Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Ewerton Michell da Costa.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698
Resumo: Em toda história da evolução da humanidade percebe-se a relação do homem com o trabalho. E essa atividade praticada pelo indivíduo está presente na sua vida desde o início das civilizações, o homem evoluiu e as atividades relacionadas ao trabalho sofreram mudanças até os dias de hoje. Essas mudanças vêm exigindo mais do trabalhador, que precisa realizar várias tarefas de forma eficiente, e isso pode sobrecarregar cada vez mais as pessoas em relação a sua capacidade produtiva e psicológica de viver constantemente sobre pressão e estresse. Assim como qualquer outra profissão, os professores também precisam realizar diversas outras atividades para atender as demandas que o cargo atual exige, e isso acarreta na desvalorização da profissão docente acompanhado da expansão das suas funções com consequente aumento dos níveis de insatisfação com o trabalho. A Qualidade de Vida no Trabalho constitui uma área científica interessada em investigar as características no contexto do trabalho que podem ser fontes geradoras de bem-estar ou mal-estar. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar a Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos professores, com base no modelo biopsicossocial, buscando um maior entendimento sobre o estado pessoal de QVT, a compreensão do significado da QVT e as ocorrências de saúde e doenças de 14 professores de uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB. A construção da Qualidade de Vida no trabalho, surge a partir do momento que se estuda o indivíduo como um todo, esse enfoque é conhecido como o modelo biopsicossocial da QVT, nele toda pessoa tem potencialidades psicológicas, biológicas e sociais que respondem simultaneamente as condições da vida no trabalho. Optou-se por utilizar o questionário BPSO-96 da autora Limongi-França. Conclui-se que todos os aspectos contidos no modelo biopsicossocial estão avaliados de forma insatisfatória pelos professores. Os indivíduos pesquisados entendem a importância das ações de QVT devido os mesmos necessitarem muito delas no seu ambiente de trabalho, notou-se também um número muito elevado de ausência no trabalho por causa de doenças, um grande problema vivenciado pelas escolas públicas brasileiras que precisa ser solucionado
id UFCG_bb547ba3e766f4bc67d468bae959e959
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5698
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.Quality of life at work: a case study with teachers of a municipal school in the city of Campina Grande - PB.Qualidade de vida no trabalhoProfessoresCondições de trabalhoQuality of life at workTeachersWork conditionsAdministraçãoEm toda história da evolução da humanidade percebe-se a relação do homem com o trabalho. E essa atividade praticada pelo indivíduo está presente na sua vida desde o início das civilizações, o homem evoluiu e as atividades relacionadas ao trabalho sofreram mudanças até os dias de hoje. Essas mudanças vêm exigindo mais do trabalhador, que precisa realizar várias tarefas de forma eficiente, e isso pode sobrecarregar cada vez mais as pessoas em relação a sua capacidade produtiva e psicológica de viver constantemente sobre pressão e estresse. Assim como qualquer outra profissão, os professores também precisam realizar diversas outras atividades para atender as demandas que o cargo atual exige, e isso acarreta na desvalorização da profissão docente acompanhado da expansão das suas funções com consequente aumento dos níveis de insatisfação com o trabalho. A Qualidade de Vida no Trabalho constitui uma área científica interessada em investigar as características no contexto do trabalho que podem ser fontes geradoras de bem-estar ou mal-estar. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar a Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos professores, com base no modelo biopsicossocial, buscando um maior entendimento sobre o estado pessoal de QVT, a compreensão do significado da QVT e as ocorrências de saúde e doenças de 14 professores de uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB. A construção da Qualidade de Vida no trabalho, surge a partir do momento que se estuda o indivíduo como um todo, esse enfoque é conhecido como o modelo biopsicossocial da QVT, nele toda pessoa tem potencialidades psicológicas, biológicas e sociais que respondem simultaneamente as condições da vida no trabalho. Optou-se por utilizar o questionário BPSO-96 da autora Limongi-França. Conclui-se que todos os aspectos contidos no modelo biopsicossocial estão avaliados de forma insatisfatória pelos professores. Os indivíduos pesquisados entendem a importância das ações de QVT devido os mesmos necessitarem muito delas no seu ambiente de trabalho, notou-se também um número muito elevado de ausência no trabalho por causa de doenças, um grande problema vivenciado pelas escolas públicas brasileiras que precisa ser solucionadoThroughout the history of human evolution, we see the man's relationship to work. And this activity practiced by the individual is present in your life since the dawn of civilization, man has evolved and activities related to job changes up to the present day. These changes have been demanding more work that needs to multitask efficiently, and it can overwhelm more and more people in relation to their productive and psychological ability to live constantly under pressure and stress. Just like any other profession, teachers must also perform various other activities to meet the demands that the current position requires, and this entails the devaluation of the teaching profession accompanied the expansion of its functions with consequent increase in levels of dissatisfaction with the work. The Quality of Working Life is a scientific area interested in investigating the characteristics in the context of work that can be sources of welfare or discomfort. In this context, this research aims to analyze the Quality of Life at Work in the perception of teachers, based on the biopsychosocial model, seeking a greater understanding of the personal state of QVT, understanding the meaning of QVT and health events and diseases 14 teachers of a public school in the city of Campina Grande-PB. Construction of the Quality of Life at work arises from the moment studying the individual as a whole, this approach is known as the biopsychosocial model of QVT, it everyone has psychological, biological and social potential that addresses both the conditions of life at work. We chose to use the BPSO-96 questionnaire Limongi-França author. We conclude that all aspects contained in the biopsychosocial model are evaluated in an unsatisfactory manner by teachers. Individuals surveyed understand the importance of the actions of QVT because they need a lot of them in the workplace, it was noted also a very high number of missed work because of illness, a problem experienced by Brazilian public schools that need to be solvedUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSIEBRA, Sheyla Suzanday BarretoSIEBRA, S. S. B.http://lattes.cnpq.br/1732301263739249ALVES, Marielza BarbosaALVES, M. B.http://lattes.cnpq.br/9911148381017689AMORIM, Bartira PereiraAMORIM, B. P.http://lattes.cnpq.br/1252522187116940ARRUDA, Ewerton Michell da Costa.20152019-08-12T20:33:25Z2019-08-122019-08-12T20:33:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698ARRUDA, Ewerton Michell da Costa. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. 2015. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T12:29:04Zoai:localhost:riufcg/5698Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T12:29:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.
Quality of life at work: a case study with teachers of a municipal school in the city of Campina Grande - PB.
title Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.
spellingShingle Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.
ARRUDA, Ewerton Michell da Costa.
Qualidade de vida no trabalho
Professores
Condições de trabalho
Quality of life at work
Teachers
Work conditions
Administração
title_short Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.
title_full Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.
title_fullStr Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.
title_full_unstemmed Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.
title_sort Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.
author ARRUDA, Ewerton Michell da Costa.
author_facet ARRUDA, Ewerton Michell da Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto
SIEBRA, S. S. B.
http://lattes.cnpq.br/1732301263739249
ALVES, Marielza Barbosa
ALVES, M. B.
http://lattes.cnpq.br/9911148381017689
AMORIM, Bartira Pereira
AMORIM, B. P.
http://lattes.cnpq.br/1252522187116940
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRUDA, Ewerton Michell da Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho
Professores
Condições de trabalho
Quality of life at work
Teachers
Work conditions
Administração
topic Qualidade de vida no trabalho
Professores
Condições de trabalho
Quality of life at work
Teachers
Work conditions
Administração
description Em toda história da evolução da humanidade percebe-se a relação do homem com o trabalho. E essa atividade praticada pelo indivíduo está presente na sua vida desde o início das civilizações, o homem evoluiu e as atividades relacionadas ao trabalho sofreram mudanças até os dias de hoje. Essas mudanças vêm exigindo mais do trabalhador, que precisa realizar várias tarefas de forma eficiente, e isso pode sobrecarregar cada vez mais as pessoas em relação a sua capacidade produtiva e psicológica de viver constantemente sobre pressão e estresse. Assim como qualquer outra profissão, os professores também precisam realizar diversas outras atividades para atender as demandas que o cargo atual exige, e isso acarreta na desvalorização da profissão docente acompanhado da expansão das suas funções com consequente aumento dos níveis de insatisfação com o trabalho. A Qualidade de Vida no Trabalho constitui uma área científica interessada em investigar as características no contexto do trabalho que podem ser fontes geradoras de bem-estar ou mal-estar. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar a Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos professores, com base no modelo biopsicossocial, buscando um maior entendimento sobre o estado pessoal de QVT, a compreensão do significado da QVT e as ocorrências de saúde e doenças de 14 professores de uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB. A construção da Qualidade de Vida no trabalho, surge a partir do momento que se estuda o indivíduo como um todo, esse enfoque é conhecido como o modelo biopsicossocial da QVT, nele toda pessoa tem potencialidades psicológicas, biológicas e sociais que respondem simultaneamente as condições da vida no trabalho. Optou-se por utilizar o questionário BPSO-96 da autora Limongi-França. Conclui-se que todos os aspectos contidos no modelo biopsicossocial estão avaliados de forma insatisfatória pelos professores. Os indivíduos pesquisados entendem a importância das ações de QVT devido os mesmos necessitarem muito delas no seu ambiente de trabalho, notou-se também um número muito elevado de ausência no trabalho por causa de doenças, um grande problema vivenciado pelas escolas públicas brasileiras que precisa ser solucionado
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-08-12T20:33:25Z
2019-08-12
2019-08-12T20:33:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698
ARRUDA, Ewerton Michell da Costa. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. 2015. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698
identifier_str_mv ARRUDA, Ewerton Michell da Costa. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. 2015. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385777074176