A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484
Resumo: Os livros didáticos de português nas escolas guineenses são produzidos em Portugal sem se levar em conta o público a que eles se destinam. Nesse sentido observa-se dificuldade entre professor-aluno guineense em desenvolver seu ensino-aprendizagem. Nesse contexto realizamos nossa pesquisa com objetivo observar “a abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau”. Para isso analisamos seis (6) livros didáticos de 5ª classe/série a 10ª classe/série observando como o verbo é explorado nesses livros e a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que o ensino do verbo é feito através da memorização.
id UFCG_bece0bc5ae90303577cb7f5007794edb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28484
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.The approach to teaching the 'verb' in Portuguese books in basic and fundamental education in Guinea-Bissau.Português africano - Guiné-BissauGuiné-Bissau - ensino de língua portuguesaEnsino de verbo - Guiné-BissauEscolas Guineenses - África - ensino de portuguêsLivros de português no ensino básico - Guiné-BissauGuiné-Bissau - sistema educacionalAfrican Portuguese - Guinea-BissauGuinea-Bissau - Portuguese language teachingVerb teaching - Guinea-BissauGuinean Schools - Africa - Teaching PortuguesePortuguese books in basic education - Guinea-BissauGuinea-Bissau - educational systemLinguísticaOs livros didáticos de português nas escolas guineenses são produzidos em Portugal sem se levar em conta o público a que eles se destinam. Nesse sentido observa-se dificuldade entre professor-aluno guineense em desenvolver seu ensino-aprendizagem. Nesse contexto realizamos nossa pesquisa com objetivo observar “a abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau”. Para isso analisamos seis (6) livros didáticos de 5ª classe/série a 10ª classe/série observando como o verbo é explorado nesses livros e a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que o ensino do verbo é feito através da memorização.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/8478129683261997RAFAEL, Edmilson Luiz.SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes.20112022-12-27T11:12:14Z2022-12-272022-12-27T11:12:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-27T11:12:53Zoai:localhost:riufcg/28484Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-27T11:12:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
The approach to teaching the 'verb' in Portuguese books in basic and fundamental education in Guinea-Bissau.
title A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
spellingShingle A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes.
Português africano - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa
Ensino de verbo - Guiné-Bissau
Escolas Guineenses - África - ensino de português
Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - sistema educacional
African Portuguese - Guinea-Bissau
Guinea-Bissau - Portuguese language teaching
Verb teaching - Guinea-Bissau
Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese
Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau
Guinea-Bissau - educational system
Linguística
title_short A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
title_full A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
title_fullStr A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
title_full_unstemmed A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
title_sort A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
author SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes.
author_facet SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BEZERRA, Maria Auxiliadora.
BEZERRA, M. A.
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997
RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes.
dc.subject.por.fl_str_mv Português africano - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa
Ensino de verbo - Guiné-Bissau
Escolas Guineenses - África - ensino de português
Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - sistema educacional
African Portuguese - Guinea-Bissau
Guinea-Bissau - Portuguese language teaching
Verb teaching - Guinea-Bissau
Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese
Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau
Guinea-Bissau - educational system
Linguística
topic Português africano - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa
Ensino de verbo - Guiné-Bissau
Escolas Guineenses - África - ensino de português
Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - sistema educacional
African Portuguese - Guinea-Bissau
Guinea-Bissau - Portuguese language teaching
Verb teaching - Guinea-Bissau
Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese
Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau
Guinea-Bissau - educational system
Linguística
description Os livros didáticos de português nas escolas guineenses são produzidos em Portugal sem se levar em conta o público a que eles se destinam. Nesse sentido observa-se dificuldade entre professor-aluno guineense em desenvolver seu ensino-aprendizagem. Nesse contexto realizamos nossa pesquisa com objetivo observar “a abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau”. Para isso analisamos seis (6) livros didáticos de 5ª classe/série a 10ª classe/série observando como o verbo é explorado nesses livros e a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que o ensino do verbo é feito através da memorização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2022-12-27T11:12:14Z
2022-12-27
2022-12-27T11:12:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484
SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484
identifier_str_mv SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565728444416