Avaliação da aplicabilidade de poliestireno expandido (EPS) em aterro sobre moles em obra de duplicação da BR 101, Goiana-PE.
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Data de Publicação: | 2012 |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6866 |
Resumo: | Com o surgimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, houve um aumento na quantidade de grandes obras de engenharia de infraestrutura (portos, barragens e rodovias). Com o crescimento da malha viária do Brasil, torna-se necessária a intensificação dos estudos sobre alternativas, condições de execução e controle dos projetos rodoviários, principalmente sobre aqueles que atravessam regiões de solos moles. Este trabalho tem por objetivo a avaliação da aplicabilidade de poliestireno expandido (EPS) em aterro sobre solos moles existente na Obra de Adequação da BR 101, Lote 06, localizado na cidade de Goiana - PE, utilizando o banco de dados da instrumentação geotécnica instalada, projeto executivo e resultados de ensaios de "Vane Tesf e compressão simples, visando-se desenvolver procedimentos mais eficazes na execução e controle de obras sobre solos moles que utilizam EPS e propor sugestões de melhorias para o projeto vigente. Os resultados indicam a importância da avaliação dos fatores de segurança adotados em projeto bem como o estudo das propriedades mecânicas do EPS no controle e execução das camadas que com poem o aterro. A conjugação do projeto com as propriedades mecânicas adequadas e fatores de segurança rigorosos, juntamente com um minucioso controle de execução no campo, conduz a garantia da adequação estrutural e funcional da obra. |
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BEZERRA, Raimundo Leidimar.BEZERRA, R. L.http://lattes.cnpq.br/1046305389288490RODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G. http://lattes.cnpq.br/7834302744515283VASCONCELLOS, Carlos Alexandre Bastos de.CAVALCANTE, Erinaldo Hilário.SOUZA, F. Q.http://lattes.cnpq.br/3542328372842724SOUZA, Fabiano Queiroz de.Com o surgimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, houve um aumento na quantidade de grandes obras de engenharia de infraestrutura (portos, barragens e rodovias). Com o crescimento da malha viária do Brasil, torna-se necessária a intensificação dos estudos sobre alternativas, condições de execução e controle dos projetos rodoviários, principalmente sobre aqueles que atravessam regiões de solos moles. Este trabalho tem por objetivo a avaliação da aplicabilidade de poliestireno expandido (EPS) em aterro sobre solos moles existente na Obra de Adequação da BR 101, Lote 06, localizado na cidade de Goiana - PE, utilizando o banco de dados da instrumentação geotécnica instalada, projeto executivo e resultados de ensaios de "Vane Tesf e compressão simples, visando-se desenvolver procedimentos mais eficazes na execução e controle de obras sobre solos moles que utilizam EPS e propor sugestões de melhorias para o projeto vigente. Os resultados indicam a importância da avaliação dos fatores de segurança adotados em projeto bem como o estudo das propriedades mecânicas do EPS no controle e execução das camadas que com poem o aterro. A conjugação do projeto com as propriedades mecânicas adequadas e fatores de segurança rigorosos, juntamente com um minucioso controle de execução no campo, conduz a garantia da adequação estrutural e funcional da obra.With the advent of the Growth Acceleration Program (PAC) of the Federal Government, there was an increase in the amount of great works of engineering infrastructure (ports, highways and dams). With the growth of the mesh road in Brazil, it becomes necessary to intensify studies on alternatives, conditions of implementation and control of road projects, especially those that cross over areas of soft soils. This study aims to evaluate the applicability of expanded polystyrene (EPS) in existing embankment on soft soils in the Work Adjustment BR 101, Lot 06, located in the city of Goiana - PE, using the database of geotechnica! instrumentation installed, executive design and results from trials of "Vane Test" and simple compression, aiming to develop more effective procedures on executions and to control works on soft soils using EPS and propose suggestions for improvements to the existing project. The results indicate the importance of evaluating the safety factors adopted in the project as well as to study the mechanical properties of E P S in control and execution of the layers that make up the landfill. The combined project with the mechanical properties and stringent safety factors, along with a detailed execution control field leads to ensure the structural and functional adequacy of the work.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-09-10T11:32:56Z No. of bitstreams: 1 FABIANO QUEIROZ DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGECA 2012.pdf: 23210883 bytes, checksum: d91564c426a6065d99c68192f8d01865 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-10T11:32:56Z (GMT). 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(Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2012. 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