Exportação do açúcar a granel pelo Porto de Santos, sua relação com a balança comercial brasileira e seus aspectos logísticos.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30545 |
Resumo: | O Porto de Santos é o principal Porto do país e um dos mais conhecidos da América Latina. Sua importância é de tal expressão que representa 67% do PIB do Brasil, segundo dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo, e movimenta todos os tipos de carga, desde as perigosas, classificadas pela Organização Marítima Internacional, até as a granel. Entretanto, em dias de chuva, o Porto de Santos apresenta dificuldades na movimentação do açúcar. Este produto é relevante, pois, no primeiro trimestre de 2016, foi o 2º produto de maior participação comercial nas exportações brasileiras, com 8,3% no total de movimentação do porto, segundo dados da CODESP. Dada a importância do Porto de Santos e do açúcar para o Brasil, o trabalho procura descrever as dificuldades na movimentação deste produto durante alterações climáticas desfavoráveis na região e apresenta possíveis soluções para sanar este obstáculo. |
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Exportação do açúcar a granel pelo Porto de Santos, sua relação com a balança comercial brasileira e seus aspectos logísticos.Export of bulk sugar through the Port of Santos, its relationship with the Brazilian trade balance and its logistical aspects.Porto de Santos - SPAçúcar a granel - exportaçãoBalança comercial brasileiraExportação de açúcar a granelPort of Santos - SPBulk sugar - exportBrazilian trade balanceBulk sugar exportPuerto de Santos - SPAzúcar a granel - exportaciónBalanza comercial brasileñaExportación de azúcar a granelPort de Santos - SPSucre en vrac - exportationBalance commerciale brésilienneExportation de sucre en vracEngenharia de Produção.O Porto de Santos é o principal Porto do país e um dos mais conhecidos da América Latina. Sua importância é de tal expressão que representa 67% do PIB do Brasil, segundo dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo, e movimenta todos os tipos de carga, desde as perigosas, classificadas pela Organização Marítima Internacional, até as a granel. Entretanto, em dias de chuva, o Porto de Santos apresenta dificuldades na movimentação do açúcar. Este produto é relevante, pois, no primeiro trimestre de 2016, foi o 2º produto de maior participação comercial nas exportações brasileiras, com 8,3% no total de movimentação do porto, segundo dados da CODESP. Dada a importância do Porto de Santos e do açúcar para o Brasil, o trabalho procura descrever as dificuldades na movimentação deste produto durante alterações climáticas desfavoráveis na região e apresenta possíveis soluções para sanar este obstáculo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-07-04T18:16:49Z2023-07-042023-07-04T18:16:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30545PAULO, Igor Kitoff; OLIVEIRA, Natália; SARAIVA, Adélia. Exportação do açúcar a granel pelo Porto de Santos, sua relação com a balança comercial brasileira e seus aspectos logísticos. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30545porPAULO, Igor Kitoff.OLIVEIRA, Natália.SARAIVA, Adélia.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-29T11:35:10Zoai:localhost:riufcg/30545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T11:35:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O Porto de Santos é o principal Porto do país e um dos mais conhecidos da América Latina. Sua importância é de tal expressão que representa 67% do PIB do Brasil, segundo dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo, e movimenta todos os tipos de carga, desde as perigosas, classificadas pela Organização Marítima Internacional, até as a granel. Entretanto, em dias de chuva, o Porto de Santos apresenta dificuldades na movimentação do açúcar. Este produto é relevante, pois, no primeiro trimestre de 2016, foi o 2º produto de maior participação comercial nas exportações brasileiras, com 8,3% no total de movimentação do porto, segundo dados da CODESP. Dada a importância do Porto de Santos e do açúcar para o Brasil, o trabalho procura descrever as dificuldades na movimentação deste produto durante alterações climáticas desfavoráveis na região e apresenta possíveis soluções para sanar este obstáculo. |
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