A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Luzia Batista de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10264
Resumo: Diante das transformações que decorrem no contexto educacional, a gestão escolar democrática vem se destacando, pois a cada dia se inova, num crescente processo de evolução, tendo em vista o desenvolvimento organizacional da escola e de todos que nela se inserem. A opção pelo estudo deu-se pela inquietação em pesquisar sobre a Prática da Gestão escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Frassinete Bernardo, na cidade de São João do Rio do Peixe/Paraíba, tendo em vista, a necessidade de uma reflexão crítica sobre uma das práticas de gestão vigentes neste município e como os agentes educacionais inseridos em âmbito escolar a percebem e compreendem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizado com os sujeitos que compõe o processo administrativo e pedagógico da escola, representados pelo gestor, o vice- gestor, a secretária, a coordenadora pedagógica e três professores de turnos diferentes. A análise obtida através da coleta de dados deu-se a partir da observação sistemática e a aplicação de questionários. A verificação constatou-se que os sujeitos têm um conhecimento básico sobre a gestão democrática e da sua importância no processo de ensino aprendizagem. Constatou-se também que estes participam do processo administrativo da escola através das tomadas de decisões. Esta pesquisa tem a finalidade de mostrar a importância da gestão democrática no processo administrativo da escola e suas contribuições para uma educação de qualidade.
id UFCG_be4a60ef3b7bec75d25b70a1e0184a4f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10264
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.The practice of school management based on democratic principles: an experience in the city of.Administração escolarGestão democráticaParticipaçãoSchool administrationDemocratic managementParticipationEducação.Diante das transformações que decorrem no contexto educacional, a gestão escolar democrática vem se destacando, pois a cada dia se inova, num crescente processo de evolução, tendo em vista o desenvolvimento organizacional da escola e de todos que nela se inserem. A opção pelo estudo deu-se pela inquietação em pesquisar sobre a Prática da Gestão escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Frassinete Bernardo, na cidade de São João do Rio do Peixe/Paraíba, tendo em vista, a necessidade de uma reflexão crítica sobre uma das práticas de gestão vigentes neste município e como os agentes educacionais inseridos em âmbito escolar a percebem e compreendem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizado com os sujeitos que compõe o processo administrativo e pedagógico da escola, representados pelo gestor, o vice- gestor, a secretária, a coordenadora pedagógica e três professores de turnos diferentes. A análise obtida através da coleta de dados deu-se a partir da observação sistemática e a aplicação de questionários. A verificação constatou-se que os sujeitos têm um conhecimento básico sobre a gestão democrática e da sua importância no processo de ensino aprendizagem. Constatou-se também que estes participam do processo administrativo da escola através das tomadas de decisões. Esta pesquisa tem a finalidade de mostrar a importância da gestão democrática no processo administrativo da escola e suas contribuições para uma educação de qualidade.With these transformations taking place in the educational context, the democratic school management has been highlighted because every day it innovates in a growing process of evolution, in view of the organizational development of the school and everyone in it are inserted. The choice of study was due to the unrest in researching Practice Management School at Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Frassinete Bernardo, at São João do Rio do Peixe, Paraíba, in view of the need for a critical reflection about one of management practices prevailing in this city and as educational agents embedded in the school to realize and understand.This is a qualitative research study conducted with the subjects that make up the administrative and pedagogical school, the administrative sector, represented by the manager, vice manager, secretary, educational coordinator and three teachers.The analysis obtained through the data collection took place from systematic observation and questionnaires.The verification it was found that the subjects have a basic understanding of democratic management and its importance in teaching learning process.It was also found that those participating in the administrative process through the school choice decisions.This research aims to show the importance of democratic management in the administrative process of the school and its contributions to quality education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTIAGO, Stella Marcia de Morais.SANTIAGO, Stella M. de M.http://lattes.cnpq.br/1977726452183817ARAÚJO, Edinaura Almeida de.SANTOS, Nozângela Maria Rolim.SOUSA, Luzia Batista de.20122019-12-17T16:37:21Z2019-12-172019-12-17T16:37:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10264SOUSA, Luzia Batista de. A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2012. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T11:46:10Zoai:localhost:riufcg/10264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T11:46:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.
The practice of school management based on democratic principles: an experience in the city of.
title A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.
spellingShingle A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.
SOUSA, Luzia Batista de.
Administração escolar
Gestão democrática
Participação
School administration
Democratic management
Participation
Educação.
title_short A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_full A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_fullStr A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_full_unstemmed A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_sort A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.
author SOUSA, Luzia Batista de.
author_facet SOUSA, Luzia Batista de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
SANTIAGO, Stella M. de M.
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
SANTOS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Luzia Batista de.
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar
Gestão democrática
Participação
School administration
Democratic management
Participation
Educação.
topic Administração escolar
Gestão democrática
Participação
School administration
Democratic management
Participation
Educação.
description Diante das transformações que decorrem no contexto educacional, a gestão escolar democrática vem se destacando, pois a cada dia se inova, num crescente processo de evolução, tendo em vista o desenvolvimento organizacional da escola e de todos que nela se inserem. A opção pelo estudo deu-se pela inquietação em pesquisar sobre a Prática da Gestão escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Frassinete Bernardo, na cidade de São João do Rio do Peixe/Paraíba, tendo em vista, a necessidade de uma reflexão crítica sobre uma das práticas de gestão vigentes neste município e como os agentes educacionais inseridos em âmbito escolar a percebem e compreendem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizado com os sujeitos que compõe o processo administrativo e pedagógico da escola, representados pelo gestor, o vice- gestor, a secretária, a coordenadora pedagógica e três professores de turnos diferentes. A análise obtida através da coleta de dados deu-se a partir da observação sistemática e a aplicação de questionários. A verificação constatou-se que os sujeitos têm um conhecimento básico sobre a gestão democrática e da sua importância no processo de ensino aprendizagem. Constatou-se também que estes participam do processo administrativo da escola através das tomadas de decisões. Esta pesquisa tem a finalidade de mostrar a importância da gestão democrática no processo administrativo da escola e suas contribuições para uma educação de qualidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-12-17T16:37:21Z
2019-12-17
2019-12-17T16:37:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10264
SOUSA, Luzia Batista de. A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2012. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10264
identifier_str_mv SOUSA, Luzia Batista de. A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2012. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744423136788480