A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINS, Rogenia Maciel.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4882
Resumo: O trabalho com a poesia e a pintura vem, desde o início, apontando para uma linha comparativa no sentido de se traçar semelhanças e diferenças entre essas formas de artes, há muito consideradas irmãs, seja quanto ao aspecto formal, seja quanto ao conteúdo que e representado por essas artes. De acordo com Aguinaldo José Gonçalves, estudando Lessing, essas semelhanças constituem o que ele chamou de homologias estruturais, e apontam para um conjunto de elementos idênticos, encontrados em objetos artísticos poéticos ou pictóricos. Já Aristóteles, estudando a tragédia, em sua Poética, lançou as bases desse estudo, na medida em que passou a examinar aquelas artes do ponto de vista da elaboração de critérios de identidade e dessemelhanças em algumas passagens do seu livro. Embora antiga a temática, o estudo dessas artes se constitui ainda como algo novo, que tem ganhado espaço a cada dia nos campos acadêmicos. Ao se estudar, de modo comparativo, trabalhos de poesia e pintura, e possível ao pesquisador traçar padrões de semelhanças, ainda que a obra e o artista pertençam a realidades distintas, a exemplo dos trabalhos de Mario Quintana e de Joan Miro, que constituirão o corpus desta pesquisa. O resultado desse tipo de frequentação do objeto artístico e a abertura de um leque de possibilidades de leitura, que leva o leitor/observador a se aproximar cada vez mais, e mais intensamente, da arte em geral.
id UFCG_c0a4d803e5cac48b15beaea49e959b4f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4882
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.The poetry of Quintana and the painting of Miró: Where the letter and the line are confused.ArteHomologias estruturaisMiróQuintanaEspecializaçãoPinturaPoesiaArtStructural HomologiesSpecializationPicturePoetryLetrasO trabalho com a poesia e a pintura vem, desde o início, apontando para uma linha comparativa no sentido de se traçar semelhanças e diferenças entre essas formas de artes, há muito consideradas irmãs, seja quanto ao aspecto formal, seja quanto ao conteúdo que e representado por essas artes. De acordo com Aguinaldo José Gonçalves, estudando Lessing, essas semelhanças constituem o que ele chamou de homologias estruturais, e apontam para um conjunto de elementos idênticos, encontrados em objetos artísticos poéticos ou pictóricos. Já Aristóteles, estudando a tragédia, em sua Poética, lançou as bases desse estudo, na medida em que passou a examinar aquelas artes do ponto de vista da elaboração de critérios de identidade e dessemelhanças em algumas passagens do seu livro. Embora antiga a temática, o estudo dessas artes se constitui ainda como algo novo, que tem ganhado espaço a cada dia nos campos acadêmicos. Ao se estudar, de modo comparativo, trabalhos de poesia e pintura, e possível ao pesquisador traçar padrões de semelhanças, ainda que a obra e o artista pertençam a realidades distintas, a exemplo dos trabalhos de Mario Quintana e de Joan Miro, que constituirão o corpus desta pesquisa. O resultado desse tipo de frequentação do objeto artístico e a abertura de um leque de possibilidades de leitura, que leva o leitor/observador a se aproximar cada vez mais, e mais intensamente, da arte em geral.The work with poetry and painting starts pointing to a comparative line, to draw similarities and differences between these forms of arts, considered sisters for a long time. According to Aguinaldo Jose Goncalves, studying Lessing, these similarities are consisted of what he called structural homologies, and pointed out a number of similar elements, art objects found in poetic or pictorial. When Aristotle has already studied the tragedy in his Poetics laid the foundations of this study, therefore it began to examine those arts from the viewpoint of development of criteria for identity and dissimilarity in some passages of his book. Although the statement has been considered too ancient, the study of such arts is still working as a new speech, but it arouse interest on academic areas daily. While studying in comparative way, works of we make up possibilities that enable to the researcher to develop patterns of similarities, even though the work and artist, belong to different realities, the work of Mario Quintana and Joan Miro are often very like alike. The result of this type of "frequentation" directed to the artistic object, has led to a range of possibilities for reading, which takes the reader / observer to bring more and more intensively, art in general.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Andrey Pereira de.OLIVEIRA, A. P.http://lattes.cnpq.br/9422139982124228WANDERTEY, Nailza de Araújo.QUEIROZ, Marcílio Garcia de.LINS, Rogenia Maciel.2008-11-202019-07-15T15:34:49Z2019-07-152019-07-15T15:34:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4882LINS, Rogenia Maciel. A poesia de quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem. 2008. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T21:02:27Zoai:localhost:riufcg/4882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T21:02:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.
The poetry of Quintana and the painting of Miró: Where the letter and the line are confused.
title A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.
spellingShingle A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.
LINS, Rogenia Maciel.
Arte
Homologias estruturais
Miró
Quintana
Especialização
Pintura
Poesia
Art
Structural Homologies
Specialization
Picture
Poetry
Letras
title_short A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.
title_full A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.
title_fullStr A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.
title_full_unstemmed A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.
title_sort A poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.
author LINS, Rogenia Maciel.
author_facet LINS, Rogenia Maciel.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Andrey Pereira de.
OLIVEIRA, A. P.
http://lattes.cnpq.br/9422139982124228
WANDERTEY, Nailza de Araújo.
QUEIROZ, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LINS, Rogenia Maciel.
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Homologias estruturais
Miró
Quintana
Especialização
Pintura
Poesia
Art
Structural Homologies
Specialization
Picture
Poetry
Letras
topic Arte
Homologias estruturais
Miró
Quintana
Especialização
Pintura
Poesia
Art
Structural Homologies
Specialization
Picture
Poetry
Letras
description O trabalho com a poesia e a pintura vem, desde o início, apontando para uma linha comparativa no sentido de se traçar semelhanças e diferenças entre essas formas de artes, há muito consideradas irmãs, seja quanto ao aspecto formal, seja quanto ao conteúdo que e representado por essas artes. De acordo com Aguinaldo José Gonçalves, estudando Lessing, essas semelhanças constituem o que ele chamou de homologias estruturais, e apontam para um conjunto de elementos idênticos, encontrados em objetos artísticos poéticos ou pictóricos. Já Aristóteles, estudando a tragédia, em sua Poética, lançou as bases desse estudo, na medida em que passou a examinar aquelas artes do ponto de vista da elaboração de critérios de identidade e dessemelhanças em algumas passagens do seu livro. Embora antiga a temática, o estudo dessas artes se constitui ainda como algo novo, que tem ganhado espaço a cada dia nos campos acadêmicos. Ao se estudar, de modo comparativo, trabalhos de poesia e pintura, e possível ao pesquisador traçar padrões de semelhanças, ainda que a obra e o artista pertençam a realidades distintas, a exemplo dos trabalhos de Mario Quintana e de Joan Miro, que constituirão o corpus desta pesquisa. O resultado desse tipo de frequentação do objeto artístico e a abertura de um leque de possibilidades de leitura, que leva o leitor/observador a se aproximar cada vez mais, e mais intensamente, da arte em geral.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-20
2019-07-15T15:34:49Z
2019-07-15
2019-07-15T15:34:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4882
LINS, Rogenia Maciel. A poesia de quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem. 2008. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4882
identifier_str_mv LINS, Rogenia Maciel. A poesia de quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem. 2008. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380354887680