Estimativa de resíduos gerados em laboratórios de universidade: alternativa para gestão em laboratórios acadêmicos.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33474 |
Resumo: | A atenção à gestão dos resíduos gerados na sociedade é uma das formas de ação da busca pelo desenvolvimento sustentável. Esse vem como alternativa que abrange a adoção dos ganhos do progresso científico com a busca pela minimização dos danos. No Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010), de 2010, Associação Brasileira de Normas Técnicas através de publicações como a NBR 10004 (2) e 14001(3) são orientadoras às Instituições que visem pautar suas operações de forma ambientalmente correta. O país não possui dados precisos sobre a produção de resíduos industriais (ORTH et al., 2014) mas é sabido que as mesmas buscam melhorias constantes quanto a geração e disposição por questão de custos, legislação e pela imagem coorporativa (JARDIM, 1998). A universidade é um ente social que em muitas situações é vista na vanguarda, mas com relação à gestão de seus resíduos tem ficado muito aquém do necessário. Dados de 1985 dos Estados Unidos reportam que as instituições acadêmicas são responsáveis por 1% dos resíduos tóxicos totais do país (MIRACONI, 2012) quantidade é relativamente baixa, mas que transpondo os dados para o Brasil, torna-se preocupante devido às condições nacionais sanitárias precárias (GARCIA & FERREIRA, 2017). Esses resíduos são diversificados e de significativo grau de toxicidade aos corpos hídricos, contudo são negligenciados contribuindo para a degradação ambiental e, especialmente no âmbito da formação dos discentes, ao não refletir sobre esses se deixa de contribuir para a formação de profissionais mais cidadãos. Esse trabalho visa mostrar uma alternativa para contribuir para a gestão de resíduo em unidades acadêmicas por estimativa de resíduos em laboratórios de ensino. Os programas de gerenciamento de resíduos geralmente utilizam como primeira etapa do processo questionários em que o usuário e/ou responsáveis pelo laboratório respondem os dados a respeito da produção de resíduo (LAUDEANO et al., 2011; TAVARES & SILVA, 2014; SILVA et al., 2015). Esses apresentam como dificuldade a demora no tempo de resposta desses questionários e muitas vezes a resposta não detalhada quanto a quantidades (CARDOSO et al., 2010). O levantamento de dados foi realizado como parte de um estudo de caso aplicado a disciplina de química ambiental do Curso de Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em que se solicitou além desse a proposição de alternativa de gestão. A quantificação de resíduos gerados por estimativa é alternativa as pesquisas por formulários/pesquisa dos alunos envolvidos na realização das práticas, objetivando reduzir as dificuldades de coletas de respostas. |
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Estimativa de resíduos gerados em laboratórios de universidade: alternativa para gestão em laboratórios acadêmicos.Estimation of waste generated in university laboratories: alternative for management in academic laboratories.Gestão de resíduos - laboratórios acadêmicosLaboratórios acadêmicos e geração de resíduosEstimativa de resíduos gerados em laboratóriosLaboratório de Química Geral e Inorgânica - UESB Itapetinga - BAWaste management - academic laboratoriesAcademic laboratories and waste generationEstimation of waste generated in laboratoriesGeneral and Inorganic Chemistry Laboratory - UESB Itapetinga - BAEcologia.A atenção à gestão dos resíduos gerados na sociedade é uma das formas de ação da busca pelo desenvolvimento sustentável. Esse vem como alternativa que abrange a adoção dos ganhos do progresso científico com a busca pela minimização dos danos. No Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010), de 2010, Associação Brasileira de Normas Técnicas através de publicações como a NBR 10004 (2) e 14001(3) são orientadoras às Instituições que visem pautar suas operações de forma ambientalmente correta. O país não possui dados precisos sobre a produção de resíduos industriais (ORTH et al., 2014) mas é sabido que as mesmas buscam melhorias constantes quanto a geração e disposição por questão de custos, legislação e pela imagem coorporativa (JARDIM, 1998). A universidade é um ente social que em muitas situações é vista na vanguarda, mas com relação à gestão de seus resíduos tem ficado muito aquém do necessário. Dados de 1985 dos Estados Unidos reportam que as instituições acadêmicas são responsáveis por 1% dos resíduos tóxicos totais do país (MIRACONI, 2012) quantidade é relativamente baixa, mas que transpondo os dados para o Brasil, torna-se preocupante devido às condições nacionais sanitárias precárias (GARCIA & FERREIRA, 2017). Esses resíduos são diversificados e de significativo grau de toxicidade aos corpos hídricos, contudo são negligenciados contribuindo para a degradação ambiental e, especialmente no âmbito da formação dos discentes, ao não refletir sobre esses se deixa de contribuir para a formação de profissionais mais cidadãos. Esse trabalho visa mostrar uma alternativa para contribuir para a gestão de resíduo em unidades acadêmicas por estimativa de resíduos em laboratórios de ensino. Os programas de gerenciamento de resíduos geralmente utilizam como primeira etapa do processo questionários em que o usuário e/ou responsáveis pelo laboratório respondem os dados a respeito da produção de resíduo (LAUDEANO et al., 2011; TAVARES & SILVA, 2014; SILVA et al., 2015). Esses apresentam como dificuldade a demora no tempo de resposta desses questionários e muitas vezes a resposta não detalhada quanto a quantidades (CARDOSO et al., 2010). O levantamento de dados foi realizado como parte de um estudo de caso aplicado a disciplina de química ambiental do Curso de Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em que se solicitou além desse a proposição de alternativa de gestão. A quantificação de resíduos gerados por estimativa é alternativa as pesquisas por formulários/pesquisa dos alunos envolvidos na realização das práticas, objetivando reduzir as dificuldades de coletas de respostas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-07T13:03:04Z2023-12-072023-12-07T13:03:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33474CRUZ, Fabianny Fernandes; FERNANDES, Erica Porto; LEMOS, José; EVANGELISTA, Patrícia; SANTOS, Marcos Murilo. Estimativa de resíduos gerados em laboratórios de universidade: alternativa para gestão em laboratórios acadêmicos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.2. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-30-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33474porCRUZ, Fabianny Fernandes.FERNANDES, Erica Porto.LEMOSLEMOS, José.EVANGELISTA, Patrícia.SANTOS, Marcos Murilo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-07T13:03:31Zoai:localhost:riufcg/33474Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-07T13:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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