Seleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Marcus Vinícius Gonçalves.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SANTOS, Marcos dos., GOMES, Carlos Francisco Simões.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32654
Resumo: O transporte offshore de pessoas e cargas se dá, basicamente, por dois modais: marítimo (via lanchas e barcos de apoio) e aéreo (via helicópteros). De modo geral, as empresas não se limitam e utilizam ambos modais visto que, dependendo da capacidade de pouso dos helideques das unidades marítimas offshore, do tipo de carga, do peso, das dimensões, da urgência da demanda e de diversos outros fatores, um único modal não é capaz de suprir as necessidades dessas organizações. Esse trabalho limita-se ao estudo do transporte de pessoas e cargas via modal aéreo. Analisaremos as relações de preferência entre as 11 alternativas do estudo por meio do método de auxílio multicritério à decisão TOPSIS 2NE. Coletamos dados públicos referentes aos helideques de 24 plataformas de petróleo localizadas em oito campos da bacias de Santos e Campos, comparando-os nos 13 critérios de seleção, todos mutualmente exclusivos entre si: número de assentos, peso máximo de decolagem, peso da aeronave vazia, velocidade de cruzeiro, razão de subida, alcance, resistência máxima, capacidade dos tanques de combustível, comprimento total, preço, capacidade do bagageiro, consumo e número de plataformas atendidas pelas máquinas. Como resultado, a aeronave AW109 teve o melhor desempenho nas duas normalizações do método e as aeronaves S76 e H225 o pior desempenho dentre as alternativas disponíveis. A relevância do trabalho se dá na potencial otimização dos custos logísticos em uma em uma indústria consolidada onde a tal otimização pode se tornar um diferencial competitivo frente aos concorrentes.
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Esse trabalho limita-se ao estudo do transporte de pessoas e cargas via modal aéreo. Analisaremos as relações de preferência entre as 11 alternativas do estudo por meio do método de auxílio multicritério à decisão TOPSIS 2NE. Coletamos dados públicos referentes aos helideques de 24 plataformas de petróleo localizadas em oito campos da bacias de Santos e Campos, comparando-os nos 13 critérios de seleção, todos mutualmente exclusivos entre si: número de assentos, peso máximo de decolagem, peso da aeronave vazia, velocidade de cruzeiro, razão de subida, alcance, resistência máxima, capacidade dos tanques de combustível, comprimento total, preço, capacidade do bagageiro, consumo e número de plataformas atendidas pelas máquinas. Como resultado, a aeronave AW109 teve o melhor desempenho nas duas normalizações do método e as aeronaves S76 e H225 o pior desempenho dentre as alternativas disponíveis. A relevância do trabalho se dá na potencial otimização dos custos logísticos em uma em uma indústria consolidada onde a tal otimização pode se tornar um diferencial competitivo frente aos concorrentes.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Seleção de aeronavesHelicópteros - seleçãoMétodo TOPSIS 2NETOPSIS 2NEOffshoreMulticritérioDecisão multicritérioMétodo multicritério de apoio à decisãoPetróleo e gásEstudo de casoAircraft selectionHelicopters - selectionTOPSIS 2NE MethodTOPSIS 2NEOffshoreMulticriteriaMulti-criteria decisionMulticriteria decision support methodOil and GasCase study9Seleção de helicópteros para atendimento offshore de um conjunto de plataformas com a utilização do método TOPSIS 2NE.Selection of helicopters for offshore service on a set of platforms using the TOPSIS 2NE method.20212023-11-03T21:31:26Z2023-11-032023-11-03T21:31:26Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32654RODRIGUES, Marcus Vinícius Gonçalves; SANTOS, Marcos dos; GOMES, Carlos Francisco Simões. 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