Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Rosimere da Silva.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.bezerra
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns recortes sobre a relação entre Educação Matemática e a Economia Solidaria no contexto de uma associação a partir da Etnomatemática. A partir de uma pesquisa de campo, ambientada no contexto de uma associação localizada no município de Sumé-PB onde os seus membros trabalham sobre os princípios de Agricultura Familiar. A mesma tem como objetivo geral analisar a relação entre a economia solidaria e a Educação Matemática a partir da agricultura familiar desenvolvida pelos agricultores da referida associação tendo como ponto de partida a produção e comercio de alimentos no município de Sumé-PB. Diante disso desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo conforme Richardson (2009) das praticas de agricultura familiar desenvolvidas pelos mesmos tendo como foco o conhecimento matemático compreendido e utilizados durante a produção e comercialização dos alimentos. As informações foram obtidas mediante o uso do questionário e de entrevista, já para representar os dados utilizou-se gráfico informativo e quadros com as respostas em fileiras. Depois de identificar e categorizar os dados de acordo com as categorias segundo Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) concluímos com esse trabalho que ao conceituar conhecimento matemático compreendido e utilizado pelo um determinado grupo cultural nas suas atividades econômicas visto a partir da Etnomatemática enquanto programa de pesquisa pode-se relacionar com a Economia Solidaria e contribuir diretamente para autogestão do empreendimento econômico solidário uma vez que os agricultores precisam esta envolvidos para que o seu campo de trabalho venha a ter exito.
id UFCG_cc10251725251e713553e0e7f497ad67
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9032
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.Relationship between ethnomathematics and solidarity economy in the context of an association in Sumé-PB.Desenvolvimento sustentávelAgricultura familiarEtnomatemáticaEconomia solidáriaEconomia solidáriaEducação matemáticaAssociação agroecológicaSustainable developmentfamily farmingEthnomathematicsSolidarity economySolidarity economyMathematics educationAgroecological associationO presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns recortes sobre a relação entre Educação Matemática e a Economia Solidaria no contexto de uma associação a partir da Etnomatemática. A partir de uma pesquisa de campo, ambientada no contexto de uma associação localizada no município de Sumé-PB onde os seus membros trabalham sobre os princípios de Agricultura Familiar. A mesma tem como objetivo geral analisar a relação entre a economia solidaria e a Educação Matemática a partir da agricultura familiar desenvolvida pelos agricultores da referida associação tendo como ponto de partida a produção e comercio de alimentos no município de Sumé-PB. Diante disso desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo conforme Richardson (2009) das praticas de agricultura familiar desenvolvidas pelos mesmos tendo como foco o conhecimento matemático compreendido e utilizados durante a produção e comercialização dos alimentos. As informações foram obtidas mediante o uso do questionário e de entrevista, já para representar os dados utilizou-se gráfico informativo e quadros com as respostas em fileiras. Depois de identificar e categorizar os dados de acordo com as categorias segundo Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) concluímos com esse trabalho que ao conceituar conhecimento matemático compreendido e utilizado pelo um determinado grupo cultural nas suas atividades econômicas visto a partir da Etnomatemática enquanto programa de pesquisa pode-se relacionar com a Economia Solidaria e contribuir diretamente para autogestão do empreendimento econômico solidário uma vez que os agricultores precisam esta envolvidos para que o seu campo de trabalho venha a ter exito.The present work aims to present some clippings about the relationship between Mathematical Education and Solidarity Economy in the context of an association from the Ethnomathematics. From a field research, set in the context of a association located in the municipality of Sumé-PB where its members work on the Family Farming principles. Its general objective is to analyze the relationship between the solidary economy and Mathematical Education from family farming developed by the farmers of that association, taking as its starting point the food production and trade in the city of Sumé-PB. Given this we developed a qualitative study according to Richardson (2009) of agricultural practices developed by them focusing on mathematical knowledge understood and used during the production and marketing of food. At information were obtained through the use of the questionnaire and interview, To represent the data we used informative graph and tables with the answers in rows. After identifying and categorizing data according to categories according to Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) we conclude with this work that by conceptualizing mathematical knowledge understood and used by a particular cultural group in its economic activities seen from Ethnomathematics as a program of research can relate to the Solidarity Economy and contribute directly to self-management of the solidarity economic enterprise as farmers need is involved so that your field of work will be successful.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.MIRANDA, M. C. G.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.BEZERRA, Rosimere da Silva.20132019-11-11T11:39:43Z2019-11-112019-11-11T11:39:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.bezerrahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032BEZERRA, Rosimere da Silva. Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB. 2013. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-10T18:08:19Zoai:localhost:riufcg/9032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-10T18:08:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.
Relationship between ethnomathematics and solidarity economy in the context of an association in Sumé-PB.
title Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.
spellingShingle Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.
BEZERRA, Rosimere da Silva.
Desenvolvimento sustentável
Agricultura familiar
Etnomatemática
Economia solidária
Economia solidária
Educação matemática
Associação agroecológica
Sustainable development
family farming
Ethnomathematics
Solidarity economy
Solidarity economy
Mathematics education
Agroecological association
title_short Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.
title_full Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.
title_fullStr Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.
title_full_unstemmed Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.
title_sort Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB.
author BEZERRA, Rosimere da Silva.
author_facet BEZERRA, Rosimere da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
MIRANDA, M. C. G.
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420
SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Rosimere da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Agricultura familiar
Etnomatemática
Economia solidária
Economia solidária
Educação matemática
Associação agroecológica
Sustainable development
family farming
Ethnomathematics
Solidarity economy
Solidarity economy
Mathematics education
Agroecological association
topic Desenvolvimento sustentável
Agricultura familiar
Etnomatemática
Economia solidária
Economia solidária
Educação matemática
Associação agroecológica
Sustainable development
family farming
Ethnomathematics
Solidarity economy
Solidarity economy
Mathematics education
Agroecological association
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns recortes sobre a relação entre Educação Matemática e a Economia Solidaria no contexto de uma associação a partir da Etnomatemática. A partir de uma pesquisa de campo, ambientada no contexto de uma associação localizada no município de Sumé-PB onde os seus membros trabalham sobre os princípios de Agricultura Familiar. A mesma tem como objetivo geral analisar a relação entre a economia solidaria e a Educação Matemática a partir da agricultura familiar desenvolvida pelos agricultores da referida associação tendo como ponto de partida a produção e comercio de alimentos no município de Sumé-PB. Diante disso desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo conforme Richardson (2009) das praticas de agricultura familiar desenvolvidas pelos mesmos tendo como foco o conhecimento matemático compreendido e utilizados durante a produção e comercialização dos alimentos. As informações foram obtidas mediante o uso do questionário e de entrevista, já para representar os dados utilizou-se gráfico informativo e quadros com as respostas em fileiras. Depois de identificar e categorizar os dados de acordo com as categorias segundo Bardin (1979 apud RICHARDSON, 2009) concluímos com esse trabalho que ao conceituar conhecimento matemático compreendido e utilizado pelo um determinado grupo cultural nas suas atividades econômicas visto a partir da Etnomatemática enquanto programa de pesquisa pode-se relacionar com a Economia Solidaria e contribuir diretamente para autogestão do empreendimento econômico solidário uma vez que os agricultores precisam esta envolvidos para que o seu campo de trabalho venha a ter exito.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-11-11T11:39:43Z
2019-11-11
2019-11-11T11:39:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.bezerra
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
BEZERRA, Rosimere da Silva. Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB. 2013. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
url https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.bezerra
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
identifier_str_mv BEZERRA, Rosimere da Silva. Relação ente etnomatemática e a economia solidária no contexto de uma associação em Sumé-PB. 2013. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744411542683648