Parada cardiorrespiratória em pediatria: conhecimento da equipe de enfermagem no atendimento pré-hospitalar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COURA, Eva Maria Gualberto.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13260
Resumo: A parada cardiorrespiratória em pediatria e decorrente de muitas causas, entre elas o choque e falência respiratória. Não se tratando de um evento súbito, o reconhecimento precoce e a prevenção da parada cardiorrespiratória são essenciais para o início do Suporte Básico e Avançado de vida, nos quais são necessários para reverter esse quadro, evitando ao máximo os danos decorrentes desse trauma. Como a equipe de enfermagem são os profissional de saúde que permanece mais tempo em contato com o paciente, são eles quem identificam e dão inicio as manobras de ressuscitação. O presente estudo teve como objetivo observar o conhecimento da equipe de enfermagem que atuam no atendimento pré-hospitalar acerca de parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar em crianças. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada no SAMU Regional de Cajazeiras - PB. A amostra foi constituída por 18 profissionais que compõe a equipe de enfermagem do SAMU Regional de Cajazeiras que, respeitando a resolução 196/96 a qual trata da pesquisa envolvendo seres humanos, concordaram em participar da pesquisa atendendo aos princípios éticos e ao consentimento livre e esclarecido. Para realizar a pesquisa utilizou-se um questionário semi-estruturado. Os dados foram obtidos por meio do questionário aplicado com a equipe de enfermagem atuante no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU Regional de Cajazeiras. Os resultados obtidos indicam um despreparo de alguns profissionais para se trabalhar em um serviço de atendimento pré-hospitalar, pois se notou o pouco conhecimento em procedimentos básicos e primordiais diante da parada cardiorrespiratória. No questionário 44,5% assinalaram quem não participou de nenhum curso sobre reanimação; 11,1% ainda não sabem quais foram as modificações propostas pela American Heart Association; 33,3% assinalaram que a relato das massagens cardíacas e ventilação em crianças ate 8 anos de idade são 5x2; apenas 66,7% já realização uma ressuscitação cardiopulmonar; 5,3% assinalaram que a intubação orotraqueal e o uso de drogas são procedimentos do suporte básico de vida, são respostas que podem comprometer na qualidade do atendimento a vitima. Notando a necessidade de intensificação do preparo desses profissionais para poder atuar nessa área, pois a vida do paciente esta dependendo da rapidez e eficiência das praticas realizadas. Foi observado que a equipe de enfermagem esta valorizando e reconhecendo o seu trabalho na assistência prestada ao paciente, não limitando o seu conhecimento apenas na sua área.
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spelling Parada cardiorrespiratória em pediatria: conhecimento da equipe de enfermagem no atendimento pré-hospitalar.Cardiorespiratory arrest in pediatrics: knowledge of the nursing team in pre-hospital care.Parada cardiorrespiratória - pediatriaAtendimento pré-hospitalar - parada cardiorrespiratória - equipe de enfermagemPediatria - falência respiratóriaCrianças - atendimento pré-hospitalarCardiorespiratory Arrest - PediatricsPrehospital Care - Cardiorespiratory Arrest - Nursing StaffPediatrics - Respiratory FailureChildren - Pre-Hospital CareEnfermagem.A parada cardiorrespiratória em pediatria e decorrente de muitas causas, entre elas o choque e falência respiratória. Não se tratando de um evento súbito, o reconhecimento precoce e a prevenção da parada cardiorrespiratória são essenciais para o início do Suporte Básico e Avançado de vida, nos quais são necessários para reverter esse quadro, evitando ao máximo os danos decorrentes desse trauma. Como a equipe de enfermagem são os profissional de saúde que permanece mais tempo em contato com o paciente, são eles quem identificam e dão inicio as manobras de ressuscitação. O presente estudo teve como objetivo observar o conhecimento da equipe de enfermagem que atuam no atendimento pré-hospitalar acerca de parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar em crianças. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada no SAMU Regional de Cajazeiras - PB. A amostra foi constituída por 18 profissionais que compõe a equipe de enfermagem do SAMU Regional de Cajazeiras que, respeitando a resolução 196/96 a qual trata da pesquisa envolvendo seres humanos, concordaram em participar da pesquisa atendendo aos princípios éticos e ao consentimento livre e esclarecido. Para realizar a pesquisa utilizou-se um questionário semi-estruturado. Os dados foram obtidos por meio do questionário aplicado com a equipe de enfermagem atuante no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU Regional de Cajazeiras. Os resultados obtidos indicam um despreparo de alguns profissionais para se trabalhar em um serviço de atendimento pré-hospitalar, pois se notou o pouco conhecimento em procedimentos básicos e primordiais diante da parada cardiorrespiratória. No questionário 44,5% assinalaram quem não participou de nenhum curso sobre reanimação; 11,1% ainda não sabem quais foram as modificações propostas pela American Heart Association; 33,3% assinalaram que a relato das massagens cardíacas e ventilação em crianças ate 8 anos de idade são 5x2; apenas 66,7% já realização uma ressuscitação cardiopulmonar; 5,3% assinalaram que a intubação orotraqueal e o uso de drogas são procedimentos do suporte básico de vida, são respostas que podem comprometer na qualidade do atendimento a vitima. Notando a necessidade de intensificação do preparo desses profissionais para poder atuar nessa área, pois a vida do paciente esta dependendo da rapidez e eficiência das praticas realizadas. Foi observado que a equipe de enfermagem esta valorizando e reconhecendo o seu trabalho na assistência prestada ao paciente, não limitando o seu conhecimento apenas na sua área.The cardiac arrest in pediatrics is due to many causes, including shock and respiratory failure. When it's not a sudden event, the sooner acknowledgment and the cardiac arrest prevention are essentials for the start of Basic and Advanced Life Support, which are necessary to revert this picture, avoiding all damage arising from this trauma. As the nursing team are the health professionals who stay more time in contact with the patients, they are who identify and begin the resuscitation. This study aims to note the knowing from the nursing team who operate at the pre-hospital care about the cardiac arrest and cardiopulmonary resuscitation in children, it's a descriptive and exploratory study with qualitative and quantitative approach. The research was accomplished at regional SAMU (Service Mobile Emergency Care) from Cajazeiras - PB. The sample was formed by 18 professionals who make up the nurse team and respecting 196/96 resolution which it's about the research involving human beings, agreeing to participate from that attending ethical principles and free informed consent (IC). The data were obtained applying a semi-structured questionnaire. The results obtained appoint the unpreparedness from some professionals in working in one unit of pre-hospital care, because it's notable the less knowledge in basic and primordial procedures in front of the cardiac arrest. In the questionnaire 44,5% from the people answered that hadn't participated of no resuscitation course: 11,1% doesn't know the changes proposed by American Heart Association; 33,3% answered that ratio of chest compressions and ventilation in children up to 8 years old are 5x2; just 66,7% made the cardiopulmonary resuscitation; 5,3% answered that the intubation and the medication therapy are basic life support procedures ,are replies that can compromise the victim's quality of care. Noting the need to intensify the preparation of these professionals in order to act in this area, because the patient's life is depending on the speed and efficiency of the practices performed. It was observed that the nursing team is appreciating and acknowledging their work in assisting the patient, not just limiting your knowledge in your area.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.PINHEIRO, M. B. G. N.http://lattes.cnpq.br/4768427282114464VIDERES, Arieli Rodrigues Nóbrega.ROLIM, Luciana Lays Vieira.COURA, Eva Maria Gualberto.2011-12-012020-07-13T17:33:05Z2020-07-132020-07-13T17:33:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13260COURA, Eva Maria Gualberto. Parada cardiorrespiratória em pediatria: conhecimento da equipe de enfermagem no atendimento pré-hospitalar. 2011. 73f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-29T21:51:51Zoai:localhost:riufcg/13260Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-29T21:51:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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