Práticas educativas aplicadas pelo enfermeiro na atenção primária à saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Emanoel Alexandre Tavares de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9657
Resumo: A promoção à saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde como um processo que permite que as pessoas aumentem o controle e sua condição de saúde, ou seja, são ações que visam mudar hábitos de indivíduos que vivem em certa comunidade através da implementação de uma assistência não somente curativa, mas abrangendo a ação preventiva, considerando o ambiente e condições socioeconômicas de cada comunidade. Portanto estas ações são incluídas por políticas públicas no âmbito da Atenção Primária à Saúde posta em prática na Unidade Básica de Saúde da Família, através de ações educativas elaboradas pelo profissional de enfermagem que se supõe ser o mais ligado ás necessidades e anseios da comunidade. O objetivo desta pesquisa trata-se de investigar como se dão as práticas educativas em saúde pelo(a) enfermeiro(a) na Atenção Primária à Saúde. Pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritivo, que tem por instrumento um roteiro de perguntas semiestruturadas aplicado em forma de entrevista aos enfermeiros(as), que tem como objetivo principal gerenciar a Unidade Básica de Saúde da Família, realizadas nas unidade da zona urbana do município de Cajazeiras-PB, respeitando todos aspectos éticos priorizando o anonimato e a identidade dos sujeitos assegurados pela Resolução 196/96. A avaliação e a coleta dos roteiros foi feita no período de junho a setembro de 2012 através do método de análise temática. Na análise foram entrevistados oito enfermeiros, onde ficou constatada a importância das ações educativas na UBSF e como tais podem atuar no cotidiano da população. Ainda foi evidenciado o desinteresse por parte da população em inserir-se neste cenário, conforme citado pelos enfermeiros, pois tais práticas são basicamente elaboradas pelos profissionais visando atingir as necessidades esboçadas. A partir disso fica claro que ainda falta um vasto caminho a ser percorrido para que as políticas públicas e os direitos dos cidadãos possam ser exercidos de forma correta, caminho este que tende a mudar a maneira de agir dos indivíduos para com sua própria saúde, tendo o profissional, em especial o enfermeiro, a educação em saúde como instrumento desenvolvedor de consciência almejando o autocuidado.
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O objetivo desta pesquisa trata-se de investigar como se dão as práticas educativas em saúde pelo(a) enfermeiro(a) na Atenção Primária à Saúde. Pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritivo, que tem por instrumento um roteiro de perguntas semiestruturadas aplicado em forma de entrevista aos enfermeiros(as), que tem como objetivo principal gerenciar a Unidade Básica de Saúde da Família, realizadas nas unidade da zona urbana do município de Cajazeiras-PB, respeitando todos aspectos éticos priorizando o anonimato e a identidade dos sujeitos assegurados pela Resolução 196/96. A avaliação e a coleta dos roteiros foi feita no período de junho a setembro de 2012 através do método de análise temática. Na análise foram entrevistados oito enfermeiros, onde ficou constatada a importância das ações educativas na UBSF e como tais podem atuar no cotidiano da população. Ainda foi evidenciado o desinteresse por parte da população em inserir-se neste cenário, conforme citado pelos enfermeiros, pois tais práticas são basicamente elaboradas pelos profissionais visando atingir as necessidades esboçadas. A partir disso fica claro que ainda falta um vasto caminho a ser percorrido para que as políticas públicas e os direitos dos cidadãos possam ser exercidos de forma correta, caminho este que tende a mudar a maneira de agir dos indivíduos para com sua própria saúde, tendo o profissional, em especial o enfermeiro, a educação em saúde como instrumento desenvolvedor de consciência almejando o autocuidado.Promoting health is defined by the World Health Organization as a process that allows people to increase control and his health condition, or are actions that seek to change habits of individuals living in certain communities through the implementation of an assistance not only healing, but covering preventive action, considering the environment and socioeconomic conditions of each community. Therefore these actions are included by public policies within the Primary Health Care implemented in the Basic Family Health, through educational activities developed by the nurse is supposed to be more connected to the needs and desires of the community. The objective of this research is to investigate how to turn their health education by (a) nurse (a) in Primary Health Care Qualitative research is an exploratory and descriptive, which is a structured interview instrument used in semistructured how to interview for nurses (as), which has as main objective to manage the Primary Care Family Health, held in the unity of the urban area of Cajazeiras-PB, respecting all ethical prioritizing the anonymity and identity of the persons insured by Resolution 196/96. The assessment and collection of the scripts was made in the period from June to September of 2012 through the method of thematic analysis. In analyzing eight nurses were interviewed, where he found the educational activities are important in UBSF and as such can act in everyday population. Yet it was evident disinterest on the part of the population in insert themselves in this scenario, as cited by nurses, as such practices are basically designed for professionals seeking to reach the needs outlined. From this it is clear that there is still a huge way to go to public policy and citizens' rights may be exercised correctly, this path that tends to change the way individuals behave towards their own health, and professionals, especially nurses, health education as an instrument of consciousness developer targeting self-care.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMARTINS, Álissan Karine Lima.MARTINS, A. K. 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