Caracterizando e quantificando inovação em redes de similaridade musical.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FALCÃO, Felipe Vieira.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22604
Resumo: Investigações sobre relações de similaridade entre composições, álbuns e artistas desempenham um papel importante na compreensão de tendências presentes nas trajetórias dos gêneros musicais. A influência exercida por essas entidades dentro de uma rede de similaridades pode ser caracterizada de diversas formas, como analisando-se a dimensão da disrupção. Considera-se disruptivo aquele ator capaz de criar uma desestabilização num contexto dominante, gerando uma quebra nas expectativas já consolidadas por práticas anteriores. Iniciativas inovadoras dessa natureza podem ser evidenciadas na música em diversos momentos, seja no surgimento do rock and roll ao final dos anos 40, passando pela revolução do punk rock três décadas depois e refletindo até mesmo aqui no Brasil com a difusão do rock nacional no início da década de 1980. Em contraste aos benefícios do estudo da inovação em diferentes contextos, pouco tem sido proposto e conduzido até o momento no sentido de identificar, categorizar e mensurar a inovação apresentada por entidades musicais ao longo do tempo. Este trabalho propõe-se a preencher essa lacuna e avançar o estado-da-arte no estudo da inovação em redes de similaridade musical. Para tal, um conjunto de dados composto por milhares de canções de forró foi coletado, curado, e processado para obter representações de áudio que pudessem ser comparadas em busca de similaridades entre as músicas. Estas foram utilizadas na construção de uma rede de nós (músicas) e arestas ponderadas (relações de similaridade), que por sua vez serviu de entrada para o cálculo de um índice de disrupção proposto neste estudo. Os resultados apontam para o potencial do índice de disrupção como ferramenta na investigação da inovação musical, sendo ele capaz de revelar novas informações e fatos acerca das trajetórias dos gêneros.
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Iniciativas inovadoras dessa natureza podem ser evidenciadas na música em diversos momentos, seja no surgimento do rock and roll ao final dos anos 40, passando pela revolução do punk rock três décadas depois e refletindo até mesmo aqui no Brasil com a difusão do rock nacional no início da década de 1980. Em contraste aos benefícios do estudo da inovação em diferentes contextos, pouco tem sido proposto e conduzido até o momento no sentido de identificar, categorizar e mensurar a inovação apresentada por entidades musicais ao longo do tempo. Este trabalho propõe-se a preencher essa lacuna e avançar o estado-da-arte no estudo da inovação em redes de similaridade musical. Para tal, um conjunto de dados composto por milhares de canções de forró foi coletado, curado, e processado para obter representações de áudio que pudessem ser comparadas em busca de similaridades entre as músicas. Estas foram utilizadas na construção de uma rede de nós (músicas) e arestas ponderadas (relações de similaridade), que por sua vez serviu de entrada para o cálculo de um índice de disrupção proposto neste estudo. Os resultados apontam para o potencial do índice de disrupção como ferramenta na investigação da inovação musical, sendo ele capaz de revelar novas informações e fatos acerca das trajetórias dos gêneros.Music investigations with main focus in the study of similarity relationships between songs, albums and artists play an important role when trying to understand trends in the history of music genres. The influence exercised by these entities in a similarity network can be categorized in a multitude of points-of-view, including disruption. A disruptive object is one that creates a new stream of events, changing the traditional way of how a context operates. Such class of innovative initiatives can be observed many times during the history of music, as in the emergence of the rock and roll at the end of the 1940’s, passing by the punk rock revolution three decades later, and finally reflecting here in Brazil during the boom of the national rock in the early eighties. The proper categorization of innovation and measurement of disruption remain as a tasks with large room for improvement, and these gaps are even more evident in the music domain, where the topic has not received much attention so far. This work builds on preliminary studies focused on the analysis of music disruption derived from metadata-based similarity networks, demonstrating that the raw audio can augment similarity information. We developed a case study based on a collection of a Brazilian local music tradition called Forró, that emphasizes the analytical and musicological potential of a musical disruption metric to describe and explain a genre trajectory over time.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGANDRADE, Nazareno Ferreira de.http://lattes.cnpq.br/2729979018100977MORAIS, Fábio Jorge Almeida.http://lattes.cnpq.br/0987042606840444CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.http://lattes.cnpq.br/2042247762832979MARINHO, Leandro Balby.http://lattes.cnpq.br/3728312501032061SILVA, Diego Furtado.http://lattes.cnpq.br/7662777934692986FIGUEIREDO, Flavio Vinicius Diniz de.http://lattes.cnpq.br/9481210393304645FALCÃO, Felipe Vieira.2021-08-202021-12-17T22:41:57Z2021-12-172021-12-17T22:41:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22604FALCÃO, Felipe Vieira. 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