Percepção dos atendentes sobre o uso de medicamentos e a prática diária em farmácias comunitárias da região do Seridó - RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Monique Gomes.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10953
Resumo: O atendente de farmácia desempenha importante papel na farmácia comunitária, podendo influenciar diretamente nos hábitos de consumo de medicamentos. Este trabalho tem por objetivo avaliar a percepção sobre medicamentos e a prática diária dos atendentes de farmácia da região do Seridó-RN. Foi realizada uma investigação exploratória, descritiva, transversal e abordagem quali-quantitativa. 33 atendentes foram entrevistados em um total de 16 farmácias comunitárias da região Ocidental do Seridó-RN (período: Fevereiro a Março de 2012). A amostra foi composta por jovens, com mais de dez anos de experiência e ensino médio completo. 81% consideraram seu conhecimento sobre farmacoterapia suficiente, o qual foi aprendido na prática diária (66%). 63% afirmaram ter participado de alguma capacitação na área. Com relação a percepção sobre medicamentos, observou-se que 93% considera importante a leitura da bula e possuem idéias equivocadas sobre o conceito de genéricos. Na prática diária, observou-se excessiva indicação de medicamentos (72%) e dúvidas na forma de uso. Além disso, os atendentes encontraram dificuldade na interpretação da prescrição. Concluiu-se que o atendente possui boa formação, porém necessita de conhecimentos mais específicos das ciências farmacêuticas, tendo em vista sua percepção deficiente sobre alguns aspectos do uso de medicamentos. Com relação à prática diária se observou problemas de conhecimento. Assim, sugere-se a regulamentação da profissão de atendente de farmácia, a fim de melhorar a percepção e o conhecimento desses profissionais.
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Foi realizada uma investigação exploratória, descritiva, transversal e abordagem quali-quantitativa. 33 atendentes foram entrevistados em um total de 16 farmácias comunitárias da região Ocidental do Seridó-RN (período: Fevereiro a Março de 2012). A amostra foi composta por jovens, com mais de dez anos de experiência e ensino médio completo. 81% consideraram seu conhecimento sobre farmacoterapia suficiente, o qual foi aprendido na prática diária (66%). 63% afirmaram ter participado de alguma capacitação na área. Com relação a percepção sobre medicamentos, observou-se que 93% considera importante a leitura da bula e possuem idéias equivocadas sobre o conceito de genéricos. Na prática diária, observou-se excessiva indicação de medicamentos (72%) e dúvidas na forma de uso. Além disso, os atendentes encontraram dificuldade na interpretação da prescrição. Concluiu-se que o atendente possui boa formação, porém necessita de conhecimentos mais específicos das ciências farmacêuticas, tendo em vista sua percepção deficiente sobre alguns aspectos do uso de medicamentos. Com relação à prática diária se observou problemas de conhecimento. Assim, sugere-se a regulamentação da profissão de atendente de farmácia, a fim de melhorar a percepção e o conhecimento desses profissionais.The assistant pharmacist plays an important role in community pharmacy, direct influence on the consumption habits of medicine. This study aims to evaluate the perception of the daily practice of medicine and pharmacy assistants in Seridó-RN. We performed an exploratory, descriptive study, quantitative and cross. 33 assistants were interviewed in a total of 16 community pharmacies in the region (period: February to March 2012). The sample consists of young people, with more than ten years of experience and finish high school. 81% consider their knowledge of pharmacotherapy enough, which was learned in daily practice (66%). 63% said they had participated in some training in the area. Regarding the perception of drugs, it was observed that 93% believes it is important to read the bula and have misconceptions about the concept of generics. In everyday practice, there is excessive indicated drugs (72%), as concerns the mode of use. Moreover, the assistants are difficulties in the interpretation of limitation. It is concluded that the auxiliary has good training, but requires more specific knowledge of the pharmaceutical sciences, given its poor perception about some aspects of drug use. It is suggested to regulate the profession of pharmacy assistants in order to improve the perception and knowledge of these professionals.El asistente de farmacia juega un papel importante en la farmacia comunitaria, pudiendo influir directamente en los hábitos de consumo de drogas. Este estudio tiene como objetivo evaluar la percepción de la medicación y la práctica diaria de los dependientes de farmacia de la comarca de Seridó-RN. Se realizó un abordaje exploratorio, descriptivo, transversal y cualitativo-cuantitativo. Se entrevistó a 33 asistentes en un total de 16 farmacias comunitarias de la región occidental de Seridó-RN (período: febrero a marzo de 2012). La muestra estuvo conformada por jóvenes, con más de diez años de experiencia y bachillerato completo. El 81% consideró suficiente su conocimiento de la farmacoterapia, que se aprendió en la práctica diaria (66%). El 63% afirmó haber participado en alguna formación en la zona. En cuanto a la percepción de los medicamentos, se observó que el 93% considera importante leer el prospecto y tiene ideas equivocadas sobre el concepto de genéricos. En la práctica diaria se observó una excesiva indicación de medicamentos (72%) y dudas sobre la forma de uso. Además, a los asistentes les resultó difícil interpretar la prescripción. Se concluyó que el asistente tiene una buena formación, pero necesita un conocimiento más específico de las ciencias farmacéuticas, dada su deficiente percepción de algunos aspectos del uso de medicamentos. Con respecto a la práctica diaria, se observaron problemas de conocimiento. Así, se sugiere regular la profesión de asistente de farmacia con el fin de mejorar la percepción y el conocimiento de estos profesionales.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMARTINS, Rand Randall.MARTINS, R. R.http://lattes.cnpq.br/8062199269259772FARIAS, Andrezza Duarte de.LUIS, José Alixandre de Sousa.DANTAS, Monique Gomes.2012-10-172020-01-15T11:36:05Z2020-01-152020-01-15T11:36:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10953DANTAS,Monique Gomes. 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