Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
Resumo: Registro de relevantes acontecimentos da História do país é cada vez mais crescente o uso da informação como fonte de pesquisa histórica e recurso didático nas aulas de História da Educação Básica. O discurso jornalístico atua como elemento norteador à luz do contexto histórico, visto que ao selecionar e transmitir uma notícia processa também uma manipulação do conhecimento apreendido pelo público. A imprensa possibilita o conhecimento sobre a realidade, devendo ser problematizada pelo historiador, a quem cabe, no seu ofício, questionar as fontes e indicar perspectivas e procedimentos de análise, as quais possibilitam outras formas de inquirir os textos. O estudo pretende analisar o campo de diálogo entre as duas áreas de conhecimento, a História e o Jornalismo considerando as suas especificidades no trato da realidade pesquisada. Tratando-se da necessidade de narrar para alguém, tanto a História como o Jornalismo, guardam a possibilidade de dialogar com o homem e a sociedade. Neste aspecto partilhado por historiadores e jornalistas o tempo é o vetor no qual repousam as experiências humanas. No momento de registrar eventos da história de um povo, o jornalista está produzindo o que é histórico, sendo ele parte integrante desse processo. Isto reforça a idéia de que jornalistas participam da construção da realidade histórica, em razão de ultrapassar o simples trabalho de informar para atuar como um ente social. Na condição de recurso didático nas aulas de História da Educação Básica, a perspectiva de análise da realidade social visa instrumentalizar os estudantes para a compreensão do seu cotidiano; isso se dá na medida em que questões sociais relevantes como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual presentes nos diferentes meios de divulgação de informações, sejam eles impressos ou virtuais podem ser diariamente tematizados nas aulas de História, no que contemplam plenamente os temas transversais definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
id UFCG_c44a5fd51b37c12a68f3ed43e7f8966f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34252
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.Press: source of research and mediation in teaching school history.Ensino de História escolarImprensa e ensino de HistóriaDiscurso jornalístico e HistóriaHistória e JornalismoJornalismo e HistóriaTeaching School HistoryPress and History teachingJournalistic discourse and HistoryHistory and JournalismJournalism and HistoryHistória.Educação.Registro de relevantes acontecimentos da História do país é cada vez mais crescente o uso da informação como fonte de pesquisa histórica e recurso didático nas aulas de História da Educação Básica. O discurso jornalístico atua como elemento norteador à luz do contexto histórico, visto que ao selecionar e transmitir uma notícia processa também uma manipulação do conhecimento apreendido pelo público. A imprensa possibilita o conhecimento sobre a realidade, devendo ser problematizada pelo historiador, a quem cabe, no seu ofício, questionar as fontes e indicar perspectivas e procedimentos de análise, as quais possibilitam outras formas de inquirir os textos. O estudo pretende analisar o campo de diálogo entre as duas áreas de conhecimento, a História e o Jornalismo considerando as suas especificidades no trato da realidade pesquisada. Tratando-se da necessidade de narrar para alguém, tanto a História como o Jornalismo, guardam a possibilidade de dialogar com o homem e a sociedade. Neste aspecto partilhado por historiadores e jornalistas o tempo é o vetor no qual repousam as experiências humanas. No momento de registrar eventos da história de um povo, o jornalista está produzindo o que é histórico, sendo ele parte integrante desse processo. Isto reforça a idéia de que jornalistas participam da construção da realidade histórica, em razão de ultrapassar o simples trabalho de informar para atuar como um ente social. Na condição de recurso didático nas aulas de História da Educação Básica, a perspectiva de análise da realidade social visa instrumentalizar os estudantes para a compreensão do seu cotidiano; isso se dá na medida em que questões sociais relevantes como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual presentes nos diferentes meios de divulgação de informações, sejam eles impressos ou virtuais podem ser diariamente tematizados nas aulas de História, no que contemplam plenamente os temas transversais definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-01T17:55:38Z2024-02-012024-02-01T17:55:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de. Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1818-1827. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252porANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-01T17:56:13Zoai:localhost:riufcg/34252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-01T17:56:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
Press: source of research and mediation in teaching school history.
title Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
spellingShingle Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.
Ensino de História escolar
Imprensa e ensino de História
Discurso jornalístico e História
História e Jornalismo
Jornalismo e História
Teaching School History
Press and History teaching
Journalistic discourse and History
History and Journalism
Journalism and History
História.
Educação.
title_short Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
title_full Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
title_fullStr Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
title_full_unstemmed Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
title_sort Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
author ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.
author_facet ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História escolar
Imprensa e ensino de História
Discurso jornalístico e História
História e Jornalismo
Jornalismo e História
Teaching School History
Press and History teaching
Journalistic discourse and History
History and Journalism
Journalism and History
História.
Educação.
topic Ensino de História escolar
Imprensa e ensino de História
Discurso jornalístico e História
História e Jornalismo
Jornalismo e História
Teaching School History
Press and History teaching
Journalistic discourse and History
History and Journalism
Journalism and History
História.
Educação.
description Registro de relevantes acontecimentos da História do país é cada vez mais crescente o uso da informação como fonte de pesquisa histórica e recurso didático nas aulas de História da Educação Básica. O discurso jornalístico atua como elemento norteador à luz do contexto histórico, visto que ao selecionar e transmitir uma notícia processa também uma manipulação do conhecimento apreendido pelo público. A imprensa possibilita o conhecimento sobre a realidade, devendo ser problematizada pelo historiador, a quem cabe, no seu ofício, questionar as fontes e indicar perspectivas e procedimentos de análise, as quais possibilitam outras formas de inquirir os textos. O estudo pretende analisar o campo de diálogo entre as duas áreas de conhecimento, a História e o Jornalismo considerando as suas especificidades no trato da realidade pesquisada. Tratando-se da necessidade de narrar para alguém, tanto a História como o Jornalismo, guardam a possibilidade de dialogar com o homem e a sociedade. Neste aspecto partilhado por historiadores e jornalistas o tempo é o vetor no qual repousam as experiências humanas. No momento de registrar eventos da história de um povo, o jornalista está produzindo o que é histórico, sendo ele parte integrante desse processo. Isto reforça a idéia de que jornalistas participam da construção da realidade histórica, em razão de ultrapassar o simples trabalho de informar para atuar como um ente social. Na condição de recurso didático nas aulas de História da Educação Básica, a perspectiva de análise da realidade social visa instrumentalizar os estudantes para a compreensão do seu cotidiano; isso se dá na medida em que questões sociais relevantes como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual presentes nos diferentes meios de divulgação de informações, sejam eles impressos ou virtuais podem ser diariamente tematizados nas aulas de História, no que contemplam plenamente os temas transversais definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-02-01T17:55:38Z
2024-02-01
2024-02-01T17:55:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de. Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1818-1827. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
identifier_str_mv ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de. Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1818-1827. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744611320528896