A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37257 |
Resumo: | A presente pesquisa encontra-se vinculada à linha um de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Essa investigação teve como objeto de estudo a gestão escolar e o papel do diretor/diretora escolar no âmbito do Programa de Educação Integral da Paraíba (PEI-PB), tomando como recorte temporal o período de 2016 a 2022. É importante ressaltar que 2016 marca o ano de implantação do modelo no estado, a partir de um convenio firmado com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e 2022, meu ingresso na pós-graduação. Nesse sentido, a pesquisa analisou as configurações para a gestão e o papel do diretor escolar no Programa de Educação Integral da Paraíba, desvelando como a implantação de um novo modelo de gestão, Tecnologia de Gestão Educacional, para as escolas que fazem parte do Programa trouxe implicações significativas no papel do diretor e na própria gestão democrática da escola. A investigação esteve alicerçada na abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético, apresentando como categorias de análise historicidade, totalidade e contradição. No que diz respeito às categorias de conteúdo, elas se referem ao gerencialismo, gestão educacional democrática, diretor escolar e intelectual orgânico. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos para a construção dos dados, o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, cujo corpus coligido foi examinado por meio da análise interpretativa. Os documentos revelaram que a Tecnologia de Gestão Educacional está assentada no gerencialismo, transplantando, para o ambiente escolar, ferramentas advindas do mundo Empresarial, adotadas como forma de otimizar os resultados, a partir do aumento da eficácia e eficiência dos processos educacionais. Sobre o papel do diretor, os documentos apontam para um novo perfil de liderança, em que o líder é remodelado conforme as políticas nacionais e com as determinações dos organismos multilaterais para atuar como intelectual orgânico da hegemonia burguesa. Tais determinações se fazem presentes no PEI-PB mediante o modelo de liderança e de gestão adotados, contribuindo para a consolidação do Programa a partir do desenvolvimento de boas práticas, reforçando uma educação baseada em modelos neoliberais. |
id |
UFCG_c67ff4b7ff400cd0756cbd117dc7e3e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37257 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB).School management and the role of the director in the integral education program in Paraíba (PEI-PB).PEI-PBDiretor escolarGestão escolarTecnologia de gestão educacionalPEI-PBSchool directorEducational managementEducational management technologyEducação.A presente pesquisa encontra-se vinculada à linha um de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Essa investigação teve como objeto de estudo a gestão escolar e o papel do diretor/diretora escolar no âmbito do Programa de Educação Integral da Paraíba (PEI-PB), tomando como recorte temporal o período de 2016 a 2022. É importante ressaltar que 2016 marca o ano de implantação do modelo no estado, a partir de um convenio firmado com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e 2022, meu ingresso na pós-graduação. Nesse sentido, a pesquisa analisou as configurações para a gestão e o papel do diretor escolar no Programa de Educação Integral da Paraíba, desvelando como a implantação de um novo modelo de gestão, Tecnologia de Gestão Educacional, para as escolas que fazem parte do Programa trouxe implicações significativas no papel do diretor e na própria gestão democrática da escola. A investigação esteve alicerçada na abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético, apresentando como categorias de análise historicidade, totalidade e contradição. No que diz respeito às categorias de conteúdo, elas se referem ao gerencialismo, gestão educacional democrática, diretor escolar e intelectual orgânico. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos para a construção dos dados, o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, cujo corpus coligido foi examinado por meio da análise interpretativa. Os documentos revelaram que a Tecnologia de Gestão Educacional está assentada no gerencialismo, transplantando, para o ambiente escolar, ferramentas advindas do mundo Empresarial, adotadas como forma de otimizar os resultados, a partir do aumento da eficácia e eficiência dos processos educacionais. Sobre o papel do diretor, os documentos apontam para um novo perfil de liderança, em que o líder é remodelado conforme as políticas nacionais e com as determinações dos organismos multilaterais para atuar como intelectual orgânico da hegemonia burguesa. Tais determinações se fazem presentes no PEI-PB mediante o modelo de liderança e de gestão adotados, contribuindo para a consolidação do Programa a partir do desenvolvimento de boas práticas, reforçando uma educação baseada em modelos neoliberais.This research is linked to line one of Educational History, Policy and Management of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande (PPGEd/UFCG). This investigation had as its object of study school management and the role of the school director within the scope of the Paraíba Integral Education Program (PEI-PB), taking as a time frame the period from 2016 to 2022. It is important to highlight that 2016 marks the year of implementation of the model in the state, based on an agreement signed with the Institute of Co-responsibility for Education (ICE), and 2022, my entry into postgraduate studies. In this sense, the research analyzed the configurations for management and the role of the school director in the Integral Education Program of Paraíba, revealing how the implementation of a new management model, Educational Management Technology, for the schools that are part of the Program brought significant implications for the role of the principal and the democratic management of the school itself. The investigation was based on the theoretical-methodological approach of historical and dialectical materialism, presenting historicity, totality and contradiction as categories of analysis. With regard to content categories, they refer to managerialism, democratic educational management, school director and organic intellectual. We highlight as theoretical-methodological procedures for data construction, the bibliographic survey and documentary research, whose collected corpus was examined through interpretative analysis.The documents revealed that Educational Management Technology is based on managerialism, transplanting, to the school environment, tools from the Business world, adopted as a way of optimizing results, by increasing the effectiveness and efficiency of educational processes. Regarding the role of the director, the documents point to a new leadership profile, in which the leader is remodeled according to national policies and the determinations of multilateral organizations to act as an organic intellectual of bourgeois hegemony. Such determinations are present in PEI-PB through the leadership and management model adopted, contributing to the consolidation of the Program through the development of good practices, reinforcing an education based on neoliberal models.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGSILVA, Luciana Leandro da.SILVA, L. L.http://lattes.cnpq.br/6417395216828103RODRIGUES , Melânia Mendonça.DUARTE , Alexandre William Barbosa.SILVA, Fernando Luiz Cássio da.ALVES, Renata Kalliane Menezes.2024-03-282024-08-12T18:07:35Z2024-08-122024-08-12T18:07:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37257ALVES, Renata Kalliane Menezes. A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-12T18:07:35Zoai:localhost:riufcg/37257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-12T18:07:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). School management and the role of the director in the integral education program in Paraíba (PEI-PB). |
title |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). |
spellingShingle |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). ALVES, Renata Kalliane Menezes. PEI-PB Diretor escolar Gestão escolar Tecnologia de gestão educacional PEI-PB School director Educational management Educational management technology Educação. |
title_short |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). |
title_full |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). |
title_fullStr |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). |
title_full_unstemmed |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). |
title_sort |
A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). |
author |
ALVES, Renata Kalliane Menezes. |
author_facet |
ALVES, Renata Kalliane Menezes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Luciana Leandro da. SILVA, L. L. http://lattes.cnpq.br/6417395216828103 RODRIGUES , Melânia Mendonça. DUARTE , Alexandre William Barbosa. SILVA, Fernando Luiz Cássio da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Renata Kalliane Menezes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PEI-PB Diretor escolar Gestão escolar Tecnologia de gestão educacional PEI-PB School director Educational management Educational management technology Educação. |
topic |
PEI-PB Diretor escolar Gestão escolar Tecnologia de gestão educacional PEI-PB School director Educational management Educational management technology Educação. |
description |
A presente pesquisa encontra-se vinculada à linha um de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Essa investigação teve como objeto de estudo a gestão escolar e o papel do diretor/diretora escolar no âmbito do Programa de Educação Integral da Paraíba (PEI-PB), tomando como recorte temporal o período de 2016 a 2022. É importante ressaltar que 2016 marca o ano de implantação do modelo no estado, a partir de um convenio firmado com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e 2022, meu ingresso na pós-graduação. Nesse sentido, a pesquisa analisou as configurações para a gestão e o papel do diretor escolar no Programa de Educação Integral da Paraíba, desvelando como a implantação de um novo modelo de gestão, Tecnologia de Gestão Educacional, para as escolas que fazem parte do Programa trouxe implicações significativas no papel do diretor e na própria gestão democrática da escola. A investigação esteve alicerçada na abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético, apresentando como categorias de análise historicidade, totalidade e contradição. No que diz respeito às categorias de conteúdo, elas se referem ao gerencialismo, gestão educacional democrática, diretor escolar e intelectual orgânico. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos para a construção dos dados, o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, cujo corpus coligido foi examinado por meio da análise interpretativa. Os documentos revelaram que a Tecnologia de Gestão Educacional está assentada no gerencialismo, transplantando, para o ambiente escolar, ferramentas advindas do mundo Empresarial, adotadas como forma de otimizar os resultados, a partir do aumento da eficácia e eficiência dos processos educacionais. Sobre o papel do diretor, os documentos apontam para um novo perfil de liderança, em que o líder é remodelado conforme as políticas nacionais e com as determinações dos organismos multilaterais para atuar como intelectual orgânico da hegemonia burguesa. Tais determinações se fazem presentes no PEI-PB mediante o modelo de liderança e de gestão adotados, contribuindo para a consolidação do Programa a partir do desenvolvimento de boas práticas, reforçando uma educação baseada em modelos neoliberais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-28 2024-08-12T18:07:35Z 2024-08-12 2024-08-12T18:07:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37257 ALVES, Renata Kalliane Menezes. A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37257 |
identifier_str_mv |
ALVES, Renata Kalliane Menezes. A gestão escolar e o papel do diretor no programa de educação integral da Paraíba (PEI-PB). 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744632877154304 |