Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Eliany Maria de Medeiros.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21599
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a importância dos atributos do Design existentes em jogos e brinquedos pedagógicos utilizados para ensinar conteúdos da matemática no 3o ano do ensino fundamental, a fim de identificar as potencialidades que cada atributo pode gerar em relação aos conteúdos lecionados. O método utilizado nesta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, se caracterizando quanto à natureza como aplicada, quanto aos objetivos em exploratória e quanto aos procedimentos em um estudo de casos múltiplos. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental de seis escolas localizadas na cidade de Santa Luzia - Paraíba, dentre elas municipais, estaduais e privadas, que utilizam jogos e brinquedos como prática pedagógica para o ensino da disciplina de matemática no 3o ano. Os resultados mostram a relevância que o design de jogos e brinquedos pedagógicos apresentam para o ensino, de modo que os atributos que compõem os produtos conseguem atender de maneira mais ou menos satisfatória à sua função, que é de passar algum tipo de conhecimento para a criança. Deste modo, pôde-se concluir, nesta pesquisa, o nível de satisfação que os atributos apresentam em relação aos conteúdos da matemática para o qual são utilizados. Considera-se assim, por meio do contexto deste trabalho, o design como uma ferramenta que pode auxiliar e potencializar o ensino de conteúdos da matemática a partir da comunicação visual desenvolvida em cada produto.
id UFCG_d075142d9a831112074be63afe482858
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21599
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.Jogos e brinquedos pedagógicosDesignEnsinoMatemáticaEducational games and toysTeachingMathematicsBrinquedos educativosEducação Matemática - brinquedosDesign.O objetivo deste trabalho é investigar a importância dos atributos do Design existentes em jogos e brinquedos pedagógicos utilizados para ensinar conteúdos da matemática no 3o ano do ensino fundamental, a fim de identificar as potencialidades que cada atributo pode gerar em relação aos conteúdos lecionados. O método utilizado nesta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, se caracterizando quanto à natureza como aplicada, quanto aos objetivos em exploratória e quanto aos procedimentos em um estudo de casos múltiplos. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental de seis escolas localizadas na cidade de Santa Luzia - Paraíba, dentre elas municipais, estaduais e privadas, que utilizam jogos e brinquedos como prática pedagógica para o ensino da disciplina de matemática no 3o ano. Os resultados mostram a relevância que o design de jogos e brinquedos pedagógicos apresentam para o ensino, de modo que os atributos que compõem os produtos conseguem atender de maneira mais ou menos satisfatória à sua função, que é de passar algum tipo de conhecimento para a criança. Deste modo, pôde-se concluir, nesta pesquisa, o nível de satisfação que os atributos apresentam em relação aos conteúdos da matemática para o qual são utilizados. Considera-se assim, por meio do contexto deste trabalho, o design como uma ferramenta que pode auxiliar e potencializar o ensino de conteúdos da matemática a partir da comunicação visual desenvolvida em cada produto.The aim of this study is to investigate the importance of certain Design attributes in educational games and toys used to teach mathematical content in the 3rd year of elementary school, in order to identify the potential of each attribute in relation to the content being taught. The method used in this research can be characterized as qualitative in its approach, applied in its nature, exploratory in scope and as a multiple case study in its design. The research was carried out in the elementary department of six municipal, state and private schools located in the city of Santa Luzia, Paraíba, Brazil, where games and toys are used as a pedagogical practice to teach the discipline of mathematics to 3rd year students. The results showed the importance of the Design of educational games and toys for teaching, with the attributes of these products enabling them to fulfil their function of passing on some type of knowledge to the child more or less satisfactorily. As such, this research enables conclusions to be reached as to the level of satisfaction delivered by the attributes present in relation to the mathematical content for which they are used. Thus, in the context of this study, Design is considered to be a tool that can assist and enhance the teaching of mathematical content through the visual communication offered by each product.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGMEDEIROS, Wellington Gomes de.http://lattes.cnpq.br/6396433371553145WANDERLEY, Ingrid Moura.http://lattes.cnpq.br/6157340213400778COUTO, Rita Maria de Souza.http://lattes.cnpq.br/5874218092323774SILVA, Eliany Maria de Medeiros.2021-09-022021-10-22T18:36:15Z2021-10-222021-10-22T18:36:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21599SILVA, Eliany Maria de Medeiros. Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental. 136 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-10-23T18:11:09Zoai:localhost:riufcg/21599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-10-23T18:11:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.
title Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.
spellingShingle Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.
SILVA, Eliany Maria de Medeiros.
Jogos e brinquedos pedagógicos
Design
Ensino
Matemática
Educational games and toys
Teaching
Mathematics
Brinquedos educativos
Educação Matemática - brinquedos
Design.
title_short Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.
title_full Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.
title_fullStr Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.
title_sort Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.
author SILVA, Eliany Maria de Medeiros.
author_facet SILVA, Eliany Maria de Medeiros.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MEDEIROS, Wellington Gomes de.
http://lattes.cnpq.br/6396433371553145
WANDERLEY, Ingrid Moura.
http://lattes.cnpq.br/6157340213400778
COUTO, Rita Maria de Souza.
http://lattes.cnpq.br/5874218092323774
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Eliany Maria de Medeiros.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos pedagógicos
Design
Ensino
Matemática
Educational games and toys
Teaching
Mathematics
Brinquedos educativos
Educação Matemática - brinquedos
Design.
topic Jogos e brinquedos pedagógicos
Design
Ensino
Matemática
Educational games and toys
Teaching
Mathematics
Brinquedos educativos
Educação Matemática - brinquedos
Design.
description O objetivo deste trabalho é investigar a importância dos atributos do Design existentes em jogos e brinquedos pedagógicos utilizados para ensinar conteúdos da matemática no 3o ano do ensino fundamental, a fim de identificar as potencialidades que cada atributo pode gerar em relação aos conteúdos lecionados. O método utilizado nesta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, se caracterizando quanto à natureza como aplicada, quanto aos objetivos em exploratória e quanto aos procedimentos em um estudo de casos múltiplos. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental de seis escolas localizadas na cidade de Santa Luzia - Paraíba, dentre elas municipais, estaduais e privadas, que utilizam jogos e brinquedos como prática pedagógica para o ensino da disciplina de matemática no 3o ano. Os resultados mostram a relevância que o design de jogos e brinquedos pedagógicos apresentam para o ensino, de modo que os atributos que compõem os produtos conseguem atender de maneira mais ou menos satisfatória à sua função, que é de passar algum tipo de conhecimento para a criança. Deste modo, pôde-se concluir, nesta pesquisa, o nível de satisfação que os atributos apresentam em relação aos conteúdos da matemática para o qual são utilizados. Considera-se assim, por meio do contexto deste trabalho, o design como uma ferramenta que pode auxiliar e potencializar o ensino de conteúdos da matemática a partir da comunicação visual desenvolvida em cada produto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02
2021-10-22T18:36:15Z
2021-10-22
2021-10-22T18:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21599
SILVA, Eliany Maria de Medeiros. Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental. 136 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21599
identifier_str_mv SILVA, Eliany Maria de Medeiros. Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental. 136 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744512416743424