Investigando bugs reabertos: um estudo de caso no Bugzilla.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO FILHO, Euclides Ramos de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29245
Resumo: Dentre as atividades típicas de um processo de software, podemos destacar as tarefas de testar, analisar, reportar e corrigir bugs. A realização dessas tarefas é importante para identificar erros comuns ou complexos durante todas as etapas do desenvolvimento, evitando retrabalho e entregando um software com mais qualidade e confiabilidade [1]. Em um relatório de bug, geralmente, seu autor oferece detalhes da anormalidade que vem ocorrendo. Tipicamente, um relatório de bug é aberto, o bug é corrigido e o relatório é fechado. Contudo, por vezes, é verificado que a correção do bug não foi eficaz, seja por falta de descrição mais objetiva no relatório, seja por dificuldade de entendimento por parte do desenvolvedor. Assim, faz-se necessária a reabertura do bug, adicionando tempo no processo de desenvolvimento, tornando o software mais custoso. Por isso, é importante investigar o que pode ser feito para mitigar tais problemas. Neste trabalho, investigamos as características que levam um bug a ser reaberto. Os resultados deste trabalho podem ajudar aos usuários finais e desenvolvedores a melhor escrever relatórios de bugs, bem como aos desenvolvedores a melhor entendê-los e tratá-los. O estudo utilizou um dataset extraído da ferramenta Bugzilla.
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