Política de cotas: interfaces de uma questão complexa.
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36533 |
Resumo: | Nossa pesquisa busca a problematização das ações afirmativas, particularmente a política de cotas, que se constitui como um assunto polêmico e controverso, mas que vem ganhando ênfase há alguns anos, especialmente com a aprovação da Lei 10.639/ 03, que busca inserir, nos programas de ensino, o estudo e conhecimento da História da África e dos africanos (e sua respectiva contribuição para a história dos brasileiros), e a discussão sobre a inserção das cotas em Instituições de Ensino Superior. Desta forma, analisamos dados fornecidos pela Comissão Permanente dos Processos Vestibulares (COMPROV) da UFCG, a fim de estabelecer um quadro comparativo entre os percentuais de inscritos e classificados nos vestibulares de 2007 e 2008, para os Cursos de Licenciatura em Medicina e Pedagogia – campus I, respectivamente, os cursos mais e menos concorridos, tendo como referência a auto-declaração étnico-racial. |
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Política de cotas: interfaces de uma questão complexa.Quota policy: interfaces of a complex issue.Política de cotasQuestões étnico-raciaisAções afirmativas - cotasLei 10.639/03Ensino de História da ÁfricaComissão Permanente dos Processos Vestibulares - COMPROV UFCGAuto-ddclaração étnico-racial - cotasCurso de Medicina UFCG - política de cotasCurso de Licenciatura em Pedagogia UFCG - política de cotasQuota policyEthnic-racial issuesAffirmative actions - quotasLaw 10,639/03Teaching African HistoryPermanent Commission for Entrance Exam Processes - COMPROV UFCGEthnic-racial self-declaration - quotasUFCG Medicine Course - quota policyUFCG Pedagogy Degree Course - quota policyHistória.Educação.Nossa pesquisa busca a problematização das ações afirmativas, particularmente a política de cotas, que se constitui como um assunto polêmico e controverso, mas que vem ganhando ênfase há alguns anos, especialmente com a aprovação da Lei 10.639/ 03, que busca inserir, nos programas de ensino, o estudo e conhecimento da História da África e dos africanos (e sua respectiva contribuição para a história dos brasileiros), e a discussão sobre a inserção das cotas em Instituições de Ensino Superior. Desta forma, analisamos dados fornecidos pela Comissão Permanente dos Processos Vestibulares (COMPROV) da UFCG, a fim de estabelecer um quadro comparativo entre os percentuais de inscritos e classificados nos vestibulares de 2007 e 2008, para os Cursos de Licenciatura em Medicina e Pedagogia – campus I, respectivamente, os cursos mais e menos concorridos, tendo como referência a auto-declaração étnico-racial.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-08T21:19:35Z2024-07-082024-07-08T21:19:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36533CAPORICCI, Marcos Roberto; ALBUQUERQUE, Thaisy Lanny de; SOUZA, Fabiano Badú de; MACHADO, Antônio Berto. Política de cotas: interfaces de uma questão complexa. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36533porCAPORICCI, Marcos Roberto.ALBUQUERQUE, Thaisy Lanny de.SOUZA, Fabiano Badú de.MACHADO, Antônio Berto.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-08T21:20:04Zoai:localhost:riufcg/36533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-08T21:20:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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