A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11544 |
Resumo: | O referido trabalho apresenta uma análise sobre a concepção dos profissionais da rede Municipal de ensino de Sousa-PB sobre a inserção do Serviço Social nesse âmbito. A partir da problematização das dificuldades que se encontram no contexto escolar, no que diz respeito ao enfrentamento das expressões da “questão social” que emergem nesse âmbito. Para tanto, elencou-se – quanto as dimensões do Serviço Social – a consolidação e inserção da profissão na educação, delimitando ainda os subsídios que norteia a prática profissional do Serviço Social na educação segundo o conjunto CFESS/CRESS, visto que essa área já se constitui como espaço socio ocupacional do/a Assistente Social, essa problemática foi escolhida visando a partir dos resultados da pesquisa tencionar o debate em âmbito acadêmico e social, buscando apreender as tendências mais significativas que fundamente a inserção do/a Assistente Social na política de educação na atual dinâmica de precarização do trabalho e da política educacional. Afinal, embora a educação seja um espaço sócio ocupacional do Serviço Social, no referido município não se verifica essa inserção. |
id |
UFCG_cb4e89d2571447373f02491a028adc81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11544 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social.Education as a socio-occupational space of Social Work: conception of professionals from the interior of Paraíba about social work.EducaçãoQuestão socialServiço SocialEducationSocial questionSocial ServiceServiço SocialO referido trabalho apresenta uma análise sobre a concepção dos profissionais da rede Municipal de ensino de Sousa-PB sobre a inserção do Serviço Social nesse âmbito. A partir da problematização das dificuldades que se encontram no contexto escolar, no que diz respeito ao enfrentamento das expressões da “questão social” que emergem nesse âmbito. Para tanto, elencou-se – quanto as dimensões do Serviço Social – a consolidação e inserção da profissão na educação, delimitando ainda os subsídios que norteia a prática profissional do Serviço Social na educação segundo o conjunto CFESS/CRESS, visto que essa área já se constitui como espaço socio ocupacional do/a Assistente Social, essa problemática foi escolhida visando a partir dos resultados da pesquisa tencionar o debate em âmbito acadêmico e social, buscando apreender as tendências mais significativas que fundamente a inserção do/a Assistente Social na política de educação na atual dinâmica de precarização do trabalho e da política educacional. Afinal, embora a educação seja um espaço sócio ocupacional do Serviço Social, no referido município não se verifica essa inserção.Thispaperpresentsananalysisonthe design oftheprofessionalsofthe Municipal Schoolof Sousa- PB ontheinsertionof Social Service in thisfield. Startingfromtheproblematizationofthedifficultiesthat are found in theschoolcontext, withregardtotheconfrontationoftheexpressionsofthe "social question" that emerge in thisscope. In orderto do so, theconsolidationandinsertionoftheprofession in education, as well as the Social Service dimensions, weredefined, as well as the subsidies thatguidethe professional practiceof Social Work in educationaccordingtothe CFESS / CRESS group, sincethisareahasalready it isthe socio-occupationalspaceofthe Social Workerthatthisproblemwaschosenaimingatstartingfromtheresultsoftheresearchaimedatthe debate in theacademicand social sphere, seekingtoapprehendthemostsignificanttrendsthatjustifytheinsertionofthe Social Worker in educationpolicy, in thecurrent dynamics ofprecariousworkandeducationalpolicy. Afterall, althougheducationis a socio-occupationalspaceof Social Work, in thismunicipalitythereis no suchinsertion.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGEIDAM, Vanessa.EIDAM, V.http://lattes.cnpq.br/4748321225605759SOUSA, Tatiana Raulino de.http://lattes.cnpq.br/2869517259908333JÁCOME, Palloma Maria Gomes.http://lattes.cnpq.br/0048598769146225ALVES, Débora Andrade.2019-06-132020-02-05T19:29:28Z2020-02-052020-02-05T19:29:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11544ALVES, Débora Andrade. A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-23T18:33:15Zoai:localhost:riufcg/11544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-23T18:33:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. Education as a socio-occupational space of Social Work: conception of professionals from the interior of Paraíba about social work. |
title |
A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. |
spellingShingle |
A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. ALVES, Débora Andrade. Educação Questão social Serviço Social Education Social question Social Service Serviço Social |
title_short |
A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. |
title_full |
A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. |
title_fullStr |
A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. |
title_full_unstemmed |
A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. |
title_sort |
A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. |
author |
ALVES, Débora Andrade. |
author_facet |
ALVES, Débora Andrade. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
EIDAM, Vanessa. EIDAM, V. http://lattes.cnpq.br/4748321225605759 SOUSA, Tatiana Raulino de. http://lattes.cnpq.br/2869517259908333 JÁCOME, Palloma Maria Gomes. http://lattes.cnpq.br/0048598769146225 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Débora Andrade. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Questão social Serviço Social Education Social question Social Service Serviço Social |
topic |
Educação Questão social Serviço Social Education Social question Social Service Serviço Social |
description |
O referido trabalho apresenta uma análise sobre a concepção dos profissionais da rede Municipal de ensino de Sousa-PB sobre a inserção do Serviço Social nesse âmbito. A partir da problematização das dificuldades que se encontram no contexto escolar, no que diz respeito ao enfrentamento das expressões da “questão social” que emergem nesse âmbito. Para tanto, elencou-se – quanto as dimensões do Serviço Social – a consolidação e inserção da profissão na educação, delimitando ainda os subsídios que norteia a prática profissional do Serviço Social na educação segundo o conjunto CFESS/CRESS, visto que essa área já se constitui como espaço socio ocupacional do/a Assistente Social, essa problemática foi escolhida visando a partir dos resultados da pesquisa tencionar o debate em âmbito acadêmico e social, buscando apreender as tendências mais significativas que fundamente a inserção do/a Assistente Social na política de educação na atual dinâmica de precarização do trabalho e da política educacional. Afinal, embora a educação seja um espaço sócio ocupacional do Serviço Social, no referido município não se verifica essa inserção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 2020-02-05T19:29:28Z 2020-02-05 2020-02-05T19:29:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11544 ALVES, Débora Andrade. A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11544 |
identifier_str_mv |
ALVES, Débora Andrade. A educação como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social: concepção dos profissionais do sertão paraibano sobre o serviço social. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744433683365888 |