Investigando bugs reabertos: um estudo de caso no Bugzilla.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29245 |
Resumo: | Dentre as atividades típicas de um processo de software, podemos destacar as tarefas de testar, analisar, reportar e corrigir bugs. A realização dessas tarefas é importante para identificar erros comuns ou complexos durante todas as etapas do desenvolvimento, evitando retrabalho e entregando um software com mais qualidade e confiabilidade [1]. Em um relatório de bug, geralmente, seu autor oferece detalhes da anormalidade que vem ocorrendo. Tipicamente, um relatório de bug é aberto, o bug é corrigido e o relatório é fechado. Contudo, por vezes, é verificado que a correção do bug não foi eficaz, seja por falta de descrição mais objetiva no relatório, seja por dificuldade de entendimento por parte do desenvolvedor. Assim, faz-se necessária a reabertura do bug, adicionando tempo no processo de desenvolvimento, tornando o software mais custoso. Por isso, é importante investigar o que pode ser feito para mitigar tais problemas. Neste trabalho, investigamos as características que levam um bug a ser reaberto. Os resultados deste trabalho podem ajudar aos usuários finais e desenvolvedores a melhor escrever relatórios de bugs, bem como aos desenvolvedores a melhor entendê-los e tratá-los. O estudo utilizou um dataset extraído da ferramenta Bugzilla. |
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Investigando bugs reabertos: um estudo de caso no Bugzilla.Investigating reopened bugs: a case study in Bugzilla.Processo de softwareReabertura de bugRelatório de bugBugzillaSoftware processBug reopeningBug reportCiência da Computação.Dentre as atividades típicas de um processo de software, podemos destacar as tarefas de testar, analisar, reportar e corrigir bugs. A realização dessas tarefas é importante para identificar erros comuns ou complexos durante todas as etapas do desenvolvimento, evitando retrabalho e entregando um software com mais qualidade e confiabilidade [1]. Em um relatório de bug, geralmente, seu autor oferece detalhes da anormalidade que vem ocorrendo. Tipicamente, um relatório de bug é aberto, o bug é corrigido e o relatório é fechado. Contudo, por vezes, é verificado que a correção do bug não foi eficaz, seja por falta de descrição mais objetiva no relatório, seja por dificuldade de entendimento por parte do desenvolvedor. Assim, faz-se necessária a reabertura do bug, adicionando tempo no processo de desenvolvimento, tornando o software mais custoso. Por isso, é importante investigar o que pode ser feito para mitigar tais problemas. Neste trabalho, investigamos as características que levam um bug a ser reaberto. Os resultados deste trabalho podem ajudar aos usuários finais e desenvolvedores a melhor escrever relatórios de bugs, bem como aos desenvolvedores a melhor entendê-los e tratá-los. O estudo utilizou um dataset extraído da ferramenta Bugzilla.Among the typical activities of a software process, we can highlight the tasks of testing, analyzing, reporting and fixing bugs. Performing these tasks is important to identify common or complex errors during all stages of development, avoiding rework and delivering software with more quality and reliability [1]. In a bug report, the author usually provides details of the abnormality that has been occurring. Typically, a bug report is opened, the bug is fixed, and the report is closed. However, sometimes it is verified that the bug correction was not effective, either due to lack of a more objective description in the report, or due to difficulty in understanding on the part of the developer. Thus, it is necessary to reopen the bug, adding time to the development process, making the software more expensive. Therefore, it is important to investigate what can be done to mitigate such problems. In this work, we investigate the characteristics that lead a bug to be reopened. The results of this work can help end users and developers to better write bug reports, as well as developers to better understand and handle them. The study used a dataset extracted from the Bugzilla tool.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGRAMALHO, Franklin de Souza.RAMALHO, F. S.http://lattes.cnpq.br/2469816352786812ALVES, Everton Leandro Galdino.BRASILEIRO, Francisco Vilar.ARAÚJO FILHO, Euclides Ramos de.2022-09-022023-04-04T22:10:22Z2023-04-042023-04-04T22:10:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29245ARAÚJO FILHO, Euclides Ramos de. Investigando bugs reabertos: um estudo de caso no Bugzilla. 2022. 15f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-04T22:13:13Zoai:localhost:riufcg/29245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-04T22:13:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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