Malária e educação: cartografias dos sertões jaguaribanos em tempo de peste (1937-1942).
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34285 |
Resumo: | O estudo sobre as histórias vivenciadas durante surtos epidêmicos reúne traços que vão além do aspecto material ou biológico da doença. Meu foco de análise, neste colóquio, se volta principalmente para seu caráter sócio-cultural, ou seja, como os habitantes a significam e criam representações em torno desse fenômeno. Tomando como ponto de partida uma epidemia de malária ocorrida entre os anos de 1937 e 1942 na região do Baixo Jaguaribe-CE, podemos inferir também o quanto havia, por parte de várias camadas da sociedade e, em especial dos membros da Fundação Rockefeller que integravam o Serviço de Malária do Nordeste (SMNE), uma preocupação com o processo de “educação sanitária” da população residente na região, fossem elas da zona urbana ou rural. O objetivo era tornar as pessoas mais esclarecidas quanto às causas da doença e as formas de combatê-la. Havia também a intenção de colocar em prática todo um ideário higienista entre aqueles que residiam no interior do Brasil. Para tanto, foram utilizados vários meios de comunicação com o intuito de difundir tais idéias: jornais, peças de teatro, cinema, rádio... Não podemos esquecer também de mencionar a presença dos guardas da malária que tinham como uma das suas principais funções “educar” os habitantes da região, de acordo com os preceitos higienistas. É preciso questionar, por exemplo, como reagia a população diante dessas novas propostas higiênicas? O historiador não deve, ainda, se furtar ao estudo e a análise das emoções que, de modo bem particular, permeiam as ações humanas e, notadamente, os acontecimentos históricos. Analisar a epidemia de malária buscando compreender, por meio do estudo das diversas fontes históricas, como a população local experienciou, este surto epidêmico é um dos meus principais objetivos. |
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Malária e educação: cartografias dos sertões jaguaribanos em tempo de peste (1937-1942).Malaria and education: cartographies of the Jaguariban backlands in times of plague (1937-1942).Malária e EducaçãoHistória de pestesEpidemias - HistóriaJaguaribe - CE - epidemia de maláriaEducação sanitáriaEpidemia de malária - Jaguaribe - CEMalária - Jaguaribe - CE 1937 e 1942História da saúde - Jaguaribe - CEEpidemiologiaBaixo Jaguaribe - CE - epidemia de malária 1937 e 1942Guardas da maláriaMalaria and EducationHistory of pestsEpidemics - HistoryJaguaribe - CE - malaria epidemicHealth educationMalaria epidemic - Jaguaribe - CEHistory of health - Jaguaribe - CEEpidemiologyBaixo Jaguaribe - CE - malaria epidemic 1937 and 1942Malaria guardsHistória.O estudo sobre as histórias vivenciadas durante surtos epidêmicos reúne traços que vão além do aspecto material ou biológico da doença. Meu foco de análise, neste colóquio, se volta principalmente para seu caráter sócio-cultural, ou seja, como os habitantes a significam e criam representações em torno desse fenômeno. Tomando como ponto de partida uma epidemia de malária ocorrida entre os anos de 1937 e 1942 na região do Baixo Jaguaribe-CE, podemos inferir também o quanto havia, por parte de várias camadas da sociedade e, em especial dos membros da Fundação Rockefeller que integravam o Serviço de Malária do Nordeste (SMNE), uma preocupação com o processo de “educação sanitária” da população residente na região, fossem elas da zona urbana ou rural. O objetivo era tornar as pessoas mais esclarecidas quanto às causas da doença e as formas de combatê-la. Havia também a intenção de colocar em prática todo um ideário higienista entre aqueles que residiam no interior do Brasil. Para tanto, foram utilizados vários meios de comunicação com o intuito de difundir tais idéias: jornais, peças de teatro, cinema, rádio... Não podemos esquecer também de mencionar a presença dos guardas da malária que tinham como uma das suas principais funções “educar” os habitantes da região, de acordo com os preceitos higienistas. É preciso questionar, por exemplo, como reagia a população diante dessas novas propostas higiênicas? O historiador não deve, ainda, se furtar ao estudo e a análise das emoções que, de modo bem particular, permeiam as ações humanas e, notadamente, os acontecimentos históricos. Analisar a epidemia de malária buscando compreender, por meio do estudo das diversas fontes históricas, como a população local experienciou, este surto epidêmico é um dos meus principais objetivos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-02T17:19:01Z2024-02-022024-02-02T17:19:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34285SILVA, Gláubia Cristiane Arruda. Malária e educação: cartografias dos sertões jaguaribanos em tempo de peste (1937-1942). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 16: Fissuras na história e reconfigurações nas culturas pedagógicas: fontes históricas, identidades docentes e educação histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2310-2320. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34285porSILVA, Gláubia Cristiane Arruda.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T17:19:24Zoai:localhost:riufcg/34285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T17:19:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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