Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746
Resumo: Pesquisas revelam que o Brasil é um dos países onde mais avançam o conceito de sustentabilidade e a aplicação de tecnologias capazes de oferecer alternativas eficientes de desenvolvimento sustentável. É, também, um dos países onde os desafios de superação da miséria são mais evidentes. Refletindo sobre essas contradições, elaboramos este estudo, com o objetivo de selecionar indicadores, a partir dos diferentes sistemas já existentes no Brasil e no mundo, de políticas públicas educacionais, no contexto do desenvolvimento sustentável, inter-relacionando-as com o desenvolvimento sustentável e a cidadania ativa, com base na percepção dos diferentes atores sociais. Com esse intuito, realizou-se pesquisa descritiva, de caráter exploratório, com sessenta e sete (67) professores e/ou gestores de instituições públicas de ensino de dezessete (17) estados brasileiros em 2011, com base nos estudos da UNESCO (2003), de Martins e Cândido (2008) e Green (2009). Também se recorreu à análise documental e a entrevistas com gestores de programas educacionais no município de Campina Grande/PB. Os resultados revelaram que, quanto mais efetivas forem as políticas públicas, em geral, e as políticas públicas educacionais, em particular, mais desenvolvimento de forma sustentável e mais cidadãos ativos estarão sendo socialmente construídos. Foram evidenciadas fortemente as correlações e a importância entre os indicadores de Políticas Públicas Educacionais, Sustentabilidade e Cidadania Ativa.
id UFCG_ccd34bad8dae925ac406ec652ec4fb59
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/1746
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.Políticas públicasDesenvolvimento sustentávelCidadania ativaIndicadores educacionaisPublic policySustainable developmentActive citizenshipEducational indicatorsAdministração de Sistemas EducacionaisPlanejamento e Avaliação EducacionalPesquisas revelam que o Brasil é um dos países onde mais avançam o conceito de sustentabilidade e a aplicação de tecnologias capazes de oferecer alternativas eficientes de desenvolvimento sustentável. É, também, um dos países onde os desafios de superação da miséria são mais evidentes. Refletindo sobre essas contradições, elaboramos este estudo, com o objetivo de selecionar indicadores, a partir dos diferentes sistemas já existentes no Brasil e no mundo, de políticas públicas educacionais, no contexto do desenvolvimento sustentável, inter-relacionando-as com o desenvolvimento sustentável e a cidadania ativa, com base na percepção dos diferentes atores sociais. Com esse intuito, realizou-se pesquisa descritiva, de caráter exploratório, com sessenta e sete (67) professores e/ou gestores de instituições públicas de ensino de dezessete (17) estados brasileiros em 2011, com base nos estudos da UNESCO (2003), de Martins e Cândido (2008) e Green (2009). Também se recorreu à análise documental e a entrevistas com gestores de programas educacionais no município de Campina Grande/PB. Os resultados revelaram que, quanto mais efetivas forem as políticas públicas, em geral, e as políticas públicas educacionais, em particular, mais desenvolvimento de forma sustentável e mais cidadãos ativos estarão sendo socialmente construídos. Foram evidenciadas fortemente as correlações e a importância entre os indicadores de Políticas Públicas Educacionais, Sustentabilidade e Cidadania Ativa.Research shows that Brazil is a country where more advance the concept of sustainability and the application of technologies that provide efficient alternatives for sustainable development. And is also one of the countries where the challenges of overcoming poverty are more pronounced, reflecting the contradictions, we developed this study in order to select indicators from the different systems existing in Brazil and worldwide, public policy education in the context of sustainable development, inter-relating them with sustainable development and active citizenship, from the perspective of different social actors. To this end, we carried out descriptive exploratory sixty-seven (67) teachers and / or managers of public institutions of seventeen (17) Brazilian states in 2011, based on studies of UNESCO (2003), AND MARTINS Candide (2008), GREEN (2009). As well as documentary analysis and interviews with managers of educational programs in the city of Campina Grande / PB. The results revealed that the most effective public policies are in general the public educational policies, in particular, development of more sustainable and more socially active citizens are being built. As well, showed strong correlations between the indicators and the importance of Public Policy Education, Sustainability and Active Citizenship.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISUFCGLIRA, Waleska Silveira.LIRA, W. S.http://lattes.cnpq.br/3737441256901983CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.GONÇALVES, Geuda Anazile da Costa.QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de.2012-09-292018-09-18T17:20:14Z2018-09-182018-09-18T17:20:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746QUEIROZ, C. T. A. P. Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-13T18:15:56Zoai:localhost:riufcg/1746Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-13T18:15:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.
title Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.
spellingShingle Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.
QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de.
Políticas públicas
Desenvolvimento sustentável
Cidadania ativa
Indicadores educacionais
Public policy
Sustainable development
Active citizenship
Educational indicators
Administração de Sistemas Educacionais
Planejamento e Avaliação Educacional
title_short Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.
title_full Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.
title_fullStr Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.
title_full_unstemmed Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.
title_sort Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.
author QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de.
author_facet QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIRA, Waleska Silveira.
LIRA, W. S.
http://lattes.cnpq.br/3737441256901983
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
GONÇALVES, Geuda Anazile da Costa.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Desenvolvimento sustentável
Cidadania ativa
Indicadores educacionais
Public policy
Sustainable development
Active citizenship
Educational indicators
Administração de Sistemas Educacionais
Planejamento e Avaliação Educacional
topic Políticas públicas
Desenvolvimento sustentável
Cidadania ativa
Indicadores educacionais
Public policy
Sustainable development
Active citizenship
Educational indicators
Administração de Sistemas Educacionais
Planejamento e Avaliação Educacional
description Pesquisas revelam que o Brasil é um dos países onde mais avançam o conceito de sustentabilidade e a aplicação de tecnologias capazes de oferecer alternativas eficientes de desenvolvimento sustentável. É, também, um dos países onde os desafios de superação da miséria são mais evidentes. Refletindo sobre essas contradições, elaboramos este estudo, com o objetivo de selecionar indicadores, a partir dos diferentes sistemas já existentes no Brasil e no mundo, de políticas públicas educacionais, no contexto do desenvolvimento sustentável, inter-relacionando-as com o desenvolvimento sustentável e a cidadania ativa, com base na percepção dos diferentes atores sociais. Com esse intuito, realizou-se pesquisa descritiva, de caráter exploratório, com sessenta e sete (67) professores e/ou gestores de instituições públicas de ensino de dezessete (17) estados brasileiros em 2011, com base nos estudos da UNESCO (2003), de Martins e Cândido (2008) e Green (2009). Também se recorreu à análise documental e a entrevistas com gestores de programas educacionais no município de Campina Grande/PB. Os resultados revelaram que, quanto mais efetivas forem as políticas públicas, em geral, e as políticas públicas educacionais, em particular, mais desenvolvimento de forma sustentável e mais cidadãos ativos estarão sendo socialmente construídos. Foram evidenciadas fortemente as correlações e a importância entre os indicadores de Políticas Públicas Educacionais, Sustentabilidade e Cidadania Ativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-29
2018-09-18T17:20:14Z
2018-09-18
2018-09-18T17:20:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746
QUEIROZ, C. T. A. P. Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746
identifier_str_mv QUEIROZ, C. T. A. P. Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744358790922240