Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AFRO, Deyse Milene da Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4506
Resumo: O objeto de estudo desta investigação é o bullying. O objetivo geral é analisar as consequências do bullying nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo que os objetivos específicos são: Identificar as concepções dos professores sobre o bullying; Identificar as concepções dos alunos sobre o bullying; Conhecer como os professores lidam com os alunos autores e vítimas do bullying. Quanto ao percurso metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras e 12 alunos do 4º ano do ensino fundamental. O locus de pesquisa foi uma escola da rede pública do município de São João do Rio do Peixe-PB. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista com as professoras e o grupo focal com os alunos. O estudo teórico realizado nos permitiu concluir que os casos bullying podem até evoluir para quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentos que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. Permitiu, ainda refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas em relação a aprendizagem, as quais devem proporcionar, na medida do possível, um ambiente saudável para nossos alunos, onde haja respeito, diálogo, justiça, amizade, solidariedade e cooperação.
id UFCG_ca741fb10f8bd74c8435e093491674b5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4506
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.Violence in school: conceptions of bullying between teachers and students.BullyingViolência escolarSchool ViolenceEducação.O objeto de estudo desta investigação é o bullying. O objetivo geral é analisar as consequências do bullying nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo que os objetivos específicos são: Identificar as concepções dos professores sobre o bullying; Identificar as concepções dos alunos sobre o bullying; Conhecer como os professores lidam com os alunos autores e vítimas do bullying. Quanto ao percurso metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras e 12 alunos do 4º ano do ensino fundamental. O locus de pesquisa foi uma escola da rede pública do município de São João do Rio do Peixe-PB. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista com as professoras e o grupo focal com os alunos. O estudo teórico realizado nos permitiu concluir que os casos bullying podem até evoluir para quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentos que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. Permitiu, ainda refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas em relação a aprendizagem, as quais devem proporcionar, na medida do possível, um ambiente saudável para nossos alunos, onde haja respeito, diálogo, justiça, amizade, solidariedade e cooperação.The study object of this research is bullying. The general objective is to analyze the consequences of bullying in the process of teaching and learning, and the specific objectives are: Identify the conceptions of teachers about bullying; Identify the views of students on bullying; Knowing how teachers deal with Bullies and victims of bullying. As for the methodological approach was based on a literature and an exploratory field research. The subjects were four teachers and 12 students from the 4th grade of elementary school. The research locus was one public school in São João do Rio do Peixe-PB. The data collection instruments were: the interview with the teachers and the focus group with students. The theoretical study allowed us to conclude that bullying cases may even evolve into severe cases of mental disorders and / or behaviors that often bring irreversible damage. The study allowed us to reflect on our role as educators, our practices in relation to learning, which should provide, as far as possible, a healthy environment for our students, where there is respect, dialogue, justice, friendship, solidarity and cooperation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899NOGUEIRA , José Rômulo Feitosa.ALBUQUERQUE , Tiago Paz e.AFRO, Deyse Milene da Silva.2016-05-182019-06-25T17:42:24Z2019-06-252019-06-25T17:42:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4506AFRO, Deyse Milene da Silva. Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes. 2016. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:40:42Zoai:localhost:riufcg/4506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:40:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.
Violence in school: conceptions of bullying between teachers and students.
title Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.
spellingShingle Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.
AFRO, Deyse Milene da Silva.
Bullying
Violência escolar
School Violence
Educação.
title_short Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.
title_full Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.
title_fullStr Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.
title_full_unstemmed Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.
title_sort Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.
author AFRO, Deyse Milene da Silva.
author_facet AFRO, Deyse Milene da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
NOGUEIRA , José Rômulo Feitosa.
ALBUQUERQUE , Tiago Paz e.
dc.contributor.author.fl_str_mv AFRO, Deyse Milene da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Violência escolar
School Violence
Educação.
topic Bullying
Violência escolar
School Violence
Educação.
description O objeto de estudo desta investigação é o bullying. O objetivo geral é analisar as consequências do bullying nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo que os objetivos específicos são: Identificar as concepções dos professores sobre o bullying; Identificar as concepções dos alunos sobre o bullying; Conhecer como os professores lidam com os alunos autores e vítimas do bullying. Quanto ao percurso metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras e 12 alunos do 4º ano do ensino fundamental. O locus de pesquisa foi uma escola da rede pública do município de São João do Rio do Peixe-PB. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista com as professoras e o grupo focal com os alunos. O estudo teórico realizado nos permitiu concluir que os casos bullying podem até evoluir para quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentos que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. Permitiu, ainda refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas em relação a aprendizagem, as quais devem proporcionar, na medida do possível, um ambiente saudável para nossos alunos, onde haja respeito, diálogo, justiça, amizade, solidariedade e cooperação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18
2019-06-25T17:42:24Z
2019-06-25
2019-06-25T17:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4506
AFRO, Deyse Milene da Silva. Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes. 2016. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4506
identifier_str_mv AFRO, Deyse Milene da Silva. Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes. 2016. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892092470951936