da sua Mistura Asfáltica Completa (MAC) de origem. Para isto, foram realizados ensaios mecânicos como: Resistência a tração por compressão diametral (RT), Fadiga por compressão diametral à tensão controlada, Módulo de resiliência (MR), Flow Number (FN) e Módulo dinâmico (MD) e com isso foram propostas equações por meio de extrapolação gráfica. Os resultados obtidos para a MAC apresentaram desempenho superior ao da MAF em todos os ensaios realizados. Para o MD a curva fornecida pela MAF se aproxima da MAC e apresenta resultados mais homogêneos. As equações obtidas apontam para a viabilidade da utilização da MAF para previsão do comportamento da MAC por apresentarem valores elevados de R2. Conclui-se que as propriedades da MAF apresentam boas correlações com as da MAC, pois as equações propostas neste trabalho apresentam pequenas dispersões quando utilizadas com materiais e dosagens semelhantes. Entretanto, para sua validação são necessários testes com um número maior de dados.The road mode is the most used in Brazil as a means of transport, being this mostly composed of flexible type pavements and must resist the efforts from traffic and climate actions during all its useful life. One of the ways to study the performance of flexible pavements and to characterize their materials is by means of their Fine Aggregate Matrix (FAM). The advantages of FAM are that it presents more homogeneous results in laboratory tests, using fewer materials. The present work had as objective to establish a correlation between the mechanical performance of the FAM and the behavior of its original Complete Asphalt Mix (CAM). For this, mechanical tests were carried out as: Traction Resistance (TR), Diametral Compression Fatigue, Resilience Module (RM), Flow Number (FN) and Dynamic Module (DM) and thus, equations were proposed through graphic extrapolation. The results obtained for CAM presented superior performance to the FAM in all the performed tests. For the DM, the curve supplied by FAM approaches the CAM and presents more homogeneous results. The obtained equations point to the feasibility of using the FAM to predict the behavior of CAM because they present high values of R2. It is concluded that the properties of FAM have good correlations with the CAM, since the equations proposed in this work present small dispersions when used with similar materials and dosages. However, its validation requires tests with a larger number of data.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.LUCENA, L. C. F. L.MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.MARINHO FILHO, P. G. T.http://lattes.cnpq.br/4893203742616397SILVA, Ingridy Minervina.20192022-02-15T19:31:39Z2022-02-152022-02-15T19:31:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23569SILVA, Ingridy Minervina. Análise do desempenho mecânico da matriz de agregados finos (MAF) e compactação à sua mistura asfáltica de origem. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-15T19:36:45Zoai:localhost:riufcg/23569Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-15T19:36:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil como meio de transporte, sendo este em sua maior parte constituído por pavimentos do tipo flexível, devendo resistir à esforços provenientes do tráfego e ações climáticas durante toda sua vida útil. Uma das maneiras de estudar o desempenho dos pavimentos flexíveis e caracterizar seus materiais ocorre por meio da sua Matriz de Agregados Finos (MAF). As vantagens da MAF é que ela apresenta resultados mais homogêneos em ensaios laboratoriais, utilizando uma menor quantidade de materiais. O presente trabalho teve por objetivo estabelecer uma correlação entre o desempenho mecânico da MAF e o comportamento da sua Mistura Asfáltica Completa (MAC) de origem. Para isto, foram realizados ensaios mecânicos como: Resistência a tração por compressão diametral (RT), Fadiga por compressão diametral à tensão controlada, Módulo de resiliência (MR), Flow Number (FN) e Módulo dinâmico (MD) e com isso foram propostas equações por meio de extrapolação gráfica. Os resultados obtidos para a MAC apresentaram desempenho superior ao da MAF em todos os ensaios realizados. Para o MD a curva fornecida pela MAF se aproxima da MAC e apresenta resultados mais homogêneos. As equações obtidas apontam para a viabilidade da utilização da MAF para previsão do comportamento da MAC por apresentarem valores elevados de R2. Conclui-se que as propriedades da MAF apresentam boas correlações com as da MAC, pois as equações propostas neste trabalho apresentam pequenas dispersões quando utilizadas com materiais e dosagens semelhantes. Entretanto, para sua validação são necessários testes com um número maior de dados. |
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