Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Inácia Roselli de Queiroz.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523
Resumo: Vinculada à linha de pesquisa de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a presente dissertação tem, como objeto, a formação continuada de professores alfabetizadores desenvolvida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a partir da sua implantação em 2013. Visando ao alcance do objetivo central de analisar as concepções que fundamentam esse eixo do Pacto, a pesquisa buscou: contextualizar as políticas de formação de professores para a educação básica nas conjunturas do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (1995-2014); explicitar os principais fundamentos e formulações das concepções de formação docente e de alfabetização em disputa, na segunda conjuntura do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (2007-2014); identificar as concepções de formação continuada, alfabetização e de professor alfabetizador adotadas pelo PNAIC. A investigação, inspirada no método dialético (NETTO, 2013; WACHOWICZ, 2001), adotou as categorias analíticas da historicidade e contradição e, como categorias de estudo, concepções de formação docente, de professor e de alfabetização. A pesquisa foi realizada, predominantemente, mediante a análise documental, com ênfase nos Cadernos de formação de professores do Pnaic, de 2012 e 2015. O estudo permitiu identificar o predomínio das correntes hegemônicas, fundamentadas na epistemologia da prática, nas concepções de formação continuada e de professor alfabetizador adotadas pelo Pnaic. Desse modo, na formação continuada implementada por esse Programa, prevaleceu a dimensão instrumental, de cunho pragmático, em detrimento do conhecimento científico.
id UFCG_c1dc6cac18380aafc91f27fad23271f2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12523
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.National pact for literacy at the right age (PNAIC): structuring concepts.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaFormação Continuada de ProfessoresProfessor AlfabetizadorNational Pact for Literacy at the Right AgeContinuing Teacher EducationLiteracy TeacherVinculada à linha de pesquisa de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a presente dissertação tem, como objeto, a formação continuada de professores alfabetizadores desenvolvida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a partir da sua implantação em 2013. Visando ao alcance do objetivo central de analisar as concepções que fundamentam esse eixo do Pacto, a pesquisa buscou: contextualizar as políticas de formação de professores para a educação básica nas conjunturas do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (1995-2014); explicitar os principais fundamentos e formulações das concepções de formação docente e de alfabetização em disputa, na segunda conjuntura do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (2007-2014); identificar as concepções de formação continuada, alfabetização e de professor alfabetizador adotadas pelo PNAIC. A investigação, inspirada no método dialético (NETTO, 2013; WACHOWICZ, 2001), adotou as categorias analíticas da historicidade e contradição e, como categorias de estudo, concepções de formação docente, de professor e de alfabetização. A pesquisa foi realizada, predominantemente, mediante a análise documental, com ênfase nos Cadernos de formação de professores do Pnaic, de 2012 e 2015. O estudo permitiu identificar o predomínio das correntes hegemônicas, fundamentadas na epistemologia da prática, nas concepções de formação continuada e de professor alfabetizador adotadas pelo Pnaic. Desse modo, na formação continuada implementada por esse Programa, prevaleceu a dimensão instrumental, de cunho pragmático, em detrimento do conhecimento científico.Linked to the research line of History, Politics and Educational Management of the Graduate Program in Education of the Federal University of Campina Grande (UFCG), this dissertation has as its object the continuous formation of literacy teachers developed by the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic, in Portuguese), from its implementation in 2013. Aiming at reaching the central objective of analyzing the concepts that underlie this axis of the Pact, the research sought: to contextualize the policies of teacher education for basic education in Third Way neoliberalism in Brazil (1995-2014); clarify the main foundations and formulations of the conceptions of teacher education and literacy in dispute, in the second conjuncture of Third Way neoliberalism in Brazil (2007- 2014); identify the conceptions of continuing education, literacy and literacy teacher adopted by PNAIC. The research, inspired by the dialectical method (NETTO, 2013; WACHOWICZ, 2001), adopted the analytical categories of historicity and contradiction and, as categories of study, conceptions of teacher education, teacher and literacy. The research was carried out predominantly through documentary analysis, with emphasis on the Pnaic Teacher Education Notebooks, 2012 and 2015. The study allowed us to identify the predominance of hegemonic currents, based on the epistemology of practice, on the concepts of continuing education and of literacy teacher adopted by Pnaic. Thereby, in the continuing education implemented by this Program, the instrumental dimension of pragmatic nature prevailed, to the detriment of scientific knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGRODRIGUES, Melânia Mendonça.RODRIGUES, M. M.http://lattes.cnpq.br/6786946916201689SILVA, Maria do Socorro.TORRES, Denise Xavier.FARIAS, Inácia Roselli de Queiroz.2019-11-262020-03-12T12:19:58Z2020-03-122020-03-12T12:19:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523FARIAS, I. R. de Q. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-03T16:10:09Zoai:localhost:riufcg/12523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-03T16:10:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.
National pact for literacy at the right age (PNAIC): structuring concepts.
title Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.
spellingShingle Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.
FARIAS, Inácia Roselli de Queiroz.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Formação Continuada de Professores
Professor Alfabetizador
National Pact for Literacy at the Right Age
Continuing Teacher Education
Literacy Teacher
title_short Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.
title_full Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.
title_fullStr Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.
title_full_unstemmed Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.
title_sort Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.
author FARIAS, Inácia Roselli de Queiroz.
author_facet FARIAS, Inácia Roselli de Queiroz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Melânia Mendonça.
RODRIGUES, M. M.
http://lattes.cnpq.br/6786946916201689
SILVA, Maria do Socorro.
TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIAS, Inácia Roselli de Queiroz.
dc.subject.por.fl_str_mv Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Formação Continuada de Professores
Professor Alfabetizador
National Pact for Literacy at the Right Age
Continuing Teacher Education
Literacy Teacher
topic Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Formação Continuada de Professores
Professor Alfabetizador
National Pact for Literacy at the Right Age
Continuing Teacher Education
Literacy Teacher
description Vinculada à linha de pesquisa de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a presente dissertação tem, como objeto, a formação continuada de professores alfabetizadores desenvolvida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a partir da sua implantação em 2013. Visando ao alcance do objetivo central de analisar as concepções que fundamentam esse eixo do Pacto, a pesquisa buscou: contextualizar as políticas de formação de professores para a educação básica nas conjunturas do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (1995-2014); explicitar os principais fundamentos e formulações das concepções de formação docente e de alfabetização em disputa, na segunda conjuntura do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (2007-2014); identificar as concepções de formação continuada, alfabetização e de professor alfabetizador adotadas pelo PNAIC. A investigação, inspirada no método dialético (NETTO, 2013; WACHOWICZ, 2001), adotou as categorias analíticas da historicidade e contradição e, como categorias de estudo, concepções de formação docente, de professor e de alfabetização. A pesquisa foi realizada, predominantemente, mediante a análise documental, com ênfase nos Cadernos de formação de professores do Pnaic, de 2012 e 2015. O estudo permitiu identificar o predomínio das correntes hegemônicas, fundamentadas na epistemologia da prática, nas concepções de formação continuada e de professor alfabetizador adotadas pelo Pnaic. Desse modo, na formação continuada implementada por esse Programa, prevaleceu a dimensão instrumental, de cunho pragmático, em detrimento do conhecimento científico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26
2020-03-12T12:19:58Z
2020-03-12
2020-03-12T12:19:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523
FARIAS, I. R. de Q. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523
identifier_str_mv FARIAS, I. R. de Q. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744441205850112