O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325 |
Resumo: | O estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores. |
id |
UFCG_b961393964a043e8c5c0a5299497ba3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13325 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.Teaching reading at school: challenges and perspectives.LeituraEnsino de leitura- estratégiasPrática de ensino- leituraReadingTeaching reading - strategiesTeaching-reading practiceO estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/709435374248625BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes.20072020-07-15T17:00:10Z2020-07-152020-07-15T17:00:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T16:52:55Zoai:localhost:riufcg/13325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T16:52:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. Teaching reading at school: challenges and perspectives. |
title |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. |
spellingShingle |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. Leitura Ensino de leitura- estratégias Prática de ensino- leitura Reading Teaching reading - strategies Teaching-reading practice |
title_short |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. |
title_full |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. |
title_fullStr |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. |
title_full_unstemmed |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. |
title_sort |
O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. |
author |
BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. |
author_facet |
BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPOS, Maria de Lourdes. CAMPOS, M. L. http://lattes.cnpq.br/709435374248625 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino de leitura- estratégias Prática de ensino- leitura Reading Teaching reading - strategies Teaching-reading practice |
topic |
Leitura Ensino de leitura- estratégias Prática de ensino- leitura Reading Teaching reading - strategies Teaching-reading practice |
description |
O estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2020-07-15T17:00:10Z 2020-07-15 2020-07-15T17:00:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325 BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325 |
identifier_str_mv |
BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447326388224 |