O espelho Norte-Rio-Grandense: a representação do cearense pelo jornal “O Mossoroense” (1903).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Saul Estevam.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34312
Resumo: O jornal “O Mossoroense” é tido como o mais antigo jornal norte-rio-grandense ainda em circulação. A sua segunda fase, iniciada em julho de 1902, traz uma novidade: a xilogravura. Por meio da xilogravura “O Mossoroense” deixava de ser extremamente político, comercial e noticioso, para se tornar um periódico humorístico e ilustrado, fazendo com que a partir do humor os editores do jornal escrevesse, pintasse e glosasse os assuntos cotidianos da cidade de Mossoró e Região. Por esse motivo, João da Escóssia é considerado o introdutor da caricatura e da ilustração nos jornais norte-rio-grandenses. Fato que pode ser comprovado ao analisarmos os jornais da mesma época, até mesmo na cidade de Natal, já que não nos deparamos com ilustrações em tais periódicos. Interessante que esta nova fase coincide com a invasão do território norte-rio-grandense pelos cearenses, disputa que ficou conhecida como o “Caso Grossos” e perdurou nas instancias da justiça federal de 1903 a 1920, quase havendo uma guerra civil entre os moradores dos dois estados pelo território que mais produzia sal no Brasil. Nas páginas do jornal passou-se a "pintar" a idéia do cearense como invasor, insensato, ambicioso, riograndense degenerado, dentre tantos outros adjetivos possíveis. O presente artigo tem por intuito analisar as intencionalidades dos editores do Jornal “O Mossoroense” e a representação feita sobre os cearenses nas páginas do referido periódico. Para tanto, utilizaremos o pensamento de Jacques Derrida e o seu conceito de Escritura, da obra “A Escrita e a Diferença”, que ver os procedimentos de organização da escritura como uma operação, observando esta operação como representações com intenções bem formuladas anteriores a escrita. Ainda utilizaremos o conceito de Retórica da Alteridade de François Hartog, observando como essa operação narrativa funciona como inventiva de uma identidade a partir do sentimento da alteridade, funcionando o cearense como o nosso espelho. Ainda utilizaremos as idéias de Michel Meyer com suas análises sobre as estratégias retóricas. Dessa forma, analisaremos a intencionalidade dos editores na representação do cearense como formuladores da identidade norte-rio-grandense, funcionando os cearenses como o espelho para tal formulação.
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