A variação linguística nos livros didáticos da EJA: o caso da Coleção Tempo de Aprender.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Pablo Vinícius de Brito.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28632
Resumo: O Brasil é um país com grande extensão territorial e cada região do país possui características distintas uma das outras. Isto se reflete na história de cada uma delas, na cultura, na organização social e também no uso da língua. Pensando na diversidade linguística existente no Brasil, direcionamos o olhar para a educação, mais precisamente para a Educação de Jovens e Adultos. Tendo em vista que o livro didático é um dos principais recursos utilizados em sala, buscamos, assim, descobrir de que modo a variação linguística é trabalhada nos livros didáticos voltados para o alunado da EJA, especificamente a coleção Tempo de Aprender. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento da variação linguística nos livros didáticos da EJA. Como objetivos específicos, buscamos verificar as concepções de língua e variação presentes nos manuais do educador e adotadas pelos autores da coleção, bem como observar se há coerência entre as concepções adotadas e as propostas de atividades para o estudo da variação linguística nos livros didáticos que compõem a coleção. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se em Alkmim (2004), Bagno (2007, 2013a, 2013b), Faraco (2012), Martelotta (2008), Cesário e Votre (2008), Bakhtin (1995), Nascimento (2015), Brunel (2014) e Silva (2010). O trabalho se insere na área da linguística aplicada com interface na sociolinguística variacionista e é classificado metodologicamente como uma pesquisa descritivo-analítica, com coleta de dados documentais e de natureza qualitativa. Os resultados mostraram que as concepções de língua e variação que predominam na coleção é a de língua enquanto interação, com apenas poucos momentos em que a língua é concebida como expressão do pensamento. No que se refere às atividades, foi observado que há predominância de atividades de teor reflexivo sobre as variações linguísticas, seguidas em menor número por atividades envolvendo curiosidades a respeito do tema e ainda mínima incidência de atividades que propunham reescrita, o que ao final se mostrou um positivo aspecto da coleção. De modo geral, a variação linguística é abordada de modo positivo e satisfatório na coleção Tempo de Aprender. Como destaque, percebemos o diferencial da coleção em explorar as questões de variação linguística sob um olhar reflexivo, a partir do qual os alunos terão maior subsídio intelectual para re/conhecer formas diversificadas da língua, compreender suas origens e motivações e ainda saber adequá-las às situacionalidades de uso. Há de se ressaltar, também, a importância do trabalho do professor enquanto agente mediador entre o que o livro propõe e o que é recebido pelos alunos, evitando, assim, qualquer visão preconceituosa referente aos usos variados da língua, em qualquer circunstância de uso.
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Tendo em vista que o livro didático é um dos principais recursos utilizados em sala, buscamos, assim, descobrir de que modo a variação linguística é trabalhada nos livros didáticos voltados para o alunado da EJA, especificamente a coleção Tempo de Aprender. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento da variação linguística nos livros didáticos da EJA. Como objetivos específicos, buscamos verificar as concepções de língua e variação presentes nos manuais do educador e adotadas pelos autores da coleção, bem como observar se há coerência entre as concepções adotadas e as propostas de atividades para o estudo da variação linguística nos livros didáticos que compõem a coleção. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se em Alkmim (2004), Bagno (2007, 2013a, 2013b), Faraco (2012), Martelotta (2008), Cesário e Votre (2008), Bakhtin (1995), Nascimento (2015), Brunel (2014) e Silva (2010). O trabalho se insere na área da linguística aplicada com interface na sociolinguística variacionista e é classificado metodologicamente como uma pesquisa descritivo-analítica, com coleta de dados documentais e de natureza qualitativa. Os resultados mostraram que as concepções de língua e variação que predominam na coleção é a de língua enquanto interação, com apenas poucos momentos em que a língua é concebida como expressão do pensamento. No que se refere às atividades, foi observado que há predominância de atividades de teor reflexivo sobre as variações linguísticas, seguidas em menor número por atividades envolvendo curiosidades a respeito do tema e ainda mínima incidência de atividades que propunham reescrita, o que ao final se mostrou um positivo aspecto da coleção. De modo geral, a variação linguística é abordada de modo positivo e satisfatório na coleção Tempo de Aprender. Como destaque, percebemos o diferencial da coleção em explorar as questões de variação linguística sob um olhar reflexivo, a partir do qual os alunos terão maior subsídio intelectual para re/conhecer formas diversificadas da língua, compreender suas origens e motivações e ainda saber adequá-las às situacionalidades de uso. Há de se ressaltar, também, a importância do trabalho do professor enquanto agente mediador entre o que o livro propõe e o que é recebido pelos alunos, evitando, assim, qualquer visão preconceituosa referente aos usos variados da língua, em qualquer circunstância de uso.The Brazil is a country with large territory and each region has different characteristics from each other. This is reflected in the history of each region, as well their culture, social organization and also in the use of language. Thinking about the linguistic diversity in Brazil, we decided to turn our attention to education, specifically for the Youth and Adults Education. Given that the textbook is one of the main resources used in the classroom, we seek thus to discover how the linguistic variation is crafted in textbooks geared to the student body of the EJA, specifically The Learning Time collection. Thus, this study has as objective to analyze the treatment of linguistic variation in textbooks of EJA. As specifics objectives we seek to verify the language and varying conceptions present in the teacher manuals and adopted by the authors of the collection, as well as check for consistency between the adopted concepts and proposals for activities to the study of language variation in textbooks that composing this collection. Theoretically, the research is based on Alkmim (2004) Bagno (2007, 2013th, 2013b), Faraco (2012), Martelotta (2008), Cesário e Votre (2008), Bakhtin (1995), Nascimento (2015), Brunel (2014) and Silva (2010). The work is inserted in Applied Linguistic studies with interface in Sociolinguistics variacionistas and is methodologically classified as a descriptive-analytic research, with collection of documentary data and qualitative. The results showed that the conceptions of language and variation that predominate in the collection is the language while interacting with only a few moments when the language is conceived as an expression of thought. With regard to the activities, it was observed that there is a predominance of reflective content activities on language variation, followed outnumbered by activities involving curiosities on the subject and even minimal incidence of activities proposed rewrite, which was proved as positive aspect of the collection. In general, the linguistic variation is approached in a positive and satisfactory manner in Learning Time collection. As a highlight, we see the difference of the collection to explore the linguistic variation issues under a reflective look, from which students will have greater intellectual subsidy to recognizer differents forms of the language, understand its origins and motivations and still know adapt them situacionalidades to use. It is to be noted also the importance of the teacher's work as mediator between the book proposes and what is received by the students, avoiding any biased view regarding the various uses of language, under any circumstance of use.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGPATRIOTA, Luciene Maria.PATRIOTA, L. M.http://lattes.cnpq.br/0206758132708524FLORÊNCIO, José Herbertt Neves.LIMA, Pablo Vinícius de Brito.20162023-01-04T20:19:19Z2023-01-042023-01-04T20:19:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28632LIMA, Pablo Vinícius de Brito. A variação linguística nos livros didáticos da EJA: o caso da Coleção Tempo de Aprender. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T20:19:59Zoai:localhost:riufcg/28632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T20:19:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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