A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484 |
Resumo: | Os livros didáticos de português nas escolas guineenses são produzidos em Portugal sem se levar em conta o público a que eles se destinam. Nesse sentido observa-se dificuldade entre professor-aluno guineense em desenvolver seu ensino-aprendizagem. Nesse contexto realizamos nossa pesquisa com objetivo observar “a abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau”. Para isso analisamos seis (6) livros didáticos de 5ª classe/série a 10ª classe/série observando como o verbo é explorado nesses livros e a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que o ensino do verbo é feito através da memorização. |
id |
UFCG_bece0bc5ae90303577cb7f5007794edb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28484 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.The approach to teaching the 'verb' in Portuguese books in basic and fundamental education in Guinea-Bissau.Português africano - Guiné-BissauGuiné-Bissau - ensino de língua portuguesaEnsino de verbo - Guiné-BissauEscolas Guineenses - África - ensino de portuguêsLivros de português no ensino básico - Guiné-BissauGuiné-Bissau - sistema educacionalAfrican Portuguese - Guinea-BissauGuinea-Bissau - Portuguese language teachingVerb teaching - Guinea-BissauGuinean Schools - Africa - Teaching PortuguesePortuguese books in basic education - Guinea-BissauGuinea-Bissau - educational systemLinguísticaOs livros didáticos de português nas escolas guineenses são produzidos em Portugal sem se levar em conta o público a que eles se destinam. Nesse sentido observa-se dificuldade entre professor-aluno guineense em desenvolver seu ensino-aprendizagem. Nesse contexto realizamos nossa pesquisa com objetivo observar “a abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau”. Para isso analisamos seis (6) livros didáticos de 5ª classe/série a 10ª classe/série observando como o verbo é explorado nesses livros e a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que o ensino do verbo é feito através da memorização.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/8478129683261997RAFAEL, Edmilson Luiz.SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes.20112022-12-27T11:12:14Z2022-12-272022-12-27T11:12:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-27T11:12:53Zoai:localhost:riufcg/28484Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-27T11:12:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. The approach to teaching the 'verb' in Portuguese books in basic and fundamental education in Guinea-Bissau. |
title |
A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. |
spellingShingle |
A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. Português africano - Guiné-Bissau Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa Ensino de verbo - Guiné-Bissau Escolas Guineenses - África - ensino de português Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau Guiné-Bissau - sistema educacional African Portuguese - Guinea-Bissau Guinea-Bissau - Portuguese language teaching Verb teaching - Guinea-Bissau Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau Guinea-Bissau - educational system Linguística |
title_short |
A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. |
title_full |
A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. |
title_fullStr |
A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. |
title_full_unstemmed |
A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. |
title_sort |
A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. |
author |
SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. |
author_facet |
SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. BEZERRA, M. A. http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 RAFAEL, Edmilson Luiz. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português africano - Guiné-Bissau Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa Ensino de verbo - Guiné-Bissau Escolas Guineenses - África - ensino de português Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau Guiné-Bissau - sistema educacional African Portuguese - Guinea-Bissau Guinea-Bissau - Portuguese language teaching Verb teaching - Guinea-Bissau Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau Guinea-Bissau - educational system Linguística |
topic |
Português africano - Guiné-Bissau Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa Ensino de verbo - Guiné-Bissau Escolas Guineenses - África - ensino de português Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau Guiné-Bissau - sistema educacional African Portuguese - Guinea-Bissau Guinea-Bissau - Portuguese language teaching Verb teaching - Guinea-Bissau Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau Guinea-Bissau - educational system Linguística |
description |
Os livros didáticos de português nas escolas guineenses são produzidos em Portugal sem se levar em conta o público a que eles se destinam. Nesse sentido observa-se dificuldade entre professor-aluno guineense em desenvolver seu ensino-aprendizagem. Nesse contexto realizamos nossa pesquisa com objetivo observar “a abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau”. Para isso analisamos seis (6) livros didáticos de 5ª classe/série a 10ª classe/série observando como o verbo é explorado nesses livros e a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que o ensino do verbo é feito através da memorização. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2022-12-27T11:12:14Z 2022-12-27 2022-12-27T11:12:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484 SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484 |
identifier_str_mv |
SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744565728444416 |