Gêneros textuais no exame nacional do ensino médio: diálogo com as práticas escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, José Gregório Assis do.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8969
Resumo: A inclusão do Exame Nacional do Ensino Médio como instrumento pedagógico de avaliação da qualidade do ensino de escolas brasileiras, cada vez mais tem crescido no desempenho do alunado e em sua visão interdisciplinar de mundo acerca das metodologias e práticas de aprendizagem do Ensino Médio.Uma das abordagens que mais se diferenciam quanto à sua proposta didática é, sem dúvida, a percepção dos estudantes secundaristas em relação aos gêneros textuais, que abrangem uma gama de questões do Enem. Essas mensuram o entendimento e, ao mesmo tempo, a conexão entre o que é demandado e as práticas desenvolvidas em espaços escolares, buscando, assim, evidenciar qual o nível de compreensão dos alunos sobre os gêneros textuais. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender o trabalho pedagógico com os gêneros textuais no âmbito do Ensino Médio, em conformidade com a perspectiva da prova de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias exigidas no ENEM. Os aportes teóricos, aqui utilizados, estão fundamentados, principalmente, nos estudos de Marcuschi (2010), Travaglia (2002), PCN (1998), Brasil (2012), Koch (2004), Lajolo (2004) e Lopes-Rossi (2004). Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, com um viés exploratório, por meio de seleção e leitura de achados científicos, como também documentos disponibilizados em plataformas de pesquisa e busca online (Scielo e Google Acadêmico), além de outras fontes de consulta. Dessa forma, utilizou-se o gênero crônica para fazer inferências acerca das deficiências apresentadas pelos alunos, no que diz respeito à estrutura, competência e habilidade do gênero e, sobretudo seu conhecimento de mundo na prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (LCT). Nessa conjuntura, não obstante os avanços significativos na área de linguagens e códigos nas escolas brasileiras e no ENEM, com foco nos gêneros textuais, ainda nota-se, em muitos contextos educativos, fragilidades quanto a modelos de ensino-aprendizagem, evidenciando que o desafio é contextual e reflete os problemas e deficiências no âmbito de algumas unidades escolares.
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Essas mensuram o entendimento e, ao mesmo tempo, a conexão entre o que é demandado e as práticas desenvolvidas em espaços escolares, buscando, assim, evidenciar qual o nível de compreensão dos alunos sobre os gêneros textuais. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender o trabalho pedagógico com os gêneros textuais no âmbito do Ensino Médio, em conformidade com a perspectiva da prova de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias exigidas no ENEM. Os aportes teóricos, aqui utilizados, estão fundamentados, principalmente, nos estudos de Marcuschi (2010), Travaglia (2002), PCN (1998), Brasil (2012), Koch (2004), Lajolo (2004) e Lopes-Rossi (2004). Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, com um viés exploratório, por meio de seleção e leitura de achados científicos, como também documentos disponibilizados em plataformas de pesquisa e busca online (Scielo e Google Acadêmico), além de outras fontes de consulta. Dessa forma, utilizou-se o gênero crônica para fazer inferências acerca das deficiências apresentadas pelos alunos, no que diz respeito à estrutura, competência e habilidade do gênero e, sobretudo seu conhecimento de mundo na prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (LCT). Nessa conjuntura, não obstante os avanços significativos na área de linguagens e códigos nas escolas brasileiras e no ENEM, com foco nos gêneros textuais, ainda nota-se, em muitos contextos educativos, fragilidades quanto a modelos de ensino-aprendizagem, evidenciando que o desafio é contextual e reflete os problemas e deficiências no âmbito de algumas unidades escolares.The inclusion of the National High School Examination as a pedagogical instrument evaluation of the quality of teaching in Brazilian schools, has increasingly grown student performance and their interdisciplinary worldview about high school learning methodologies and practices. One of the approaches which differ most in terms of their didactic proposal is undoubtedly the perception high school students in relation to textual genres, which encompass a Enem's range of questions. These measure understanding and at the same time the connection between what is demanded and the practices developed in spaces thus seeking to highlight the level of understanding of the students about textual genres. In this sense, the present study aims at understand the pedagogical work with textual genres in the context of Medium, in accordance with the Language and Codes proof perspective and Technologies required by ENEM. The theoretical contributions used here are mainly based on the studies by Marcuschi (2010), Travaglia (2002), PCN (1998), Brazil (2012), Koch (2004), Lajolo (2004) and Lopes-Rossi (2004). For Therefore, a qualitative bibliographical research was developed, with a exploratory bias through the selection and reading of scientific findings, as well as documents made available on search and online search platforms (Scielo and Scholar), and other query sources. Thus, we used the chronic gender to make inferences about the deficiencies presented by the regarding the structure, competence and ability of the gender and, above all his knowledge of the world in the proof of language, codes and his Technologies (LCT). At this juncture, despite significant advances in the area of ​​languages ​​and codes in Brazilian schools and in ENEM, focusing on the textual genres, there are still weaknesses in many educational contexts teaching-learning models, showing that the challenge is contextual and reflects the problems and deficiencies within some school units.La inclusión del Examen Nacional de la Secundaria (Exame Nacional do Ensino Médio) como instrumento pedagógico de evaluación de la calidad de la enseñanza de las escuelas brasileñas, há crecido cada vez más en el desempeño del alumnado y en su visión interdisciplinaria de mundo acerca de las metodologías y prácticas de aprendizaje de la secundária. Uno de los enfoques que más se diferencia en cuanto a su propuesta didáctica es, sin duda, la percepción de los estudiantes secundarios en relación a los géneros textuales, que abarca uma gama de cuestiones del ENEM. Se pueden medir la comprensión y, al mismo tiempo, la conexión entre lo que es demandado y las prácticas desarrolladas en espacios escolares, buscando, entonces, evidenciar cual es el nivel de comprensión de los alunos acerca de los géneros textuales. En este contexto, el presente estúdio tiene por objetivo comprender el trabajo pedagógico com los géneros textuales en el ámbito de la Secundaria, de acuerdo con la perspectiva de la prueba de Lenguajes y Códigos y sus Tecnologías exigidas en el ENEM. Los aportes teóricos, aquí utilizados, están fundamentados, principalmente, en los estudios de Marcuschi (2010), Travaglia (2002), PCN (1998), Brasil (2012), Koch (2004), Lajolo (2004) y Lopes-Rossi (2004). Para ello, se desarrolló una investigación bibliográfica, de naturaleza cualitativa, con un sesgo exploratorio, por medio de selección y lectura de hallazgos científicos, así como documentos disponibles en plataformas de investigación y búsqueda online (Scielo y Google Académico), además de otras fuentes de consulta. De esta forma, se utilizó el género crónico para hacer inferencias acerca de las deficiencias presentadas por los alumnos, en lo que se refiere a la estructura, competencia y habilidad del género y, sobre todo su conocimiento de mundo en la prueba de Lenguaje, Códigos y sus Tecnologías (LCT). En este contexto, a pesar de los avances significativos en el área de lenguajes y códigos en las escuelas brasileñas y en el ENEM, con foco en los géneros textuales, todavía se nota, en muchos contextos educativos, fragilidades en cuanto a modelos de enseñanza-aprendizaje, evidenciando que el desafío es contextual y refleja los problemas y deficiencias en el ámbito de algunas unidades escolaresUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Henrique Miguel de Lima.NASCIMENTO, José Gregório Assis do.2017-09-062019-11-07T20:12:51Z2019-11-072019-11-07T20:12:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8969NASCIMENTO, José Gregório Assis do. Gêneros textuais no exame nacional do ensino médio: diálogo com as práticas escolares. 2017. 39f. 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