O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Jonathan Mayan Morais.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451
Resumo: A busca por recursos que dinamizam as aulas de Matemática é de extrema importância a fim de estimular maior interesse por parte dos alunos em se envolver nas tarefas e construir seu conhecimento matemático. Partindo disso, o presente trabalho intitulado “O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de Matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira” foi pensando como possibilidade para trabalhar Matemática ao mesmo tempo trabalhando com aspectos ligados à cultura regional que é a literatura de cordel. Sendo assim, buscamos identificar quais são as possibilidades didáticas observadas ao fazer uso da literatura de cordel enquanto recurso didático em aulas de Matemática numa turma do 6º Ano, com o objetivo de compreender como esse recurso pode trazer benefícios para as aulas de Matemática. Para tanto, realizamos a intervenção numa turma do 6º Ano na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, localizada no Município de Sumé-PB. Enquanto fundamentos teóricos, nos baseamos em Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre outros de igual importância. Assim, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu, inicialmente, através de um questionário, cujo objetivo era conhecer o perfil dos alunos participantes e a respectiva familiaridade acerca do folheto de cordel e, posteriormente, através da realização de uma oficina sobre a possível relação entre o cordel e a Matemática. Ao término identificamos que a literatura de cordel pode ser um atrativo considerável nas aulas de Matemática, pois ao mesmo tempo que possibilita a criação de um ambiente com característica interdisciplinar, permite que os alunos possam estudar e relembrar conceitos matemáticos a fim de elaborar o respectivo cordel, possibilitando maior interação em sala de aula com a compreensão de que a Matemática vai além dos números e das técnicas.
id UFCG_c4c1977b45e2267568b482105dd102de
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27451
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.The cordel booklet as a didactic resource for mathematics classes: an experience at Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.Folheto de cordel e matemáticaString and math flyerEducação matemáticaMath educationLiteratura de cordelLiterature of twineEnsino de matemática – educação básicaTeaching Mathematics - Basic EducationRecurso didático – folheto de cordelDidactic resource – cordel bookletEscola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PBFather Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PBValorização cultural – cordelCultural appreciation - cordelEducação do CampoA busca por recursos que dinamizam as aulas de Matemática é de extrema importância a fim de estimular maior interesse por parte dos alunos em se envolver nas tarefas e construir seu conhecimento matemático. Partindo disso, o presente trabalho intitulado “O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de Matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira” foi pensando como possibilidade para trabalhar Matemática ao mesmo tempo trabalhando com aspectos ligados à cultura regional que é a literatura de cordel. Sendo assim, buscamos identificar quais são as possibilidades didáticas observadas ao fazer uso da literatura de cordel enquanto recurso didático em aulas de Matemática numa turma do 6º Ano, com o objetivo de compreender como esse recurso pode trazer benefícios para as aulas de Matemática. Para tanto, realizamos a intervenção numa turma do 6º Ano na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, localizada no Município de Sumé-PB. Enquanto fundamentos teóricos, nos baseamos em Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre outros de igual importância. Assim, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu, inicialmente, através de um questionário, cujo objetivo era conhecer o perfil dos alunos participantes e a respectiva familiaridade acerca do folheto de cordel e, posteriormente, através da realização de uma oficina sobre a possível relação entre o cordel e a Matemática. Ao término identificamos que a literatura de cordel pode ser um atrativo considerável nas aulas de Matemática, pois ao mesmo tempo que possibilita a criação de um ambiente com característica interdisciplinar, permite que os alunos possam estudar e relembrar conceitos matemáticos a fim de elaborar o respectivo cordel, possibilitando maior interação em sala de aula com a compreensão de que a Matemática vai além dos números e das técnicas.La búsqueda de recursos que agilicen las clases de Matemáticas es de suma importancia para estimular un mayor interés de los estudiantes por involucrarse en las tareas y construir sus conocimientos matemáticos. A partir de ello, se pensó en el presente trabajo titulado "El cuadernillo de cordel como recurso didáctico para las clases de Matemática: una experiencia en la Escuela Padre Paulo Roberto de Oliveira" como una posibilidad de trabajar la Matemática trabajando con aspectos relacionados con la cultura regional que es la literatura de cordel. Por lo tanto, buscamos identificar las posibilidades didácticas observadas al utilizar la literatura de cordel como recurso didáctico en las clases de Matemáticas en una clase de 6º grado, con el fin de comprender cómo este recurso puede traer beneficios a las clases de Matemáticas. Para eso, realizamos la intervención en una clase de 6º grado de la Escuela Padre Paulo Roberto de Oliveira, ubicada en la ciudad de Sumé-PB. Como fundamentos teóricos nos apoyamos en Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre otros de igual importancia. Así, la investigación realizada es de carácter cualitativo, donde la recolección de datos se dio, inicialmente, a través de un cuestionario, cuyo objetivo fue conocer el perfil de los estudiantes participantes y su respectiva familiaridad con el cuadernillo de cordel y, posteriormente, a través de la realización de un taller sobre la posible relación entre el cordel y las matemáticas. Al final, identificamos que la literatura de cordel puede ser un atractivo considerable en las clases de Matemática, pues al mismo tiempo permite la creación de un ambiente con carácter interdisciplinario, permite que los estudiantes estudien y recuerden conceptos matemáticos para poder elaborar los respectivos cordeles, posibilitando una mayor interacción en el aula entendiendo que las Matemáticas van más allá de los números y las técnicas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMEIRA, Gilmara Gomes.MEIRA, G. G.http://lattes.cnpq.br/1685699710813202ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALENCAR, A. C. M.http://lattes.cnpq.br/4055262617186678SILVA, Isaac Alexandre da.SILVA, I. A.http://lattes.cnpq.br/0662696253778298RAMOS, Jonathan Mayan Morais.2022-09-022022-09-26T20:04:48Z2022-09-262022-09-26T20:04:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramoshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451RAMOS, Jonathan Mayan Morais. O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. 2022. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T16:42:17Zoai:localhost:riufcg/27451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T16:42:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
The cordel booklet as a didactic resource for mathematics classes: an experience at Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
title O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
spellingShingle O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
RAMOS, Jonathan Mayan Morais.
Folheto de cordel e matemática
String and math flyer
Educação matemática
Math education
Literatura de cordel
Literature of twine
Ensino de matemática – educação básica
Teaching Mathematics - Basic Education
Recurso didático – folheto de cordel
Didactic resource – cordel booklet
Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PB
Father Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PB
Valorização cultural – cordel
Cultural appreciation - cordel
Educação do Campo
title_short O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
title_full O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
title_fullStr O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
title_full_unstemmed O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
title_sort O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
author RAMOS, Jonathan Mayan Morais.
author_facet RAMOS, Jonathan Mayan Morais.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MEIRA, Gilmara Gomes.
MEIRA, G. G.
http://lattes.cnpq.br/1685699710813202
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
ALENCAR, A. C. M.
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678
SILVA, Isaac Alexandre da.
SILVA, I. A.
http://lattes.cnpq.br/0662696253778298
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Jonathan Mayan Morais.
dc.subject.por.fl_str_mv Folheto de cordel e matemática
String and math flyer
Educação matemática
Math education
Literatura de cordel
Literature of twine
Ensino de matemática – educação básica
Teaching Mathematics - Basic Education
Recurso didático – folheto de cordel
Didactic resource – cordel booklet
Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PB
Father Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PB
Valorização cultural – cordel
Cultural appreciation - cordel
Educação do Campo
topic Folheto de cordel e matemática
String and math flyer
Educação matemática
Math education
Literatura de cordel
Literature of twine
Ensino de matemática – educação básica
Teaching Mathematics - Basic Education
Recurso didático – folheto de cordel
Didactic resource – cordel booklet
Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PB
Father Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PB
Valorização cultural – cordel
Cultural appreciation - cordel
Educação do Campo
description A busca por recursos que dinamizam as aulas de Matemática é de extrema importância a fim de estimular maior interesse por parte dos alunos em se envolver nas tarefas e construir seu conhecimento matemático. Partindo disso, o presente trabalho intitulado “O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de Matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira” foi pensando como possibilidade para trabalhar Matemática ao mesmo tempo trabalhando com aspectos ligados à cultura regional que é a literatura de cordel. Sendo assim, buscamos identificar quais são as possibilidades didáticas observadas ao fazer uso da literatura de cordel enquanto recurso didático em aulas de Matemática numa turma do 6º Ano, com o objetivo de compreender como esse recurso pode trazer benefícios para as aulas de Matemática. Para tanto, realizamos a intervenção numa turma do 6º Ano na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, localizada no Município de Sumé-PB. Enquanto fundamentos teóricos, nos baseamos em Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre outros de igual importância. Assim, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu, inicialmente, através de um questionário, cujo objetivo era conhecer o perfil dos alunos participantes e a respectiva familiaridade acerca do folheto de cordel e, posteriormente, através da realização de uma oficina sobre a possível relação entre o cordel e a Matemática. Ao término identificamos que a literatura de cordel pode ser um atrativo considerável nas aulas de Matemática, pois ao mesmo tempo que possibilita a criação de um ambiente com característica interdisciplinar, permite que os alunos possam estudar e relembrar conceitos matemáticos a fim de elaborar o respectivo cordel, possibilitando maior interação em sala de aula com a compreensão de que a Matemática vai além dos números e das técnicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-02
2022-09-26T20:04:48Z
2022-09-26
2022-09-26T20:04:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451
RAMOS, Jonathan Mayan Morais. O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. 2022. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramos
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451
identifier_str_mv RAMOS, Jonathan Mayan Morais. O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. 2022. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744557638680576