Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Maria José Lourenço.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186
Resumo: Este estudo desenvolvido na E. E. E. I. E. F. Cônego Manoel Jácome, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tem como escopo mostrar a relevância da leitura no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, dando enfase a sua influencia na aprendizagem dos alunos. Partiu-se do pressuposto de que os conceitos de leitura, geralmente difundidos na escola, restringem o papel desta atividade na vida dos alunos, fazendo com que surjam muitos obstáculos para o pleno desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Com o objetivo de fornecer um conceito amplo de leitura e de modificar as praticas de leitura desmotivadoras, dentro e fora da escola. O presente estudo pretende indicar quais as metodologias, atividades e materiais que proporcionam uma péssima visão sobre leitura e que acabam prejudicando a vida dos indivíduos. Para isso, utilizou-se da pesquisa de campo e da analise quantitativa e qualitativa de dados, assim como também da revisão bibliográfica de autores como Foucambert, Martins, Zilberman e muitos outros. Primeiro, realizou-se um apanhado sobre diversos aspectos da atividade de leitura, a fim de apresentar a leitura como fundamento do conhecimento, e em seguida, foram averiguados os dados colhidos através de questionários e observações, e feita uma analise dos seus resultados. Ao final, é possível entender que uma visão mais ampla sobre a atividade de leitura pode ajudar os indivíduos a desenvolver suas potencialidades intelectuais e que, portanto, esta atividade, merece uma atenção especial por parte de educadores e alunos, que precisam compreender que apesar de complexa, esta atividade e indispensável para quem anseia uma educação de qualidade.
id UFCG_ce3ece8b812a42d1e05c834dbd870067
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13186
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.Reading: a complex learning activity.Leitura - metodologia de ensinoPrática de leituraAprendizagem de leituraReading - teaching methodologyReading practiceLearning to readEste estudo desenvolvido na E. E. E. I. E. F. Cônego Manoel Jácome, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tem como escopo mostrar a relevância da leitura no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, dando enfase a sua influencia na aprendizagem dos alunos. Partiu-se do pressuposto de que os conceitos de leitura, geralmente difundidos na escola, restringem o papel desta atividade na vida dos alunos, fazendo com que surjam muitos obstáculos para o pleno desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Com o objetivo de fornecer um conceito amplo de leitura e de modificar as praticas de leitura desmotivadoras, dentro e fora da escola. O presente estudo pretende indicar quais as metodologias, atividades e materiais que proporcionam uma péssima visão sobre leitura e que acabam prejudicando a vida dos indivíduos. Para isso, utilizou-se da pesquisa de campo e da analise quantitativa e qualitativa de dados, assim como também da revisão bibliográfica de autores como Foucambert, Martins, Zilberman e muitos outros. Primeiro, realizou-se um apanhado sobre diversos aspectos da atividade de leitura, a fim de apresentar a leitura como fundamento do conhecimento, e em seguida, foram averiguados os dados colhidos através de questionários e observações, e feita uma analise dos seus resultados. Ao final, é possível entender que uma visão mais ampla sobre a atividade de leitura pode ajudar os indivíduos a desenvolver suas potencialidades intelectuais e que, portanto, esta atividade, merece uma atenção especial por parte de educadores e alunos, que precisam compreender que apesar de complexa, esta atividade e indispensável para quem anseia uma educação de qualidade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581GOMES, Maria José Lourenço.2008-04-052020-07-08T09:57:43Z2020-07-082020-07-08T09:57:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186GOMES, Maria José Lourenço. Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. 2008. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T17:45:58Zoai:localhost:riufcg/13186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T17:45:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.
Reading: a complex learning activity.
title Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.
spellingShingle Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.
GOMES, Maria José Lourenço.
Leitura - metodologia de ensino
Prática de leitura
Aprendizagem de leitura
Reading - teaching methodology
Reading practice
Learning to read
title_short Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.
title_full Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.
title_fullStr Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.
title_full_unstemmed Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.
title_sort Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem.
author GOMES, Maria José Lourenço.
author_facet GOMES, Maria José Lourenço.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Maria José Lourenço.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - metodologia de ensino
Prática de leitura
Aprendizagem de leitura
Reading - teaching methodology
Reading practice
Learning to read
topic Leitura - metodologia de ensino
Prática de leitura
Aprendizagem de leitura
Reading - teaching methodology
Reading practice
Learning to read
description Este estudo desenvolvido na E. E. E. I. E. F. Cônego Manoel Jácome, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tem como escopo mostrar a relevância da leitura no desenvolvimento intelectual dos indivíduos, dando enfase a sua influencia na aprendizagem dos alunos. Partiu-se do pressuposto de que os conceitos de leitura, geralmente difundidos na escola, restringem o papel desta atividade na vida dos alunos, fazendo com que surjam muitos obstáculos para o pleno desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Com o objetivo de fornecer um conceito amplo de leitura e de modificar as praticas de leitura desmotivadoras, dentro e fora da escola. O presente estudo pretende indicar quais as metodologias, atividades e materiais que proporcionam uma péssima visão sobre leitura e que acabam prejudicando a vida dos indivíduos. Para isso, utilizou-se da pesquisa de campo e da analise quantitativa e qualitativa de dados, assim como também da revisão bibliográfica de autores como Foucambert, Martins, Zilberman e muitos outros. Primeiro, realizou-se um apanhado sobre diversos aspectos da atividade de leitura, a fim de apresentar a leitura como fundamento do conhecimento, e em seguida, foram averiguados os dados colhidos através de questionários e observações, e feita uma analise dos seus resultados. Ao final, é possível entender que uma visão mais ampla sobre a atividade de leitura pode ajudar os indivíduos a desenvolver suas potencialidades intelectuais e que, portanto, esta atividade, merece uma atenção especial por parte de educadores e alunos, que precisam compreender que apesar de complexa, esta atividade e indispensável para quem anseia uma educação de qualidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-05
2020-07-08T09:57:43Z
2020-07-08
2020-07-08T09:57:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186
GOMES, Maria José Lourenço. Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. 2008. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13186
identifier_str_mv GOMES, Maria José Lourenço. Leitura: uma complexa atividade de aprendizagem. 2008. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445989453824