Pintura industrial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, José Aderaldo Monteiro da.
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26441
Resumo: Os processo de pintura dentro do setor ABS (acrilonitrilo, butaieno e estireno), obedece as etapas baixo: Sala de preparação: a tinta é misturada com estabilizador numa proporção de 4x1, em seguida, pega-se a tinta catalizada e mistura-se com o diluente na mesma proporção. Depois se faz uma filtragem para eliminar sujeiras e, calcula-se a viscosidade para saber se está de acordo com o padrão. Linha de carregamento: As peças chegam da injeção plástica, são inspecionadas e, as boas são colocadas na linha de carregamento, em seguida passa por um processo de limpeza usando água, detergente e benzina. Cabine de pintura: É usado o método convencional, onde pessoas operando com pistola de pintura realizam todo o trabalho. As peças antes de serem pintadas sofrem uma limpeza com ar comprimido e em seguida sofrem a primeira demão, que é uma pintura de acabamento. Estufa: As peças logo após a pintura entra na estufa para passar por um processo de secagem. A mesma só acontece quando todo o diluente é evaporado. As peças dentro da estufa passam girando, é este movimento que faz com que as peças tenham uma secagem mais uniforme. Inspeção final: Logo após que as peças saem da estufa, são inspecionadas com o objetivo de separar as boas das que apresentam defeitos. Depois da primeira pintura, que é feita por todo a superfície da peça, tem início a segunda pintura, que é feita apenas em uma parte da superfície. Obedece as etapas descritas abaixo: Marcação: com um gabarito e um lápis de cêra, marca-se a região que vai ser clocada a fita, para receber o masqueamento. Masqueamento: É um isolamento feito com plástico ou papel adequado por toda a região que não deve ser pintada. Lixamento: É feito na região que vai ser pintada, preparando a superfície da peça para receber a tinta. Desmaqueamento: É a retirada do material que está isolando a região que não recebeu a segunda pintura. Depois deste processo as peças são conduzidas para receberem as faixas. E após receberem as faixas prontas para serem utilizadas.
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Cabine de pintura: É usado o método convencional, onde pessoas operando com pistola de pintura realizam todo o trabalho. As peças antes de serem pintadas sofrem uma limpeza com ar comprimido e em seguida sofrem a primeira demão, que é uma pintura de acabamento. Estufa: As peças logo após a pintura entra na estufa para passar por um processo de secagem. A mesma só acontece quando todo o diluente é evaporado. As peças dentro da estufa passam girando, é este movimento que faz com que as peças tenham uma secagem mais uniforme. Inspeção final: Logo após que as peças saem da estufa, são inspecionadas com o objetivo de separar as boas das que apresentam defeitos. Depois da primeira pintura, que é feita por todo a superfície da peça, tem início a segunda pintura, que é feita apenas em uma parte da superfície. Obedece as etapas descritas abaixo: Marcação: com um gabarito e um lápis de cêra, marca-se a região que vai ser clocada a fita, para receber o masqueamento. Masqueamento: É um isolamento feito com plástico ou papel adequado por toda a região que não deve ser pintada. Lixamento: É feito na região que vai ser pintada, preparando a superfície da peça para receber a tinta. Desmaqueamento: É a retirada do material que está isolando a região que não recebeu a segunda pintura. Depois deste processo as peças são conduzidas para receberem as faixas. E após receberem as faixas prontas para serem utilizadas.The painting process within the ABS sector (acrylonitrile, butayene and styrene), follows the steps below: Preparation room: the paint is mixed with stabilizer in a proportion of 4x1, then the catalyzed paint is taken and mixed with the diluent in the same proportion. Afterwards, filtering is carried out to eliminate dirt and the viscosity is calculated to see if it complies with the standard. Loading line: The parts arrive from the plastic injection, are inspected and the good ones are placed in the loading line, then it goes through a cleaning process using water, detergent and benzine. Spray booth: The conventional method is used, where people operating a spray gun do all the work. Before being painted, the parts are cleaned with compressed air and then they undergo the first coat, which is a finishing paint. Oven: After painting, the pieces enter the oven to undergo a drying process. The same only happens when all the diluent is evaporated. The pieces inside the oven pass by rotating, it is this movement that makes the pieces have a more uniform drying. Final inspection: Right after the parts leave the oven, they are inspected in order to separate the good ones from the defective ones. After the first painting, which is done over the entire surface of the piece, the second painting begins, which is done only on a part of the surface. Follow the steps described below: Marking: with a template and a crayon, mark the region where the tape will be placed, to receive the masking. Masking: It is an insulation made with plastic or paper suitable for the entire region that must not be painted. Sanding: It is done in the region that will be painted, preparing the surface of the piece to receive the paint. Demaquement: It is the removal of the material that is isolating the region that did not receive the second painting. After this process, the pieces are driven to receive the bands. And after receiving the tracks ready to be used.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTUFCGCAMPOS, Fernando Antônio.CAMPOS, F. A.COSTA, José Aderaldo Monteiro da.1991-032022-07-26T22:33:35Z2022-07-262022-07-26T22:33:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26441COSTA, José Aderaldo Monteiro da. Pintura industrial. 1991. 70f. (Relatório de Estágio) Curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba - Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-26T22:34:03Zoai:localhost:riufcg/26441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-26T22:34:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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