A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Débora Andrade.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11544
Resumo: O referido trabalho apresenta uma análise sobre a concepção dos profissionais da rede Municipal de ensino de Sousa-PB sobre a inserção do Serviço Social nesse âmbito. A partir da problematização das dificuldades que se encontram no contexto escolar, no que diz respeito ao enfrentamento das expressões da “questão social” que emergem nesse âmbito. Para tanto, elencou-se – quanto as dimensões do Serviço Social – a consolidação e inserção da profissão na educação, delimitando ainda os subsídios que norteia a prática profissional do Serviço Social na educação segundo o conjunto CFESS/CRESS, visto que essa área já se constitui como espaço socio ocupacional do/a Assistente Social, essa problemática foi escolhida visando a partir dos resultados da pesquisa tencionar o debate em âmbito acadêmico e social, buscando apreender as tendências mais significativas que fundamente a inserção do/a Assistente Social na política de educação na atual dinâmica de precarização do trabalho e da política educacional. Afinal, embora a educação seja um espaço sócio ocupacional do Serviço Social, no referido município não se verifica essa inserção.
id UFCG_cb4e89d2571447373f02491a028adc81
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11544
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.Education as a socio-occupational space of Social Work: conception of professionals from the interior of Paraíba about social work.EducaçãoQuestão socialServiço SocialEducationSocial questionSocial ServiceServiço SocialO referido trabalho apresenta uma análise sobre a concepção dos profissionais da rede Municipal de ensino de Sousa-PB sobre a inserção do Serviço Social nesse âmbito. A partir da problematização das dificuldades que se encontram no contexto escolar, no que diz respeito ao enfrentamento das expressões da “questão social” que emergem nesse âmbito. Para tanto, elencou-se – quanto as dimensões do Serviço Social – a consolidação e inserção da profissão na educação, delimitando ainda os subsídios que norteia a prática profissional do Serviço Social na educação segundo o conjunto CFESS/CRESS, visto que essa área já se constitui como espaço socio ocupacional do/a Assistente Social, essa problemática foi escolhida visando a partir dos resultados da pesquisa tencionar o debate em âmbito acadêmico e social, buscando apreender as tendências mais significativas que fundamente a inserção do/a Assistente Social na política de educação na atual dinâmica de precarização do trabalho e da política educacional. Afinal, embora a educação seja um espaço sócio ocupacional do Serviço Social, no referido município não se verifica essa inserção.Thispaperpresentsananalysisonthe design oftheprofessionalsofthe Municipal Schoolof Sousa- PB ontheinsertionof Social Service in thisfield. Startingfromtheproblematizationofthedifficultiesthat are found in theschoolcontext, withregardtotheconfrontationoftheexpressionsofthe "social question" that emerge in thisscope. In orderto do so, theconsolidationandinsertionoftheprofession in education, as well as the Social Service dimensions, weredefined, as well as the subsidies thatguidethe professional practiceof Social Work in educationaccordingtothe CFESS / CRESS group, sincethisareahasalready it isthe socio-occupationalspaceofthe Social Workerthatthisproblemwaschosenaimingatstartingfromtheresultsoftheresearchaimedatthe debate in theacademicand social sphere, seekingtoapprehendthemostsignificanttrendsthatjustifytheinsertionofthe Social Worker in educationpolicy, in thecurrent dynamics ofprecariousworkandeducationalpolicy. Afterall, althougheducationis a socio-occupationalspaceof Social Work, in thismunicipalitythereis no suchinsertion.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGEIDAM, Vanessa.EIDAM, V.http://lattes.cnpq.br/4748321225605759SOUSA, Tatiana Raulino de.http://lattes.cnpq.br/2869517259908333JÁCOME, Palloma Maria Gomes.http://lattes.cnpq.br/0048598769146225ALVES, Débora Andrade.2019-06-132020-02-05T19:29:28Z2020-02-052020-02-05T19:29:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11544ALVES, Débora Andrade. A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-23T18:33:15Zoai:localhost:riufcg/11544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-23T18:33:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.
Education as a socio-occupational space of Social Work: conception of professionals from the interior of Paraíba about social work.
title A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.
spellingShingle A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.
ALVES, Débora Andrade.
Educação
Questão social
Serviço Social
Education
Social question
Social Service
Serviço Social
title_short A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.
title_full A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.
title_fullStr A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.
title_full_unstemmed A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.
title_sort A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.
author ALVES, Débora Andrade.
author_facet ALVES, Débora Andrade.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EIDAM, Vanessa.
EIDAM, V.
http://lattes.cnpq.br/4748321225605759
SOUSA, Tatiana Raulino de.
http://lattes.cnpq.br/2869517259908333
JÁCOME, Palloma Maria Gomes.
http://lattes.cnpq.br/0048598769146225
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Débora Andrade.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Questão social
Serviço Social
Education
Social question
Social Service
Serviço Social
topic Educação
Questão social
Serviço Social
Education
Social question
Social Service
Serviço Social
description O referido trabalho apresenta uma análise sobre a concepção dos profissionais da rede Municipal de ensino de Sousa-PB sobre a inserção do Serviço Social nesse âmbito. A partir da problematização das dificuldades que se encontram no contexto escolar, no que diz respeito ao enfrentamento das expressões da “questão social” que emergem nesse âmbito. Para tanto, elencou-se – quanto as dimensões do Serviço Social – a consolidação e inserção da profissão na educação, delimitando ainda os subsídios que norteia a prática profissional do Serviço Social na educação segundo o conjunto CFESS/CRESS, visto que essa área já se constitui como espaço socio ocupacional do/a Assistente Social, essa problemática foi escolhida visando a partir dos resultados da pesquisa tencionar o debate em âmbito acadêmico e social, buscando apreender as tendências mais significativas que fundamente a inserção do/a Assistente Social na política de educação na atual dinâmica de precarização do trabalho e da política educacional. Afinal, embora a educação seja um espaço sócio ocupacional do Serviço Social, no referido município não se verifica essa inserção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
2020-02-05T19:29:28Z
2020-02-05
2020-02-05T19:29:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11544
ALVES, Débora Andrade. A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11544
identifier_str_mv ALVES, Débora Andrade. A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744433683365888