A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ismael Alves da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31445
Resumo: O presente trabalho faz uma abordagem a respeito da inserção de homens pedagogos na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal do estudo é compreender o processo de formação e inserção desses profissionais nessas etapas de ensino. Para tal, partimos do problema de pesquisa imbuído na seguinte questão: como os homens pedagogos percebem a sua inserção na docência da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nessa direção, para darmos embasamento teórico ao estudo, nos fundamentamos em autores como Vianna (2013); Butter (2019; 2019; 2017); Silva (2014); Louro (2012; 2022); Demartini e Antunes, (1993); Vargas (2016); Fernandes (2019), entre outros. Considerando a dimensão da temática, adotamos a pesquisa qualitativa, utilizando a pesquisa de campo e tendo como caminhos investigativos a pesquisa exploratória e explicativa. Como instrumentos e procedimentos de coleta de dados, adotamos um roteiro de perguntas, no qual foi possível realizar entrevistas semiestruturadas com quatro homens pedagogos que atuam ou tenham atuado por um longo tempo na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processamento e análise dos dados coletados deram-se a partir da análise de conteúdo na perspectiva da análise temática proposta por Bardin (1977). A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que o processo de inserção de homens pedagogos na Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental revela que há claramente uma divisão sexual do trabalho e de que a Pedagogia e o trabalho docente na Educação Infantil e nos anos inicias do Ensino Fundamental ainda é um trabalho exercido majoritariamente por mulheres, e portanto, a presença desses corpos masculinos ainda é atravessada por estranhamentos, rejeição, violências, julgamentos e preconceitos. Entretanto, os resultados são expressivos ao mostrarem que esses homens também estão dispostos a combater esses preconceitos, transgredirem à norma e permanecerem no exercício da docência.
id UFCG_bcbe573079c485a39bd11a89d17f43be
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31445
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.The training and insertion of male pedagogues in teaching early childhood education and the early years of elementary school.Formação docenteEducação infantilHomens pedagogosFormação de pedagogoGênero e educaçãoPedagogo - ensino fundamentalAnos iniciais - ensino fundamentalTeacher trainingChild educationMen pedagoguesPedagogue trainingGender and educationPedagogue - elementary schoolEarly years - elementary schoolEducação.O presente trabalho faz uma abordagem a respeito da inserção de homens pedagogos na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal do estudo é compreender o processo de formação e inserção desses profissionais nessas etapas de ensino. Para tal, partimos do problema de pesquisa imbuído na seguinte questão: como os homens pedagogos percebem a sua inserção na docência da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nessa direção, para darmos embasamento teórico ao estudo, nos fundamentamos em autores como Vianna (2013); Butter (2019; 2019; 2017); Silva (2014); Louro (2012; 2022); Demartini e Antunes, (1993); Vargas (2016); Fernandes (2019), entre outros. Considerando a dimensão da temática, adotamos a pesquisa qualitativa, utilizando a pesquisa de campo e tendo como caminhos investigativos a pesquisa exploratória e explicativa. Como instrumentos e procedimentos de coleta de dados, adotamos um roteiro de perguntas, no qual foi possível realizar entrevistas semiestruturadas com quatro homens pedagogos que atuam ou tenham atuado por um longo tempo na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processamento e análise dos dados coletados deram-se a partir da análise de conteúdo na perspectiva da análise temática proposta por Bardin (1977). A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que o processo de inserção de homens pedagogos na Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental revela que há claramente uma divisão sexual do trabalho e de que a Pedagogia e o trabalho docente na Educação Infantil e nos anos inicias do Ensino Fundamental ainda é um trabalho exercido majoritariamente por mulheres, e portanto, a presença desses corpos masculinos ainda é atravessada por estranhamentos, rejeição, violências, julgamentos e preconceitos. Entretanto, os resultados são expressivos ao mostrarem que esses homens também estão dispostos a combater esses preconceitos, transgredirem à norma e permanecerem no exercício da docência.The present work deals with the insertion of male pedagogues in the teaching of Early Childhood Education and the initial years of Elementary School. The main objective of the study is to understand the formation and insertion process of these professionals in these teaching stages. For this, we start from the research problem imbued in the following question: how do male pedagogues think about their insertion in Early Childhood Education teaching and in the early years of Elementary Education? In this direction, to give the study a theoretical basis, we base ourselves on authors such as Vianna (2013); Butter (2019; 2019; 2017); Silva (2014); Louro (2012; 2022); Demartini e Antunes, (1993); Vargas (2016); Fernandes (2019), among others. Considering the dimension of the theme, we adopted qualitative research, using field research and having exploratory and explanatory research as investigative paths. As data collection instruments and procedures, we adopted a script of questions, in which it was possible to carry out semi-structured interviews with four male educators who work or have worked for a long time in Early Childhood Education or in the early years of Elementary School. The processing and analysis of the collected data took place from the content analysis perspective of the thematic analysis proposed by Bardin (1977). From the results obtained, it was possible to verify that the insertion process of male educators in Early Childhood Education and the initial years of Elementary School reveals that there is clearly a sexual division of labor and that Pedagogy and teaching work in Early Childhood Education and in the years The beginning of Elementary School is still a job exercised mostly by women, and therefore, the presence of these male bodies is still crossed by estrangement, rejection, violence, judgments and prejudices. However, the results are expressive in showing that these men are also willing to fight these prejudices, transgress the norm and stay in the teaching profession.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756JOCA, Alexandre Martins.RODRIGUES, João Marcos de Souza.SILVA, Ismael Alves da.2023-06-132023-08-15T14:28:24Z2023-08-152023-08-15T14:28:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31445SILVA, Ismael Alves da. A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental. 2023. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-15T14:28:24Zoai:localhost:riufcg/31445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-15T14:28:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.
The training and insertion of male pedagogues in teaching early childhood education and the early years of elementary school.
title A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.
spellingShingle A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.
SILVA, Ismael Alves da.
Formação docente
Educação infantil
Homens pedagogos
Formação de pedagogo
Gênero e educação
Pedagogo - ensino fundamental
Anos iniciais - ensino fundamental
Teacher training
Child education
Men pedagogues
Pedagogue training
Gender and education
Pedagogue - elementary school
Early years - elementary school
Educação.
title_short A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.
title_full A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.
title_fullStr A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.
title_full_unstemmed A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.
title_sort A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.
author SILVA, Ismael Alves da.
author_facet SILVA, Ismael Alves da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756
JOCA, Alexandre Martins.
RODRIGUES, João Marcos de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ismael Alves da.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Educação infantil
Homens pedagogos
Formação de pedagogo
Gênero e educação
Pedagogo - ensino fundamental
Anos iniciais - ensino fundamental
Teacher training
Child education
Men pedagogues
Pedagogue training
Gender and education
Pedagogue - elementary school
Early years - elementary school
Educação.
topic Formação docente
Educação infantil
Homens pedagogos
Formação de pedagogo
Gênero e educação
Pedagogo - ensino fundamental
Anos iniciais - ensino fundamental
Teacher training
Child education
Men pedagogues
Pedagogue training
Gender and education
Pedagogue - elementary school
Early years - elementary school
Educação.
description O presente trabalho faz uma abordagem a respeito da inserção de homens pedagogos na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal do estudo é compreender o processo de formação e inserção desses profissionais nessas etapas de ensino. Para tal, partimos do problema de pesquisa imbuído na seguinte questão: como os homens pedagogos percebem a sua inserção na docência da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nessa direção, para darmos embasamento teórico ao estudo, nos fundamentamos em autores como Vianna (2013); Butter (2019; 2019; 2017); Silva (2014); Louro (2012; 2022); Demartini e Antunes, (1993); Vargas (2016); Fernandes (2019), entre outros. Considerando a dimensão da temática, adotamos a pesquisa qualitativa, utilizando a pesquisa de campo e tendo como caminhos investigativos a pesquisa exploratória e explicativa. Como instrumentos e procedimentos de coleta de dados, adotamos um roteiro de perguntas, no qual foi possível realizar entrevistas semiestruturadas com quatro homens pedagogos que atuam ou tenham atuado por um longo tempo na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processamento e análise dos dados coletados deram-se a partir da análise de conteúdo na perspectiva da análise temática proposta por Bardin (1977). A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que o processo de inserção de homens pedagogos na Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental revela que há claramente uma divisão sexual do trabalho e de que a Pedagogia e o trabalho docente na Educação Infantil e nos anos inicias do Ensino Fundamental ainda é um trabalho exercido majoritariamente por mulheres, e portanto, a presença desses corpos masculinos ainda é atravessada por estranhamentos, rejeição, violências, julgamentos e preconceitos. Entretanto, os resultados são expressivos ao mostrarem que esses homens também estão dispostos a combater esses preconceitos, transgredirem à norma e permanecerem no exercício da docência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-13
2023-08-15T14:28:24Z
2023-08-15
2023-08-15T14:28:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31445
SILVA, Ismael Alves da. A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental. 2023. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31445
identifier_str_mv SILVA, Ismael Alves da. A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental. 2023. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744590445477888