O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325
Resumo: O estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores.
id UFCG_b961393964a043e8c5c0a5299497ba3f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13325
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.Teaching reading at school: challenges and perspectives.LeituraEnsino de leitura- estratégiasPrática de ensino- leituraReadingTeaching reading - strategiesTeaching-reading practiceO estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/709435374248625BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes.20072020-07-15T17:00:10Z2020-07-152020-07-15T17:00:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T16:52:55Zoai:localhost:riufcg/13325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T16:52:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
Teaching reading at school: challenges and perspectives.
title O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
spellingShingle O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes.
Leitura
Ensino de leitura- estratégias
Prática de ensino- leitura
Reading
Teaching reading - strategies
Teaching-reading practice
title_short O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
title_full O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
title_fullStr O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
title_full_unstemmed O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
title_sort O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas.
author BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes.
author_facet BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/709435374248625
dc.contributor.author.fl_str_mv BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino de leitura- estratégias
Prática de ensino- leitura
Reading
Teaching reading - strategies
Teaching-reading practice
topic Leitura
Ensino de leitura- estratégias
Prática de ensino- leitura
Reading
Teaching reading - strategies
Teaching-reading practice
description O estudo da temática O ensino da leitura na escola: desafios e perspectivas teve como objetivo analisar as praticas de leitura desenvolvida pelos professores das series iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sá, possibilitando a ampliação de suas concepções, proporcionando-lhes uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas com relação ao ensino da leitura. Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se como instrumento o questionário guiados de temas como: concepções de leitura, a importância da leitura, os recurso utilizados para trabalhar a leitura, se desenvolvem alguma atividade de motivação antes de iniciar uma atividade de leitura, se os docentes encontram dificuldades no trabalho com a leitura. Os resultados mostram que as atividades de leitura aparecem como uma construção dos sentidos e não uma ambiguidade como faz a escola, quando coloca a criança em situações de interpretação de textos. Na verdade a leitura requer do aluno uma elucidação de sentidos, para que a aprendizagem não se resuma apenas a repetição de texto que não condiz com a realidade dos alunos. Os professores veem o ato de ler não apenas como a transformação dos signos linguísticos, mas sim, pela função de comunicação que esse ato permite fato este que constatamos nos estudos com os professores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-07-15T17:00:10Z
2020-07-15
2020-07-15T17:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325
BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13325
identifier_str_mv BONIFÁCIO, Maria Cleide Fernandes. O ensino de leitura na escola: desafios e perspectivas. 44f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447326388224