Nuances da poética de Ascenso Ferreira: um recorte temático em poemas homônimos do autor pernambucano.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28633 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva estudar a poética homônima de Ascenso Ferreira, autor pernambucano nascido na cidade de Palmares, que tem sua obra voltada para o retrato do interior em todas as suas nuances, desde a própria gente até sua cultura, seus costumes. A nossa questão de pesquisa foi: 1) Como as temáticas encontradas na poesia de Ascenso Ferreira contribuem para a retomada da pesquisa sobre a obra do autor?; e A metodologia empregada neste trabalho se configura como de cunho bibliográfico, pois a nossa pesquisa se baseia nos poemas constantes dos livros do autor. Com relação à nossa análise, utilizamo-nos de alguns teóricos que versam sobre Ascenso Ferreira no sentido biográfico, como Correya (2005) e Aires Franceschini (2003), sobre Ascenso em relação ao seu estilo de poesia como Milliet (1995), Bandeira (1995) e Silva (2008), sobre as estéticas literárias como Bosi (2013), sobre o fato de Ascenso ser um poeta popular como Ribeiro (1987). Na nossa análise, dividida em duas seções, na primeira pudemos perceber que a poética do autor pernambucano se dá de maneira tal que, comparando os poemas homônimos do autor, as temáticas podem ser totalmente diferentes, em que, se de um lado pode haver um poema homônimo que tenha uma temática, não é necessário que, por outro lado, tenhamos a mesma temática, como se dá com os Misticismo e Misticismo nº 2, mas também havendo uma continuidade com a mesma temática, como em Xenhenhém e Xenhenhém nº 2. Já na segunda seção, pudemos perceber que há aproximações e distanciamentos na poesia de Ascenso em relação a um poema homônimo de outro autor, Oswald de Andrade. Como considerações finais, concluímos que a poética de Ascenso Ferreira pode ser considerada como plural tanto do ponto de vista temático como do ponto vista formal e que ela deve e pode ser estudada por teóricos de diversas áreas do conhecimento, por, justamente, ser plural tanto historicamente, como culturalmente. Concluímos, também, que respondemos a nossa questão pois, se a poesia de Ascenso se revela tão plural, ela não poderia ser deixada em silêncio por tanto tempo e as temáticas são um dos fatores para que esse silêncio seja dirimido e a poesia volte a ser colocada em evidência no estudo literário brasileiro. |
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Nuances da poética de Ascenso Ferreira: um recorte temático em poemas homônimos do autor pernambucano.Nuances of Ascenso Ferreira's poetics: a thematic approach in homonymous poems by the author from Pernambuco.Literatura pernambucana - poesiaPernambucan literature - poetryPoesia pernambucanaPernambucan poetryAscenso Ferreira - crítica e interpretaçãoAscenso Ferreira - criticism and interpretationAutor pernambucano - Ascenso FerreiraAuthor from Pernambuco - Ascenso FerreiraPoemas homônimosEponymous poemsPluralidade temática - modernismoThematic plurality - modernismPoética homônima de Ascenso FerreiraHomonymous poetry by Ascenso FerreiraModernismo no BrasilModernism in BrazilPoesia de Ascenso FerreiraPoetry by Ascenso FerreiraComparação - poética de Ascenso Ferreira e Oswald de AndradeComparison - poetics of Ascenso Ferreira and Oswald de AndradeLinguística LiteraturaA presente pesquisa objetiva estudar a poética homônima de Ascenso Ferreira, autor pernambucano nascido na cidade de Palmares, que tem sua obra voltada para o retrato do interior em todas as suas nuances, desde a própria gente até sua cultura, seus costumes. A nossa questão de pesquisa foi: 1) Como as temáticas encontradas na poesia de Ascenso Ferreira contribuem para a retomada da pesquisa sobre a obra do autor?; e A metodologia empregada neste trabalho se configura como de cunho bibliográfico, pois a nossa pesquisa se baseia nos poemas constantes dos livros do autor. Com relação à nossa análise, utilizamo-nos de alguns teóricos que versam sobre Ascenso Ferreira no sentido biográfico, como Correya (2005) e Aires Franceschini (2003), sobre Ascenso em relação ao seu estilo de poesia como Milliet (1995), Bandeira (1995) e Silva (2008), sobre as estéticas literárias como Bosi (2013), sobre o fato de Ascenso ser um poeta popular como Ribeiro (1987). Na nossa análise, dividida em duas seções, na primeira pudemos perceber que a poética do autor pernambucano se dá de maneira tal que, comparando os poemas homônimos do autor, as temáticas podem ser totalmente diferentes, em que, se de um lado pode haver um poema homônimo que tenha uma temática, não é necessário que, por outro lado, tenhamos a mesma temática, como se dá com os Misticismo e Misticismo nº 2, mas também havendo uma continuidade com a mesma temática, como em Xenhenhém e Xenhenhém nº 2. Já na segunda seção, pudemos perceber que há aproximações e distanciamentos na poesia de Ascenso em relação a um poema homônimo de outro autor, Oswald de Andrade. Como considerações finais, concluímos que a poética de Ascenso Ferreira pode ser considerada como plural tanto do ponto de vista temático como do ponto vista formal e que ela deve e pode ser estudada por teóricos de diversas áreas do conhecimento, por, justamente, ser plural tanto historicamente, como culturalmente. Concluímos, também, que respondemos a nossa questão pois, se a poesia de Ascenso se revela tão plural, ela não poderia ser deixada em silêncio por tanto tempo e as temáticas são um dos fatores para que esse silêncio seja dirimido e a poesia volte a ser colocada em evidência no estudo literário brasileiro.This research aims to study the homonymous poetry of Ascenso Ferreira, author born in Palmares, Pernambuco, whose work focused on the countryside outlook in all its nuances, from its people to its culture and its habits. Our research question was: 1) How the themes found in the poetry of Ascenso Ferreira can contribute to the resumption of research on the author's work?. The methodology used in this study is characterized as bibliographic since our research is based on the poems which constitute the author's books. Regarding to our analysis, we based this research on some theorists that deal with Ascenso Ferreira in biographical sense, such as Correya ( 2005) and Aires Franceschini (2003), on Ascenso regarding to his poetry style as Milliet (1995), Bandeira (1995) and Costa e Silva (2008), on the literary aesthetic as Bosi (2013) and about Ascenso being a popular poet as Ribeiro (1987). Our analysis was divided into two sections, in the first one we could observe that the poetics of the author born in Pernambuco occurs such that by comparing the author’s homonym poems, it can be observed that the theme can be totally different so that if on one side there may be a homonymous poem that has a theme, it is not necessary that on the other side, we find the same theme, as is the case with Mysticism and Mysticism nº 2, but there is a continuity with the same theme, as in Xenhenhém e Xenhenhém nº 2. Regarding to the second section, we could observe that there are approximations and distancing in the poetry of Ascenso when compared to an eponymous poem by another author, Oswald de Andrade. As final considerations, we concluded that the poetry of Ascenso Ferreira can be considered as plural regarding to both thematic as formal point of view and that it should and can be studied by theorists from various fields of knowledge for, precisely, being plural both historically as culturally. We also concluded that we responded to our questions since the poetry of Ascenso is revealed to be so plural, it could not be silenced for so long and the themes are one of the factors for this silence to be settled and poetry may be placed back in evidence in the Brazilian literary study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Aluska Silva.CARVALHO, A. S.http://lattes.cnpq.br/3971744192174902OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.OLIVEIRA, P. N.http://lattes.cnpq.br/7958219874557313ALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166ARAÚJO, Igor Soares.20162023-01-04T20:22:06Z2023-01-042023-01-04T20:22:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28633ARAÚJO, Igor Soares. Nuances da poética de Ascenso Ferreira: um recorte temático em poemas homônimos do autor pernambucano. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. 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A presente pesquisa objetiva estudar a poética homônima de Ascenso Ferreira, autor pernambucano nascido na cidade de Palmares, que tem sua obra voltada para o retrato do interior em todas as suas nuances, desde a própria gente até sua cultura, seus costumes. A nossa questão de pesquisa foi: 1) Como as temáticas encontradas na poesia de Ascenso Ferreira contribuem para a retomada da pesquisa sobre a obra do autor?; e A metodologia empregada neste trabalho se configura como de cunho bibliográfico, pois a nossa pesquisa se baseia nos poemas constantes dos livros do autor. Com relação à nossa análise, utilizamo-nos de alguns teóricos que versam sobre Ascenso Ferreira no sentido biográfico, como Correya (2005) e Aires Franceschini (2003), sobre Ascenso em relação ao seu estilo de poesia como Milliet (1995), Bandeira (1995) e Silva (2008), sobre as estéticas literárias como Bosi (2013), sobre o fato de Ascenso ser um poeta popular como Ribeiro (1987). Na nossa análise, dividida em duas seções, na primeira pudemos perceber que a poética do autor pernambucano se dá de maneira tal que, comparando os poemas homônimos do autor, as temáticas podem ser totalmente diferentes, em que, se de um lado pode haver um poema homônimo que tenha uma temática, não é necessário que, por outro lado, tenhamos a mesma temática, como se dá com os Misticismo e Misticismo nº 2, mas também havendo uma continuidade com a mesma temática, como em Xenhenhém e Xenhenhém nº 2. Já na segunda seção, pudemos perceber que há aproximações e distanciamentos na poesia de Ascenso em relação a um poema homônimo de outro autor, Oswald de Andrade. Como considerações finais, concluímos que a poética de Ascenso Ferreira pode ser considerada como plural tanto do ponto de vista temático como do ponto vista formal e que ela deve e pode ser estudada por teóricos de diversas áreas do conhecimento, por, justamente, ser plural tanto historicamente, como culturalmente. Concluímos, também, que respondemos a nossa questão pois, se a poesia de Ascenso se revela tão plural, ela não poderia ser deixada em silêncio por tanto tempo e as temáticas são um dos fatores para que esse silêncio seja dirimido e a poesia volte a ser colocada em evidência no estudo literário brasileiro. |
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