Mercado acionário brasileiro e modelos de precificação de ativos: um estudo das anomalias das Empresas listadas na BM&FBOVESPA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Johny Davyd Soares.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: EMÍDIO, Romário Ferreira.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14761
Resumo: O presente artigo teve como objetivo investigar a variabilidade do retorno das ações no mercado acionário brasileiro, levando em consideração dois modelos de precificação de ativos: CAPM e Modelo de Três Fatores de Fama e French. Para tanto, utilizou-se da mesma metodologia usada por Fama e French (1993). A amostra foi composta por ações listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2008 a 2015 (julho/2008 a julho/2016), tendo como referência a pesquisa realizada por Machado (2009). A análise do poder explicativo dos modelos foi testada por meio do coeficiente de determinação ajustado (R2 ajustado) das regressões temporais. Os resultados encontrados apontam uma superioridade no poder explicativo do Modelo de três fatores em relação ao CAPM. A adição do fator Tamanho (SMB) e do índice Book-to-Market (HML) trouxeram um aumento na capacidade explanatória das variações dos retornos das ações. Também foi comprovada a existência da anomalia de valor chamada de efeito Tamanho, entretanto o mesmo não foi constatado para a anomalia chamada de efeito Valor.
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