O poder do latifúndio no município de Sumé-PB: a cantoria de viola (repente) com forma de resistência camponesa.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.alves http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12615 |
Resumo: | Este trabalho procurou entender como se deram as lutas de classes entre os latifundiários e os camponeses do Cariri paraibano. Especificamente, essa pesquisa buscou: primeiro, observar como se deu o processo da formação territorial do Cariri paraibano e, em particular, do município de Sumé-PB em suas formas de ocupação humana, analisado as lutas de classes que ocorreram neste território entre os portugueses colonizadores e os povos originários; segundo, tratar sobre a formação do campesinato no Cariri paraibano trazendo observações sobre como os povos originários e africanos contribuíram para essa composição, ao mesmo tempo em que forjavam suas formas de resistência. Também traçamos reflexões sobre como se davam as lutas de classes entre os latifundiários e os camponeses dentro das grandes fazendas do município de Sumé-PB; e, por fim, analisar como se deu a resistência camponesa frente ao poder do latifúndio através do uso da oralidade musical (cantoria de viola - repente) no meio rural, uma forma de resistência no campo simbólico que se somava a do campo da violência física. As informações encontradas foram analisadas a partir das lições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético, elaborado por Karl Marx, para quem “a estrutura econômica da sociedade é a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e a qual correspondem determinados formas de consciência social” (MARX, 1983, p. 24). Para nos lançarmos no campo investigativo sobre o tema abordado foi realizada uma pesquisa bibliográfica (teses e dissertações) bem como sobre dois universos de fontes: os registros cartoriais (sesmarias, assentos de batismos, dentre outros) e a literatura regional (memórias e livros de poesias) para buscarmos entender a cantoria de viola (repente) como uma forma de resistência camponesa. Os estudos realizados permitiram compreender as várias tensões e conflitos que se deram entre latifundiários e camponeses no Cariri paraibano, revelando que estes faziam uso de uma força excepcional para combater as injustiças do seu dia-a-dia, tanto no campo da violência física como no campo simbólico e, nesse último caso, através do uso da oralidade musical (cantoria de viola - repente). |
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O poder do latifúndio no município de Sumé-PB: a cantoria de viola (repente) com forma de resistência camponesa.The power of the latifundium in the municipality of Sumé-PB: the singing of viola (suddenly) with a form of peasant resistance.História de Sumé - PBCantoria de Viola - repentePovoamento do Cariri ParaibanoSesmarias – Cariri ParaibanoResistência camponesaCampesinatoLatifúndios – Sumé – PBHistória da Paraíba – PovoamentoRepentistasHistory of Sumé - PBViola Cantoria - SuddenlySettlement of Cariri ParaibanoSesmarias - Cariri ParaibanoPeasant resistancePeasantryLatifundios - Sumé - PBHistory of Paraíba - SettlementRepentistasEste trabalho procurou entender como se deram as lutas de classes entre os latifundiários e os camponeses do Cariri paraibano. Especificamente, essa pesquisa buscou: primeiro, observar como se deu o processo da formação territorial do Cariri paraibano e, em particular, do município de Sumé-PB em suas formas de ocupação humana, analisado as lutas de classes que ocorreram neste território entre os portugueses colonizadores e os povos originários; segundo, tratar sobre a formação do campesinato no Cariri paraibano trazendo observações sobre como os povos originários e africanos contribuíram para essa composição, ao mesmo tempo em que forjavam suas formas de resistência. Também traçamos reflexões sobre como se davam as lutas de classes entre os latifundiários e os camponeses dentro das grandes fazendas do município de Sumé-PB; e, por fim, analisar como se deu a resistência camponesa frente ao poder do latifúndio através do uso da oralidade musical (cantoria de viola - repente) no meio rural, uma forma de resistência no campo simbólico que se somava a do campo da violência física. As informações encontradas foram analisadas a partir das lições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético, elaborado por Karl Marx, para quem “a estrutura econômica da sociedade é a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e a qual correspondem determinados formas de consciência social” (MARX, 1983, p. 24). Para nos lançarmos no campo investigativo sobre o tema abordado foi realizada uma pesquisa bibliográfica (teses e dissertações) bem como sobre dois universos de fontes: os registros cartoriais (sesmarias, assentos de batismos, dentre outros) e a literatura regional (memórias e livros de poesias) para buscarmos entender a cantoria de viola (repente) como uma forma de resistência camponesa. Os estudos realizados permitiram compreender as várias tensões e conflitos que se deram entre latifundiários e camponeses no Cariri paraibano, revelando que estes faziam uso de uma força excepcional para combater as injustiças do seu dia-a-dia, tanto no campo da violência física como no campo simbólico e, nesse último caso, através do uso da oralidade musical (cantoria de viola - repente).This work tried to understand how the class struggles between the landowners and the peasants of Cariri in Paraíba took place. Specifically, this research sought to: first, observe how the process of territorial formation of Cariri in Paraíba took place and, in particular, of the municipality of Sumé-PB in its forms of human occupation, analyzing the class struggles that occurred in this territory among the Portuguese colonizers and native peoples; second, to deal with the formation of the peasantry in Cariri Paraibano, bringing observations on how the original and African peoples contributed to this composition, while forging their forms of resistance. We also drew reflections on how class struggles took place between landowners and peasants within the large farms in the municipality of Sumé-PB; and, finally, to analyze how the peasant resistance to the power of the latifundium took place through the use of musical orality (singing of viola - suddenly) in rural areas, a form of resistance in the symbolic field that was added to the field of physical violence. The information found was analyzed from the theoretical-methodological lessons of historical-dialectical materialism, elaborated by Karl Marx, for whom “the economic structure of society is the concrete basis on which a legal and political superstructure rises and which correspond to certain forms of social consciousness ”(MARX, 1983, p. 24). In order to launch ourselves into the investigative field on the topic addressed, a bibliographic research (theses and dissertations) was carried out, as well as on two universes of sources: the notary records (sesmarias, baptism seats, among others) and the regional literature (memoirs and books of poetry) to try to understand the singing of viola (suddenly) as a form of peasant resistance. The studies carried out made it possible to understand the various tensions and conflicts that occurred between landowners and peasants in Cariri in Paraíba, revealing that they used an exceptional force to combat the injustices of their daily lives, both in the field of physical violence and in symbolic field and, in the latter case, through the use of musical orality (viola singing - suddenly).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.CAVALCANTE NETO, F. T.http://lattes.cnpq.br/4641855432861816SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALVES, Lourielson da Mota.2019-12-122020-03-18T18:35:02Z2020-03-182020-03-18T18:35:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.alveshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12615ALVES, Lourielson da Mota. O poder do latifúndio no município de Sumé-PB: a cantoria de viola (repente) com forma de resistência camponesa. 110f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T16:16:56Zoai:localhost:riufcg/12615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T16:16:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este trabalho procurou entender como se deram as lutas de classes entre os latifundiários e os camponeses do Cariri paraibano. Especificamente, essa pesquisa buscou: primeiro, observar como se deu o processo da formação territorial do Cariri paraibano e, em particular, do município de Sumé-PB em suas formas de ocupação humana, analisado as lutas de classes que ocorreram neste território entre os portugueses colonizadores e os povos originários; segundo, tratar sobre a formação do campesinato no Cariri paraibano trazendo observações sobre como os povos originários e africanos contribuíram para essa composição, ao mesmo tempo em que forjavam suas formas de resistência. Também traçamos reflexões sobre como se davam as lutas de classes entre os latifundiários e os camponeses dentro das grandes fazendas do município de Sumé-PB; e, por fim, analisar como se deu a resistência camponesa frente ao poder do latifúndio através do uso da oralidade musical (cantoria de viola - repente) no meio rural, uma forma de resistência no campo simbólico que se somava a do campo da violência física. As informações encontradas foram analisadas a partir das lições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético, elaborado por Karl Marx, para quem “a estrutura econômica da sociedade é a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e a qual correspondem determinados formas de consciência social” (MARX, 1983, p. 24). Para nos lançarmos no campo investigativo sobre o tema abordado foi realizada uma pesquisa bibliográfica (teses e dissertações) bem como sobre dois universos de fontes: os registros cartoriais (sesmarias, assentos de batismos, dentre outros) e a literatura regional (memórias e livros de poesias) para buscarmos entender a cantoria de viola (repente) como uma forma de resistência camponesa. Os estudos realizados permitiram compreender as várias tensões e conflitos que se deram entre latifundiários e camponeses no Cariri paraibano, revelando que estes faziam uso de uma força excepcional para combater as injustiças do seu dia-a-dia, tanto no campo da violência física como no campo simbólico e, nesse último caso, através do uso da oralidade musical (cantoria de viola - repente). |
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