Avaliação da impedância impulsiva em um sistema de aterramento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Marconni Freitas Barroso Ribeiro.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9432
Resumo: Neste trabalho foi realizado um estudo experimental para a análise do comportamento da impedância impulsiva em um sistema de aterramento. Com o objetivo de avaliar a impedância impulsiva, foram aplicados no solo impulsos de corrente elétrica (representativos de descargas atmosféricas) com diferentes tempos de frente e amplitudes. Para tanto, utilizou-se um gerador de impulsos de alta corrente elétrica. O gerador de impulsos foi carregado com diferentes níveis de tensão de 15 kV a 35 kV. A configuração do gerador de impulsos escolhida inicialmente proporcionou a injeção de impulsos de corrente 8/20 μs em diferentes amplitudes. Também, com o objetivo de analisar o comportamento da impedância impulsiva em diferentes tempos de frente de onda, a tensão de carregamento dos capacitores foi mantida fixa em 20 kV e os parâmetros do circuito gerador de impulso (RLC) foram alterados. A aplicação de impulsos de corrente no solo foi viabilizada utilizando-se de uma haste de aço revestida por cobre enterrada no solo. A aquisição de dados foi realizada com um osciloscópio digital de quatro canais. A tensão aplicada foi medida usando uma ponta de prova de alta tensão e a corrente foi obtida por um resistor shunt. Os resultados mostraram que quando a variável de análise foi a tensão de carregamento do gerador de impulsos, a impedância impulsiva tornou-se cada vez menor quando se elevava a tensão aplicada ao solo. Os resultados evidenciaram que quando a variável de análise foi o tempo de frente do sinal de corrente aplicado, a impedância impulsiva variou inversamente proporcional ao tempo de frente do sinal de corrente aplicado.
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