O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramos http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451 |
Resumo: | A busca por recursos que dinamizam as aulas de Matemática é de extrema importância a fim de estimular maior interesse por parte dos alunos em se envolver nas tarefas e construir seu conhecimento matemático. Partindo disso, o presente trabalho intitulado “O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de Matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira” foi pensando como possibilidade para trabalhar Matemática ao mesmo tempo trabalhando com aspectos ligados à cultura regional que é a literatura de cordel. Sendo assim, buscamos identificar quais são as possibilidades didáticas observadas ao fazer uso da literatura de cordel enquanto recurso didático em aulas de Matemática numa turma do 6º Ano, com o objetivo de compreender como esse recurso pode trazer benefícios para as aulas de Matemática. Para tanto, realizamos a intervenção numa turma do 6º Ano na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, localizada no Município de Sumé-PB. Enquanto fundamentos teóricos, nos baseamos em Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre outros de igual importância. Assim, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu, inicialmente, através de um questionário, cujo objetivo era conhecer o perfil dos alunos participantes e a respectiva familiaridade acerca do folheto de cordel e, posteriormente, através da realização de uma oficina sobre a possível relação entre o cordel e a Matemática. Ao término identificamos que a literatura de cordel pode ser um atrativo considerável nas aulas de Matemática, pois ao mesmo tempo que possibilita a criação de um ambiente com característica interdisciplinar, permite que os alunos possam estudar e relembrar conceitos matemáticos a fim de elaborar o respectivo cordel, possibilitando maior interação em sala de aula com a compreensão de que a Matemática vai além dos números e das técnicas. |
id |
UFCG_c4c1977b45e2267568b482105dd102de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27451 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.The cordel booklet as a didactic resource for mathematics classes: an experience at Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.Folheto de cordel e matemáticaString and math flyerEducação matemáticaMath educationLiteratura de cordelLiterature of twineEnsino de matemática – educação básicaTeaching Mathematics - Basic EducationRecurso didático – folheto de cordelDidactic resource – cordel bookletEscola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PBFather Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PBValorização cultural – cordelCultural appreciation - cordelEducação do CampoA busca por recursos que dinamizam as aulas de Matemática é de extrema importância a fim de estimular maior interesse por parte dos alunos em se envolver nas tarefas e construir seu conhecimento matemático. Partindo disso, o presente trabalho intitulado “O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de Matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira” foi pensando como possibilidade para trabalhar Matemática ao mesmo tempo trabalhando com aspectos ligados à cultura regional que é a literatura de cordel. Sendo assim, buscamos identificar quais são as possibilidades didáticas observadas ao fazer uso da literatura de cordel enquanto recurso didático em aulas de Matemática numa turma do 6º Ano, com o objetivo de compreender como esse recurso pode trazer benefícios para as aulas de Matemática. Para tanto, realizamos a intervenção numa turma do 6º Ano na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, localizada no Município de Sumé-PB. Enquanto fundamentos teóricos, nos baseamos em Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre outros de igual importância. Assim, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu, inicialmente, através de um questionário, cujo objetivo era conhecer o perfil dos alunos participantes e a respectiva familiaridade acerca do folheto de cordel e, posteriormente, através da realização de uma oficina sobre a possível relação entre o cordel e a Matemática. Ao término identificamos que a literatura de cordel pode ser um atrativo considerável nas aulas de Matemática, pois ao mesmo tempo que possibilita a criação de um ambiente com característica interdisciplinar, permite que os alunos possam estudar e relembrar conceitos matemáticos a fim de elaborar o respectivo cordel, possibilitando maior interação em sala de aula com a compreensão de que a Matemática vai além dos números e das técnicas.La búsqueda de recursos que agilicen las clases de Matemáticas es de suma importancia para estimular un mayor interés de los estudiantes por involucrarse en las tareas y construir sus conocimientos matemáticos. A partir de ello, se pensó en el presente trabajo titulado "El cuadernillo de cordel como recurso didáctico para las clases de Matemática: una experiencia en la Escuela Padre Paulo Roberto de Oliveira" como una posibilidad de trabajar la Matemática trabajando con aspectos relacionados con la cultura regional que es la literatura de cordel. Por lo tanto, buscamos identificar las posibilidades didácticas observadas al utilizar la literatura de cordel como recurso didáctico en las clases de Matemáticas en una clase de 6º grado, con el fin de comprender cómo este recurso puede traer beneficios a las clases de Matemáticas. Para eso, realizamos la intervención en una clase de 6º grado de la Escuela Padre Paulo Roberto de Oliveira, ubicada en la ciudad de Sumé-PB. Como fundamentos teóricos nos apoyamos en Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre otros de igual importancia. Así, la investigación realizada es de carácter cualitativo, donde la recolección de datos se dio, inicialmente, a través de un cuestionario, cuyo objetivo fue conocer el perfil de los estudiantes participantes y su respectiva familiaridad con el cuadernillo de cordel y, posteriormente, a través de la realización de un taller sobre la posible relación entre el cordel y las matemáticas. Al final, identificamos que la literatura de cordel puede ser un atractivo considerable en las clases de Matemática, pues al mismo tiempo permite la creación de un ambiente con carácter interdisciplinario, permite que los estudiantes estudien y recuerden conceptos matemáticos para poder elaborar los respectivos cordeles, posibilitando una mayor interacción en el aula entendiendo que las Matemáticas van más allá de los números y las técnicas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMEIRA, Gilmara Gomes.MEIRA, G. G.http://lattes.cnpq.br/1685699710813202ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ALENCAR, A. C. M.http://lattes.cnpq.br/4055262617186678SILVA, Isaac Alexandre da.SILVA, I. A.http://lattes.cnpq.br/0662696253778298RAMOS, Jonathan Mayan Morais.2022-09-022022-09-26T20:04:48Z2022-09-262022-09-26T20:04:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramoshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451RAMOS, Jonathan Mayan Morais. O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. 2022. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T16:42:17Zoai:localhost:riufcg/27451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T16:42:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. The cordel booklet as a didactic resource for mathematics classes: an experience at Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. |
title |
O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. |
spellingShingle |
O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. RAMOS, Jonathan Mayan Morais. Folheto de cordel e matemática String and math flyer Educação matemática Math education Literatura de cordel Literature of twine Ensino de matemática – educação básica Teaching Mathematics - Basic Education Recurso didático – folheto de cordel Didactic resource – cordel booklet Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PB Father Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PB Valorização cultural – cordel Cultural appreciation - cordel Educação do Campo |
title_short |
O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. |
title_full |
O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. |
title_fullStr |
O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. |
title_full_unstemmed |
O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. |
title_sort |
O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. |
author |
RAMOS, Jonathan Mayan Morais. |
author_facet |
RAMOS, Jonathan Mayan Morais. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MEIRA, Gilmara Gomes. MEIRA, G. G. http://lattes.cnpq.br/1685699710813202 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. ALENCAR, A. C. M. http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 SILVA, Isaac Alexandre da. SILVA, I. A. http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, Jonathan Mayan Morais. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Folheto de cordel e matemática String and math flyer Educação matemática Math education Literatura de cordel Literature of twine Ensino de matemática – educação básica Teaching Mathematics - Basic Education Recurso didático – folheto de cordel Didactic resource – cordel booklet Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PB Father Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PB Valorização cultural – cordel Cultural appreciation - cordel Educação do Campo |
topic |
Folheto de cordel e matemática String and math flyer Educação matemática Math education Literatura de cordel Literature of twine Ensino de matemática – educação básica Teaching Mathematics - Basic Education Recurso didático – folheto de cordel Didactic resource – cordel booklet Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PB Father Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PB Valorização cultural – cordel Cultural appreciation - cordel Educação do Campo |
description |
A busca por recursos que dinamizam as aulas de Matemática é de extrema importância a fim de estimular maior interesse por parte dos alunos em se envolver nas tarefas e construir seu conhecimento matemático. Partindo disso, o presente trabalho intitulado “O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de Matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira” foi pensando como possibilidade para trabalhar Matemática ao mesmo tempo trabalhando com aspectos ligados à cultura regional que é a literatura de cordel. Sendo assim, buscamos identificar quais são as possibilidades didáticas observadas ao fazer uso da literatura de cordel enquanto recurso didático em aulas de Matemática numa turma do 6º Ano, com o objetivo de compreender como esse recurso pode trazer benefícios para as aulas de Matemática. Para tanto, realizamos a intervenção numa turma do 6º Ano na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, localizada no Município de Sumé-PB. Enquanto fundamentos teóricos, nos baseamos em Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre outros de igual importância. Assim, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu, inicialmente, através de um questionário, cujo objetivo era conhecer o perfil dos alunos participantes e a respectiva familiaridade acerca do folheto de cordel e, posteriormente, através da realização de uma oficina sobre a possível relação entre o cordel e a Matemática. Ao término identificamos que a literatura de cordel pode ser um atrativo considerável nas aulas de Matemática, pois ao mesmo tempo que possibilita a criação de um ambiente com característica interdisciplinar, permite que os alunos possam estudar e relembrar conceitos matemáticos a fim de elaborar o respectivo cordel, possibilitando maior interação em sala de aula com a compreensão de que a Matemática vai além dos números e das técnicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-02 2022-09-26T20:04:48Z 2022-09-26 2022-09-26T20:04:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramos http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451 RAMOS, Jonathan Mayan Morais. O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. 2022. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramos http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Jonathan Mayan Morais. O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. 2022. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744557638680576 |