Estimativa de resíduos gerados em laboratórios de universidade: alternativa para gestão em laboratórios acadêmicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Fabianny Fernandes.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FERNANDES, Erica Porto.LEMOS, LEMOS, José., EVANGELISTA, Patrícia., SANTOS, Marcos Murilo.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33474
Resumo: A atenção à gestão dos resíduos gerados na sociedade é uma das formas de ação da busca pelo desenvolvimento sustentável. Esse vem como alternativa que abrange a adoção dos ganhos do progresso científico com a busca pela minimização dos danos. No Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010), de 2010, Associação Brasileira de Normas Técnicas através de publicações como a NBR 10004 (2) e 14001(3) são orientadoras às Instituições que visem pautar suas operações de forma ambientalmente correta. O país não possui dados precisos sobre a produção de resíduos industriais (ORTH et al., 2014) mas é sabido que as mesmas buscam melhorias constantes quanto a geração e disposição por questão de custos, legislação e pela imagem coorporativa (JARDIM, 1998). A universidade é um ente social que em muitas situações é vista na vanguarda, mas com relação à gestão de seus resíduos tem ficado muito aquém do necessário. Dados de 1985 dos Estados Unidos reportam que as instituições acadêmicas são responsáveis por 1% dos resíduos tóxicos totais do país (MIRACONI, 2012) quantidade é relativamente baixa, mas que transpondo os dados para o Brasil, torna-se preocupante devido às condições nacionais sanitárias precárias (GARCIA & FERREIRA, 2017). Esses resíduos são diversificados e de significativo grau de toxicidade aos corpos hídricos, contudo são negligenciados contribuindo para a degradação ambiental e, especialmente no âmbito da formação dos discentes, ao não refletir sobre esses se deixa de contribuir para a formação de profissionais mais cidadãos. Esse trabalho visa mostrar uma alternativa para contribuir para a gestão de resíduo em unidades acadêmicas por estimativa de resíduos em laboratórios de ensino. Os programas de gerenciamento de resíduos geralmente utilizam como primeira etapa do processo questionários em que o usuário e/ou responsáveis pelo laboratório respondem os dados a respeito da produção de resíduo (LAUDEANO et al., 2011; TAVARES & SILVA, 2014; SILVA et al., 2015). Esses apresentam como dificuldade a demora no tempo de resposta desses questionários e muitas vezes a resposta não detalhada quanto a quantidades (CARDOSO et al., 2010). O levantamento de dados foi realizado como parte de um estudo de caso aplicado a disciplina de química ambiental do Curso de Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em que se solicitou além desse a proposição de alternativa de gestão. A quantificação de resíduos gerados por estimativa é alternativa as pesquisas por formulários/pesquisa dos alunos envolvidos na realização das práticas, objetivando reduzir as dificuldades de coletas de respostas.
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