A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Renata Kalliane Menezes.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37257
Resumo: A presente pesquisa encontra-se vinculada à linha um de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Essa investigação teve como objeto de estudo a gestão escolar e o papel do diretor/diretora escolar no âmbito do Programa de Educação Integral da Paraíba (PEI-PB), tomando como recorte temporal o período de 2016 a 2022. É importante ressaltar que 2016 marca o ano de implantação do modelo no estado, a partir de um convenio firmado com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e 2022, meu ingresso na pós-graduação. Nesse sentido, a pesquisa analisou as configurações para a gestão e o papel do diretor escolar no Programa de Educação Integral da Paraíba, desvelando como a implantação de um novo modelo de gestão, Tecnologia de Gestão Educacional, para as escolas que fazem parte do Programa trouxe implicações significativas no papel do diretor e na própria gestão democrática da escola. A investigação esteve alicerçada na abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético, apresentando como categorias de análise historicidade, totalidade e contradição. No que diz respeito às categorias de conteúdo, elas se referem ao gerencialismo, gestão educacional democrática, diretor escolar e intelectual orgânico. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos para a construção dos dados, o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, cujo corpus coligido foi examinado por meio da análise interpretativa. Os documentos revelaram que a Tecnologia de Gestão Educacional está assentada no gerencialismo, transplantando, para o ambiente escolar, ferramentas advindas do mundo Empresarial, adotadas como forma de otimizar os resultados, a partir do aumento da eficácia e eficiência dos processos educacionais. Sobre o papel do diretor, os documentos apontam para um novo perfil de liderança, em que o líder é remodelado conforme as políticas nacionais e com as determinações dos organismos multilaterais para atuar como intelectual orgânico da hegemonia burguesa. Tais determinações se fazem presentes no PEI-PB mediante o modelo de liderança e de gestão adotados, contribuindo para a consolidação do Programa a partir do desenvolvimento de boas práticas, reforçando uma educação baseada em modelos neoliberais.
id UFCG_c67ff4b7ff400cd0756cbd117dc7e3e1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37257
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).School management and the role of the director in the integral education program in Paraíba (PEI-PB).PEI-PBDiretor escolarGestão escolarTecnologia de gestão educacionalPEI-PBSchool directorEducational managementEducational management technologyEducação.A presente pesquisa encontra-se vinculada à linha um de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Essa investigação teve como objeto de estudo a gestão escolar e o papel do diretor/diretora escolar no âmbito do Programa de Educação Integral da Paraíba (PEI-PB), tomando como recorte temporal o período de 2016 a 2022. É importante ressaltar que 2016 marca o ano de implantação do modelo no estado, a partir de um convenio firmado com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e 2022, meu ingresso na pós-graduação. Nesse sentido, a pesquisa analisou as configurações para a gestão e o papel do diretor escolar no Programa de Educação Integral da Paraíba, desvelando como a implantação de um novo modelo de gestão, Tecnologia de Gestão Educacional, para as escolas que fazem parte do Programa trouxe implicações significativas no papel do diretor e na própria gestão democrática da escola. A investigação esteve alicerçada na abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético, apresentando como categorias de análise historicidade, totalidade e contradição. No que diz respeito às categorias de conteúdo, elas se referem ao gerencialismo, gestão educacional democrática, diretor escolar e intelectual orgânico. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos para a construção dos dados, o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, cujo corpus coligido foi examinado por meio da análise interpretativa. Os documentos revelaram que a Tecnologia de Gestão Educacional está assentada no gerencialismo, transplantando, para o ambiente escolar, ferramentas advindas do mundo Empresarial, adotadas como forma de otimizar os resultados, a partir do aumento da eficácia e eficiência dos processos educacionais. Sobre o papel do diretor, os documentos apontam para um novo perfil de liderança, em que o líder é remodelado conforme as políticas nacionais e com as determinações dos organismos multilaterais para atuar como intelectual orgânico da hegemonia burguesa. Tais determinações se fazem presentes no PEI-PB mediante o modelo de liderança e de gestão adotados, contribuindo para a consolidação do Programa a partir do desenvolvimento de boas práticas, reforçando uma educação baseada em modelos neoliberais.This research is linked to line one of Educational History, Policy and Management of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande (PPGEd/UFCG). This investigation had as its object of study school management and the role of the school director within the scope of the Paraíba Integral Education Program (PEI-PB), taking as a time frame the period from 2016 to 2022. It is important to highlight that 2016 marks the year of implementation of the model in the state, based on an agreement signed with the Institute of Co-responsibility for Education (ICE), and 2022, my entry into postgraduate studies. In this sense, the research analyzed the configurations for management and the role of the school director in the Integral Education Program of Paraíba, revealing how the implementation of a new management model, Educational Management Technology, for the schools that are part of the Program brought significant implications for the role of the principal and the democratic management of the school itself. The investigation was based on the theoretical-methodological approach of historical and dialectical materialism, presenting historicity, totality and contradiction as categories of analysis. With regard to content categories, they refer to managerialism, democratic educational management, school director and organic intellectual. We highlight as theoretical-methodological procedures for data construction, the bibliographic survey and documentary research, whose collected corpus was examined through interpretative analysis.The documents revealed that Educational Management Technology is based on managerialism, transplanting, to the school environment, tools from the Business world, adopted as a way of optimizing results, by increasing the effectiveness and efficiency of educational processes. Regarding the role of the director, the documents point to a new leadership profile, in which the leader is remodeled according to national policies and the determinations of multilateral organizations to act as an organic intellectual of bourgeois hegemony. Such determinations are present in PEI-PB through the leadership and management model adopted, contributing to the consolidation of the Program through the development of good practices, reinforcing an education based on neoliberal models.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGSILVA, Luciana Leandro da.SILVA, L. L.http://lattes.cnpq.br/6417395216828103RODRIGUES , Melânia Mendonça.DUARTE , Alexandre William Barbosa.SILVA, Fernando Luiz Cássio da.ALVES, Renata Kalliane Menezes.2024-03-282024-08-12T18:07:35Z2024-08-122024-08-12T18:07:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37257ALVES, Renata Kalliane Menezes. A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-12T18:07:35Zoai:localhost:riufcg/37257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-12T18:07:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).
School management and the role of the director in the integral education program in Paraíba (PEI-PB).
title A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).
spellingShingle A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).
ALVES, Renata Kalliane Menezes.
PEI-PB
Diretor escolar
Gestão escolar
Tecnologia de gestão educacional
PEI-PB
School director
Educational management
Educational management technology
Educação.
title_short A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).
title_full A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).
title_fullStr A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).
title_full_unstemmed A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).
title_sort A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).
author ALVES, Renata Kalliane Menezes.
author_facet ALVES, Renata Kalliane Menezes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Luciana Leandro da.
SILVA, L. L.
http://lattes.cnpq.br/6417395216828103
RODRIGUES , Melânia Mendonça.
DUARTE , Alexandre William Barbosa.
SILVA, Fernando Luiz Cássio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Renata Kalliane Menezes.
dc.subject.por.fl_str_mv PEI-PB
Diretor escolar
Gestão escolar
Tecnologia de gestão educacional
PEI-PB
School director
Educational management
Educational management technology
Educação.
topic PEI-PB
Diretor escolar
Gestão escolar
Tecnologia de gestão educacional
PEI-PB
School director
Educational management
Educational management technology
Educação.
description A presente pesquisa encontra-se vinculada à linha um de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Essa investigação teve como objeto de estudo a gestão escolar e o papel do diretor/diretora escolar no âmbito do Programa de Educação Integral da Paraíba (PEI-PB), tomando como recorte temporal o período de 2016 a 2022. É importante ressaltar que 2016 marca o ano de implantação do modelo no estado, a partir de um convenio firmado com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e 2022, meu ingresso na pós-graduação. Nesse sentido, a pesquisa analisou as configurações para a gestão e o papel do diretor escolar no Programa de Educação Integral da Paraíba, desvelando como a implantação de um novo modelo de gestão, Tecnologia de Gestão Educacional, para as escolas que fazem parte do Programa trouxe implicações significativas no papel do diretor e na própria gestão democrática da escola. A investigação esteve alicerçada na abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético, apresentando como categorias de análise historicidade, totalidade e contradição. No que diz respeito às categorias de conteúdo, elas se referem ao gerencialismo, gestão educacional democrática, diretor escolar e intelectual orgânico. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos para a construção dos dados, o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, cujo corpus coligido foi examinado por meio da análise interpretativa. Os documentos revelaram que a Tecnologia de Gestão Educacional está assentada no gerencialismo, transplantando, para o ambiente escolar, ferramentas advindas do mundo Empresarial, adotadas como forma de otimizar os resultados, a partir do aumento da eficácia e eficiência dos processos educacionais. Sobre o papel do diretor, os documentos apontam para um novo perfil de liderança, em que o líder é remodelado conforme as políticas nacionais e com as determinações dos organismos multilaterais para atuar como intelectual orgânico da hegemonia burguesa. Tais determinações se fazem presentes no PEI-PB mediante o modelo de liderança e de gestão adotados, contribuindo para a consolidação do Programa a partir do desenvolvimento de boas práticas, reforçando uma educação baseada em modelos neoliberais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-28
2024-08-12T18:07:35Z
2024-08-12
2024-08-12T18:07:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37257
ALVES, Renata Kalliane Menezes. A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37257
identifier_str_mv ALVES, Renata Kalliane Menezes. A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632877154304