Estudo do comportamento dinâmico da carga em moinhos de bolas utilizando o método dos elementos discretos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLORÊNCIO, Wladmir José Gomes.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/455
Resumo: Estudou-se a dinâmica do processo de moagem, analisando o movimento da carga de um moinho de bolas em escala de laboratório, a partir de ensaios realizados e a partir da simulação utilizando-se o Método dos Elementos Discretos (MED). Uma adaptação do sistema de transmissão mecânico, do moinho, foi feita com o objetivo de variar a velocidade de rotação entre: 57%, 60%, 65%, 70%, 75% e 80% da velocidade crítica (NC). Ensaios de peneiramento, sem moagem e com moagem, variando o percentual de velocidade crítica do moinho, foram realizados. Com isso estabeleceu-se um ponto de corte de referência na peneira de malha (+30#), cujo objetivo foi determinar a eficiência da moagem a partir da verificação da distribuição granulométrica obtida. O comportamento da dinâmica do processo de moagem foi observado utilizando-se um sistema de filmagem em que foram analisados os deslocamentos e comparados com os obtidos pela simulação computacional em 2D, realizada no software de simulação DEMpack®. Foi desenvolvida uma metodologia com o apoio da simulação computacional da moagem, utilizando-se a posição dos corpos moedores e as características da massa, cujo objetivo foi o de determinar a potência necessária ao movimento do moinho de bolas. Verificou-se ser possível realizar a calibração do modelo de simulação a partir da comparação das imagens obtidas pela filmagem do experimento. O coeficiente de atrito influenciou o comportamento da dinâmica do processo: obteve-se melhores resultados quando se utilizou um coeficiente de atrito mais baixo para simular o comportamento dos corpos moedores e um coeficiente de atrito mais alto para simular o comportamento da carga.
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