Deslizando pelo subterrâneo: discursos possíveis sobre a produção da subjetividade underground em Teresina–PI na década de 1970.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRANDÃO JÚNIOR, Ernani José.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BRANCO, Edwar de Alencar Castelo.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34641
Resumo: Nesta apresentação tenho por objetivo situar no campo da historiografia a produção sobre a subjetividade underground em Teresina – PI na década de 1970 no âmbito das discussões realizadas por alguns autores que contribuíram com seus estudos para um melhor entendimento deste problema. Parto do pressuposto que as mudanças ocorridas a partir do final do século XIX no estatuto epistemológico das ciências humanas possibilitaram a ampliação da noção de fonte, de método e de abordagem, bem como a falência do que os cientistas entendiam por sujeito e por objeto. Tais mudanças permitiram a incursão dos historiadores por temáticas até então não reconhecidas como objeto de estudo pelo saber historiográfico, mas que já eram estudadas em outras áreas das ciências humanas, por exemplo, a subjetividade, que já era do interesse da psicologia. Nesta perspectiva, mostro apontamentos de como alguns autores, problematizam a subjetividade underground por meio de fontes como os filmes experimentais e os jornais alternativos que foram engendradas por uma parcela da juventude teresinense, de classe média, envolvida com as manifestações artísticas na cidade de Teresina-PI durante a década de 1970. A condição de existência destes jovens na cidade de Teresina era marcada pelo regime de ditadura militar que se instalara no Brasil, no qual grande parte das manifestações artísticas era censurada. Logo, os autores mencionam que, esta linguagem underground criadora de uma estética underground tinha uma lógica política de intervenção nos micro-espaços muito particular e de propostas nada convencionais. Assim, a produção de uma estética underground no campo da arte passava por alguns elementos caracterizadores do modo de como se produzia e se difundia arte na época. As obras de arte tinham uma função libertária, eram utilizadas como instrumentos de transgressão, eram criadas de modo a romper com os padrões estéticos estabelecidos, eram deste modo marcadas pela improvisação, pelo experimentalismo, pelo formato não-comercial, pela contestação da idéia de autoria e da idéia de obra, pela criatividade, pela intuição, pela inovação, pela originalidade e pela inventividade. Segundo esses autores a juventude teresinense através dos filmes experimentais e dos jornais alternativos teve por objetivo problematizar os códigos culturais que existiam na cidade. Em suma, a apresentação proposta é uma tentativa de atualizar o debate no campo historiográfico sobre as práticas discursivas elaboradas acerca da produção da subjetividade underground em Teresina-PI na década de 1970.
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