Etnografando a Pitombeira (Várzea/PB) – disputas e divergências entre origens e direitos a [uma] identidade quilombola.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4102 |
Resumo: | Considerando o crescente aumento nas demandas pelo reconhecimento de comunidades remanescentes de quilombo desencadeado pela promulgação do Artigo 68 do ADCT da Constituição Federal de 1988, a presente dissertação realizada junto à comunidade da Pitombeira situada no município de Várzea/PB, objetiva apresentar algumas reflexões a respeito do processo de reconhecimento da identidade étnica quilombola daquele grupo. Para tanto, realizamos uma pesquisa na qual buscamos situar a relação entre os assim chamados negros da Pitombeira e os igualmente identificados negros do Talhado. Num primeiro esforço de compreensão nos deparamos com a existência da centenária Festa do Rosário, comemorada em Santa Luzia, e que se viu associada a presença dos negros na região. Ao etnografar a festa percebemos que estávamos diante de uma relação entre negros e a cidade de Santa Luzia, na qual se faz presente uma multiplicidade de identidades negras. A seguir, procuramos entender como se fez o processo de reivindicação da identidade quilombola no caso da Pitombeira e de que modo hoje em dia se faz presente aquilo que chamamos de uma agenda quilombola. Para tanto, trazemos para a construção do texto informações referentes ao cotidiano dos moradores da Pitombeira, enfatizando algumas das articulações de seus moradores não apenas de modo interno, mas também com pessoas externas àquele universo. A realização da pesquisa nos permitiu considerar que existe uma diferenciação entre ser negro da Pitombeira e ser identificado como negro de outra localidade. E que o sentimento de pertencimento daqueles que fazem parte da Pitombeira é marcado pela partilha de uma origem (quer seja ela subjetiva ou real) e costumes, bem como da estigmatização sofrida por eles na região. Sendo com base em tais elementos que o grupo, em 2005, se articulou enquanto sujeitos de direito em busca do seu reconhecimento enquanto remanescente de quilombo. |
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Etnografando a Pitombeira (Várzea/PB) – disputas e divergências entre origens e direitos a [uma] identidade quilombola.Ethnography of Pitombeira (Várzea / PB) - disputes and divergences between origins and rights to [a] quilombola identity.Reconhecimento QuilombolaIdentidade ÉtnicaPitombeira (Várzea/PB)La Reconnaissance QuilombolaL’identité EthniqueCiências SociaisConsiderando o crescente aumento nas demandas pelo reconhecimento de comunidades remanescentes de quilombo desencadeado pela promulgação do Artigo 68 do ADCT da Constituição Federal de 1988, a presente dissertação realizada junto à comunidade da Pitombeira situada no município de Várzea/PB, objetiva apresentar algumas reflexões a respeito do processo de reconhecimento da identidade étnica quilombola daquele grupo. Para tanto, realizamos uma pesquisa na qual buscamos situar a relação entre os assim chamados negros da Pitombeira e os igualmente identificados negros do Talhado. Num primeiro esforço de compreensão nos deparamos com a existência da centenária Festa do Rosário, comemorada em Santa Luzia, e que se viu associada a presença dos negros na região. Ao etnografar a festa percebemos que estávamos diante de uma relação entre negros e a cidade de Santa Luzia, na qual se faz presente uma multiplicidade de identidades negras. A seguir, procuramos entender como se fez o processo de reivindicação da identidade quilombola no caso da Pitombeira e de que modo hoje em dia se faz presente aquilo que chamamos de uma agenda quilombola. Para tanto, trazemos para a construção do texto informações referentes ao cotidiano dos moradores da Pitombeira, enfatizando algumas das articulações de seus moradores não apenas de modo interno, mas também com pessoas externas àquele universo. A realização da pesquisa nos permitiu considerar que existe uma diferenciação entre ser negro da Pitombeira e ser identificado como negro de outra localidade. E que o sentimento de pertencimento daqueles que fazem parte da Pitombeira é marcado pela partilha de uma origem (quer seja ela subjetiva ou real) e costumes, bem como da estigmatização sofrida por eles na região. Sendo com base em tais elementos que o grupo, em 2005, se articulou enquanto sujeitos de direito em busca do seu reconhecimento enquanto remanescente de quilombo.CapesConsidérant la croissante demande de reconnaissance de communautés restantes du quilombo déclenchée par la promulgation de l’article 68 du ADCT de la Constitution Fédérale de 1988, ce travail réalisé auprès de la communauté de Pitombeira, située à la ville de Várzea/PB, vise à présenter quelques réflexions sur le processus de reconnaissance de l’identité ethnique quilombola de ce groupe. Pour cela, nous avons fait un sondage dans lequel nous cherchos à situer la relation entre les Noirs de la Pitombeira et les noirs du Talhado. Dans un premier effort de compréhension nous sommes confrontés à l’existence de la fête centenaire du Rosaire, qui s’est tenue à Santa Luzia et qui était associée à la présence des Noirs dans la région. En faisant l’ethnographie de la fête nous nous sommes rendu compte qu’ il y avait une relation entre les Noirs et la ville de Santa Luzia, où il y a une multitude d’identités noires. Puis, nous avons essayer de comprendre comment ils ont fait le processus de revendication de l’identité quilombola dans le cas de Pitombeira et comment aujourd’hui se fait présent ce que nous appellons d’une agenda quilombola. Nous apportons à la construction du texte des informations sur la vie quotidienne des habitants de Pitombeira, en soulignant quelques articulations de sés habitants non seulement de mode interne, mais aussi d’autres personnes en dehors de cet univers. La recherche nous a permis de considérer qu’il y a une différence entre être noir de la Pitombeira et être identifié comme noir de la communauté. Et que ce sentiment d’appartenance de ceux qui font partie de la Pitombeira est marqué par le partage d’une origine (que ce soit subjectif ou réel) et des moeurs, ainsi que la stigmatisation subie par eux dans la région. Étant basé sur ces éléments, le groupe s’est articulé, en 2005, en tant que citoyens de droit en cherchant sa reconnaissance comme un vestige du Quilombo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGBATISTA, Mércia Rejane Rangel.BATISTA, Mércia Rejane Rangelhttp://lattes.cnpq.br/2393048148588630LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.PEREIRA , Edmundo Marcelo Mendes.CORREA, José Gabriel Silveira.SOUZA, Jordânia de Araújo.2011-102019-06-04T11:14:42Z2019-06-042019-06-04T11:14:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4102SOUSA, J. de A. Etnografando a Pitombeira (Várzea/PB) – disputas e divergências entre origens e direitos a [uma] identidade quilombola. 2011. 225 f. 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