As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32388 |
Resumo: | O mundo globalizado dos negócios tem como característica a pressão por mudanças. A cada instante surgem novos modelos e novas práticas de gestão que levam a organização a desenvolver habilidades, não só de reagir, mas sim de prever mudanças. Dentro dos processos organizacionais, o marketing desempenha um papel fundamental, permitindo o monitoramento do ambiente externo e disponibilizando um conjunto de ferramentas para que essas empresas formulem suas estratégias e alcancem seus objetivos. Uma dessas ferramentas é o monitoramento dos movimentos dos consumidores em termos de necessidades e desejos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar as influências das promoções sob a decisão de escolha do consumidor e se esse, configura-se como um recurso eficiente para a empresa acompanhar o dinamismo característico da contemporaneidade. Para esse fim, utilizou-se um questionário virtual disparado através do Google Forms, alcançando uma amostra de 37 participantes. Os dados foram tabulados pelo software de estatística SPSS e os resultados mostraram que, mais de 80% da amostra consome produtos influenciados por algum tipo de promoção. Dessa forma, a pesquisa contribuiu tanto para ratificar teorias de marketing, quanto para a melhoria das práticas de gestão. |
id |
UFCG_c389dcd67689255351c7b3932ba3c831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32388 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa.The influences of promotional marketing on consumer purchasing decision-making: a quantitative analysis.Marketing promocionalComportamento do consumidorSoftware SPSSSoftware de estatística SPSSStatistical Package for the Social SciencePromotional MarketingConsumer behaviorSPSS softwareSPSS Statistics SoftwareStatistical Package for the Social ScienceEngenharia de Produção.O mundo globalizado dos negócios tem como característica a pressão por mudanças. A cada instante surgem novos modelos e novas práticas de gestão que levam a organização a desenvolver habilidades, não só de reagir, mas sim de prever mudanças. Dentro dos processos organizacionais, o marketing desempenha um papel fundamental, permitindo o monitoramento do ambiente externo e disponibilizando um conjunto de ferramentas para que essas empresas formulem suas estratégias e alcancem seus objetivos. Uma dessas ferramentas é o monitoramento dos movimentos dos consumidores em termos de necessidades e desejos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar as influências das promoções sob a decisão de escolha do consumidor e se esse, configura-se como um recurso eficiente para a empresa acompanhar o dinamismo característico da contemporaneidade. Para esse fim, utilizou-se um questionário virtual disparado através do Google Forms, alcançando uma amostra de 37 participantes. Os dados foram tabulados pelo software de estatística SPSS e os resultados mostraram que, mais de 80% da amostra consome produtos influenciados por algum tipo de promoção. Dessa forma, a pesquisa contribuiu tanto para ratificar teorias de marketing, quanto para a melhoria das práticas de gestão.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-10-26T14:45:24Z2023-10-262023-10-26T14:45:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32388RANGEL, Raphaela Pereira; OLIVARES, Gustavo Lopes. As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32388porRANGEL, Raphaela Pereira.OLIVARES, Gustavo Lopes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T13:13:24Zoai:localhost:riufcg/32388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T13:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. The influences of promotional marketing on consumer purchasing decision-making: a quantitative analysis. |
title |
As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. |
spellingShingle |
As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. RANGEL, Raphaela Pereira. Marketing promocional Comportamento do consumidor Software SPSS Software de estatística SPSS Statistical Package for the Social Science Promotional Marketing Consumer behavior SPSS software SPSS Statistics Software Statistical Package for the Social Science Engenharia de Produção. |
title_short |
As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. |
title_full |
As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. |
title_fullStr |
As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. |
title_full_unstemmed |
As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. |
title_sort |
As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. |
author |
RANGEL, Raphaela Pereira. |
author_facet |
RANGEL, Raphaela Pereira. OLIVARES, Gustavo Lopes. |
author_role |
author |
author2 |
OLIVARES, Gustavo Lopes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RANGEL, Raphaela Pereira. OLIVARES, Gustavo Lopes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing promocional Comportamento do consumidor Software SPSS Software de estatística SPSS Statistical Package for the Social Science Promotional Marketing Consumer behavior SPSS software SPSS Statistics Software Statistical Package for the Social Science Engenharia de Produção. |
topic |
Marketing promocional Comportamento do consumidor Software SPSS Software de estatística SPSS Statistical Package for the Social Science Promotional Marketing Consumer behavior SPSS software SPSS Statistics Software Statistical Package for the Social Science Engenharia de Produção. |
description |
O mundo globalizado dos negócios tem como característica a pressão por mudanças. A cada instante surgem novos modelos e novas práticas de gestão que levam a organização a desenvolver habilidades, não só de reagir, mas sim de prever mudanças. Dentro dos processos organizacionais, o marketing desempenha um papel fundamental, permitindo o monitoramento do ambiente externo e disponibilizando um conjunto de ferramentas para que essas empresas formulem suas estratégias e alcancem seus objetivos. Uma dessas ferramentas é o monitoramento dos movimentos dos consumidores em termos de necessidades e desejos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar as influências das promoções sob a decisão de escolha do consumidor e se esse, configura-se como um recurso eficiente para a empresa acompanhar o dinamismo característico da contemporaneidade. Para esse fim, utilizou-se um questionário virtual disparado através do Google Forms, alcançando uma amostra de 37 participantes. Os dados foram tabulados pelo software de estatística SPSS e os resultados mostraram que, mais de 80% da amostra consome produtos influenciados por algum tipo de promoção. Dessa forma, a pesquisa contribuiu tanto para ratificar teorias de marketing, quanto para a melhoria das práticas de gestão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-10-26T14:45:24Z 2023-10-26 2023-10-26T14:45:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32388 RANGEL, Raphaela Pereira; OLIVARES, Gustavo Lopes. As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32388 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32388 |
identifier_str_mv |
RANGEL, Raphaela Pereira; OLIVARES, Gustavo Lopes. As influências do marketing promocional na tomada de decisão de compras do consumidor: uma análise quantitativa. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744597165801472 |