Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252 |
Resumo: | Registro de relevantes acontecimentos da História do país é cada vez mais crescente o uso da informação como fonte de pesquisa histórica e recurso didático nas aulas de História da Educação Básica. O discurso jornalístico atua como elemento norteador à luz do contexto histórico, visto que ao selecionar e transmitir uma notícia processa também uma manipulação do conhecimento apreendido pelo público. A imprensa possibilita o conhecimento sobre a realidade, devendo ser problematizada pelo historiador, a quem cabe, no seu ofício, questionar as fontes e indicar perspectivas e procedimentos de análise, as quais possibilitam outras formas de inquirir os textos. O estudo pretende analisar o campo de diálogo entre as duas áreas de conhecimento, a História e o Jornalismo considerando as suas especificidades no trato da realidade pesquisada. Tratando-se da necessidade de narrar para alguém, tanto a História como o Jornalismo, guardam a possibilidade de dialogar com o homem e a sociedade. Neste aspecto partilhado por historiadores e jornalistas o tempo é o vetor no qual repousam as experiências humanas. No momento de registrar eventos da história de um povo, o jornalista está produzindo o que é histórico, sendo ele parte integrante desse processo. Isto reforça a idéia de que jornalistas participam da construção da realidade histórica, em razão de ultrapassar o simples trabalho de informar para atuar como um ente social. Na condição de recurso didático nas aulas de História da Educação Básica, a perspectiva de análise da realidade social visa instrumentalizar os estudantes para a compreensão do seu cotidiano; isso se dá na medida em que questões sociais relevantes como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual presentes nos diferentes meios de divulgação de informações, sejam eles impressos ou virtuais podem ser diariamente tematizados nas aulas de História, no que contemplam plenamente os temas transversais definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
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Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar.Press: source of research and mediation in teaching school history.Ensino de História escolarImprensa e ensino de HistóriaDiscurso jornalístico e HistóriaHistória e JornalismoJornalismo e HistóriaTeaching School HistoryPress and History teachingJournalistic discourse and HistoryHistory and JournalismJournalism and HistoryHistória.Educação.Registro de relevantes acontecimentos da História do país é cada vez mais crescente o uso da informação como fonte de pesquisa histórica e recurso didático nas aulas de História da Educação Básica. O discurso jornalístico atua como elemento norteador à luz do contexto histórico, visto que ao selecionar e transmitir uma notícia processa também uma manipulação do conhecimento apreendido pelo público. A imprensa possibilita o conhecimento sobre a realidade, devendo ser problematizada pelo historiador, a quem cabe, no seu ofício, questionar as fontes e indicar perspectivas e procedimentos de análise, as quais possibilitam outras formas de inquirir os textos. O estudo pretende analisar o campo de diálogo entre as duas áreas de conhecimento, a História e o Jornalismo considerando as suas especificidades no trato da realidade pesquisada. Tratando-se da necessidade de narrar para alguém, tanto a História como o Jornalismo, guardam a possibilidade de dialogar com o homem e a sociedade. Neste aspecto partilhado por historiadores e jornalistas o tempo é o vetor no qual repousam as experiências humanas. No momento de registrar eventos da história de um povo, o jornalista está produzindo o que é histórico, sendo ele parte integrante desse processo. Isto reforça a idéia de que jornalistas participam da construção da realidade histórica, em razão de ultrapassar o simples trabalho de informar para atuar como um ente social. Na condição de recurso didático nas aulas de História da Educação Básica, a perspectiva de análise da realidade social visa instrumentalizar os estudantes para a compreensão do seu cotidiano; isso se dá na medida em que questões sociais relevantes como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual presentes nos diferentes meios de divulgação de informações, sejam eles impressos ou virtuais podem ser diariamente tematizados nas aulas de História, no que contemplam plenamente os temas transversais definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-01T17:55:38Z2024-02-012024-02-01T17:55:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252ANDRADE, Ana Claudia Pacheco de. Imprensa: fonte de pesquisa e mediação no ensino da história escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 12: História e ensino: diálogos mediados pelo currículo. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1818-1827. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34252porANDRADE, Ana Claudia Pacheco de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-01T17:56:13Zoai:localhost:riufcg/34252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-01T17:56:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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