A representação do negro no livro didático: uma abordagem das relações étnico-raciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Alesxandra.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5161
Resumo: O presente trabalho tem como tema “A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”, o qual teve por objetivo analisar se os livros didáticos do ensino de história e língua portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino em Cajazeiras/PB, estão abordando a temática da diversidade étnico-racial e como essa abordagem está contribuindo para a formação do educando com a implementação da Lei nº 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar dos ensinos Fundamental e Médio, alterando assim, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, a qual buscou descrever e analisar os livros didáticos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com uma abordagem qualitativa, delimitando-se as disciplinas de Língua Portuguesa e História. A pesquisa realizada demonstrou que houve uma significativa transformação na forma como esses livros didáticos, especificamente os que foram utilizados na análise, vêm abordando a questão da imagem e das relações étnico-raciais, tal mudança é relevante para educação brasileira, já que vivemos em um país que é o segundo do mundo com maior número de negros. Mas ainda se percebe a necessidade de uma transformação mais concreta que venha a atender de fato o que reza a Lei nº 10.639/03, possibilitando assim, a erradicação da discriminação com relação à população negra nos livros didáticos que, muitas vezes, por representar o negro de forma negativa em relação ao branco ou, simplesmente, por não representá-lo, contribuindo assim para que o educando venha a compreender as diferenças étnico-raciais como aspectos negativos em nossa sociedade e, consequentemente, negar sua identidade étnica ao invés de valorizar e reconhecer a importância da história e da cultura de matriz africana para a formação da sociedade brasileira em todos os aspectos de sua construção.
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Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, a qual buscou descrever e analisar os livros didáticos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com uma abordagem qualitativa, delimitando-se as disciplinas de Língua Portuguesa e História. A pesquisa realizada demonstrou que houve uma significativa transformação na forma como esses livros didáticos, especificamente os que foram utilizados na análise, vêm abordando a questão da imagem e das relações étnico-raciais, tal mudança é relevante para educação brasileira, já que vivemos em um país que é o segundo do mundo com maior número de negros. Mas ainda se percebe a necessidade de uma transformação mais concreta que venha a atender de fato o que reza a Lei nº 10.639/03, possibilitando assim, a erradicação da discriminação com relação à população negra nos livros didáticos que, muitas vezes, por representar o negro de forma negativa em relação ao branco ou, simplesmente, por não representá-lo, contribuindo assim para que o educando venha a compreender as diferenças étnico-raciais como aspectos negativos em nossa sociedade e, consequentemente, negar sua identidade étnica ao invés de valorizar e reconhecer a importância da história e da cultura de matriz africana para a formação da sociedade brasileira em todos os aspectos de sua construção.The present work has as its theme "A REPRESENTATION OF THE NEGRO IN TEXTBOOK: AN APPROACH OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS", which aimed to examine whether the textbooks and history teaching English language in the early years of elementary school, the network municipal education in Cajazeiras / PB are addressing the issue of ethnic and racial diversity and how this approach is contributing to the education of the student with the implementation of Law No. 10,639 / 03, establishing the compulsory teaching of African history and culture and african-Brazilian in the curriculum of primary and secondary teaching, thus changing the Law of Directives and Bases of Education No. 9394/96. This research is bibliographical, which sought to describe and analyze the textbooks from 1st to 5th grade of elementary school, with a qualitative approach, delimiting the disciplines of Portuguese Language and History. The survey showed that there was a significant transformation in the way these textbooks, specifically those used in the analysis are addressing the issue of image and ethnic-racial relations, such a change is relevant to Brazilian education, since we live in a country that is the world's second largest number of blacks. But still realize the need for a more concrete transformation that will cater for the fact that prays Law No. 10,639 / 03, thus enabling the elimination of discrimination in respect of the black population in textbooks that often, because it represents the black negatively compared to white or simply not to represent him, thus helping the student will understand the ethnic and racial differences as negative aspects in our society and thus deny their ethnic identity rather than value and recognize the importance of history and culture of African origin in the formation of Brazilian society in all aspects of its construction.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.SOUSA, F. C. L.http://lattes.cnpq.br/5916201171567416FEITOSA, Belijane Marques.SILVA, Geranilde Costa e.FERREIRA, Alesxandra.2014-09-122019-07-30T11:55:48Z2019-07-302019-07-30T11:55:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5161FERREIRA, Alesxandra.A representação do negro no livro didático: uma abordagem das relações étnico-raciais. 2014. 36f. 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