Identidade e alteridade em Heródoto: Gregos e Egípcios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Liliane Tereza Pessoa.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: VASQUES, Marcia Severina.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34829
Resumo: Considerando os avanços no tocante aos estudos acerca da etnicidade, alteridade e identidade no campo da História Antiga, que vem se destacando desde a década de 90, do século XX, o referido projeto, orientado pela Professora Doutora Marcia Severina Vasques e desenvolvido pela bolsista de iniciação científica Liliane Tereza Pessoa Cunha, se propõe a compreender as relações entre gregos e os “outros”, tomando como referência os três primeiros livros das Histórias de Heródoto. Para tanto, o projeto foi iniciando com base nas discussões teóricas acerca dos conceitos de identidade, alteridade e etnicidade estendendo-se durante todo um semestre. Durante o segundo momento da pesquisa, partimos para a análise das Histórias, começando pelo livro I, intitulado Clio, com o objetivo de compreender qual o sentido da história para Heródoto e, além disso, compreender para quem ele escreve, qual a sua intenção ao escrever e quais as fontes utilizadas por ele. Nos livros II e III – Euterpe e Tália – pretende-se observar como Heródoto, um grego, descreve os egípcios, usando como referencial o método de análise do discurso aplicado pelo historiador francês François Hartog, em sua obra O Espelho de Heródoto. Dessa forma, esse artigo tratará de resultados parciais frutos da pesquisa que vem sendo realizada ao longo do ano. Pretende-se ainda realizar uma pequena discussão conceitual a respeito da alteridade, etnicidade e identidade com base nos principais teóricos debatidos ao longo do ano e, após essa discussão, iniciar uma breve aplicação dessa perspectiva na obra de Heródoto.
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